Página inicial > Notícias > Workshop: Educação Aberta

Workshop: Educação Aberta

IFSULDEMINAS promove a primeira edição do Workshop de Educação Aberta

post workshop educacao abertaCriar oportunidades de discussão e conscientizar a comunidade sobre o movimento da educação aberta e o seu impacto no ensino e aprendizagem é o objetivo da primeira edição do Workshop de Educação Aberta. O evento acontecerá no dia 23 de maio, no auditório do Campus Muzambinho. Idealizado pela Pró-Reitoria de Ensino, por meio da Diretoria de Educação a Distância e do Laboratório de Tecnologias de Software e Computação Aplicada à Educação (LabSoft) do Campus Muzambinho, é voltado para professores e demais profissionais que atuam na educação presencial e virtual do Instituto e de outras instituições.

Entre os assuntos abordados, estão os aspectos teóricos e práticos e as experiências envolvendo os Cursos Abertos Online e Massivos (do inglês Massive Open Online Courses ou MOOCs) e os Recursos Educacionais Abertos (REAs). Na ocasião, o diretor de Educação a Distância do IFSULDEMINAS, professor Giovane José da Silva, fará também o lançamento de uma chamada (Edital) para professores do IFSULDEMINAS que se interessarem pela oferta dos cursos MOOCs.

De acordo com Giovane, “a diretoria de EaD, por meio de parcerias, busca fomentar as práticas de educação aberta e de produção de objetos educacionais abertos no âmbito do IFSULDEMINAS. Trata-se de uma nova "onda" no campo da educação. Neste movimento, em âmbito internacional, já participam instituições como a Universidade Estadual de São Paulo e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Nosso propósito é inserir o IFSULDEMINAS entre os grandes produtores de cursos livres Massive Open Online Courses (MOOCs) e Recursos Educacionais Abertos (REAs).” Ele esclarece que o IFSULDEMINAS já conta com quatro cursos MOOCs produzidos e mais de 4.000 usuários cadastrados nos cursos.

Inscrições

Os interessados poderão se inscrever até o dia 19 de maio pelo endereço eletrônico: http://labsoft.muz.ifsuldeminas.edu.br/projetos/wea/. O número de vagas é limitado.

8h30 Credenciamento e Café de Boas-Vindas
09h00 Abertura

Mesa Redonda sobre MOOCs:
- Paula Furtado e Ana Rute (Mupi – Startup Educacional em Campinas)
- Gláucia Lorenzetti (Gerente de Projetos de MOOCs da Unicamp)
- Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder (IFSULDEMINAS)
- Discussões

12h00 Almoço

Palestra sobre REAs:

Ellen Francine Barbosa - Professora e Pesquisadora no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, em São Carlos.

14h30 Lançamento da Chamada (Edital) para desenvolvimento de MOOCs
Giovane José da Silva – diretor de EaD do IFSULDEMINAS

Framework instrucional para apoio ao desenvolvimento de MOOCs:

Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder – IFSULDEMINAS

16h00 Encerramento

Conheça o LabSoft: http://labsoft.muz.ifsuldeminas.edu.br.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
26/04/2017