Página inicial > Últimas notícias > Cursos de Formação para Aquaviários

Cursos de Formação para Aquaviários

IFSULDEMINAS e Marinha do Brasil assinam cooperação técnica para oferta de novos cursos

convenio3

Na última quarta-feira (07/02), o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais assinou um acordo de cooperação técnica com a Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil. O documento concedeu aos Campi Machado, Muzambinho e Passos a permissão de ministrarem Cursos de Formação para Aquaviários (pescador profissional e marinheiro fluvial), com duração de 90 a 218 horas/aula. Todos os cursos são gratuitos e presenciais.

convenioO acordo firmado pelo reitor Cleber Ávila Barbosa e pelo vice-almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho, diretor de Portos e Costas, será coordenado internamente pela Pró-Reitoria de Extensão e terá vigência de cinco anos. O IFSULDEMINAS é o oitavo Instituto Federal acreditado pela Marinha do Brasil para oferecer cursos do Ensino Profissional Marítimo e assim contribuir para atender à crescente necessidade de formar novos aquaviários, motivada pela elevada demanda do mercado. De acordo com a Diretoria de Portos e Costas, de 15 a 20 mil aquaviários são capacitados por ano no Brasil. A intenção é que o IFSULDEMINAS capacite, nos próximos cinco anos, 275 profissionais.

conveio2Segundo o reitor, com esta cooperação técnica, o IFSULDEMINAS abraça mais uma frente de trabalho, com foco no atendimento social. “Enxergamos o potencial deste trabalho sinérgico com a Marinha justamente por estarmos numa região banhada pelo Lago de Furnas, onde há uma gama de pescadores e profissionais para os quais podemos ampliar o rol de atuação, capacitá-los, trazendo melhorias para este arranjo produtivo”, descreveu Cleber.

O vice-almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho, diretor de Portos e Costas, destacou o comprometimento do IFSULDEMINAS para ampliar a oferta para a sociedade do Sul de Minas Gerais de capacitações de alto nível, essenciais para elevar o nível de segurança nas operações embarcadas. “A gente reconhece a qualidade do ensino do IFSULDEMINAS para realizar essas capacitações em nome da Marinha do Brasil. Unir esforços com o Instituto beneficiará centenas de cidades dessa região, com a oferta de nove cursos para pescadores e dois para marinheiros fluviários ao longo dos próximos cinco anos. As capacitações levarão aos cidadãos a possibilidade de profissionalização em atividades cada vez mais importantes para o nosso país e permitirá aos formados dar sustento e dignidade às suas famílias, tornando-os aquaviários profissionais”.

convenio4O acordo prevê que o IFSULDEMINAS seja o responsável por selecionar os candidatos, ministrar os cursos utilizando infraestrutura adequada e capacitar o público-alvo. Cabe à Diretoria de Portos e Costas disponibilizar os currículos e o material didático dos cursos; promover a qualificação dos servidores do Campus Machado, Campus Passos e Campus Muzambinho do IFSULDEMINAS, no que tange ao Ensino Profissional Marítimo; e conceder aos concluintes o certificação/habilitação para o exercício profissional, em todo o território nacional. O público-alvo da ação são as colônias de pescadores, sindicatos e associações no entorno do Lago de Furnas.

O primeiro Curso de Formação de Aquaviários, fruto da cooperação técnica, será oferecido pelo Campus Muzambinho, ainda em 2024 (ainda não há previsão de lançamento do edital com as regras de ingresso). Serão disponibilizadas 25 vagas, voltadas para pescadores profissionais Nível 1.

Texto: Renata Silveira
Data: 09/02/2024