Página inicial > Últimas notícias > Maratona de Programação

Maratona de Programação

Estudantes do IFSULDEMINAS conquistam vaga na etapa nacional da XXI Maratona de Programação

No último sábado, 10 de setembro, estudantes do Curso de Ciência da Computação do Campus Muzambinho e do Curso de Engenharia de Computação do Campus Poços de Caldas participaram da primeira etapa da XXI Maratona de Programação que aconteceu no Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS), em Varginha. A competição é organizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Durante a manhã, os participantes fizeram um aquecimento e no período da tarde começaram as atividades da maratona que seguiram até às 19h.

Com a quinta colocação, a equipe "Flecha no Joelho" conquistou vaga para participar da final brasileira da competição que acontecerá em novembro. A equipe classificada é composta pelos estudantes do curso de Ciência da Computação Abner Samuel P. Palmeira (6º período), Aline Regina de Oliveira (6º período) e Samuel Eduardo da Silva (4º período). A equipe também ficou entre as 50 melhores do Brasil e conquistou a melhor posição entre os institutos federais de todo o país.

Ao todo, competiram 32 times com três integrantes cada e provenientes de seis diferentes instituições. A disputa contou com a participação simultânea de 785 times em 49 sedes espalhadas pelo Brasil. O desafio dos estudantes envolveu o desenvolvimento de algoritmos que solucionassem 12 problemas propostos. Além de conquistar as vagas na final, as três melhores equipes colocadas receberam medalhas de ouro. Também foram premiadas três equipes com medalhas de prata e quatro receberam bronze.

A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) conquistou o primeiro lugar da maratona com a equipe "Epic Sax Guys". Já o Instituto Nacional de Tecnologia (Inatel) garantiu a segunda colocação com a equipe "stormtrop3rs". De acordo com as regras da competição, as duas equipes ficaram entre as 15 melhores do Brasil. Por esse motivo, as vagas da etapa regional passaram às melhores classificadas entre as demais participantes. Dessa forma, o IFSULDEMINAS conquistou vaga na final e participa, pela segunda vez, da etapa nacional que ocorrerá nos dias 11 e 12 de novembro, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. Já a segunda vaga ficou com a equipe UAIFAI, do Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação (FAI) de Santa Rita do Sapucaí.

A competição é destinada a alunos de cursos de graduação e de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, entre outros). A maratona promove nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca por novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

Sobre a escolha das equipes

As equipes dos campi de Muzambinho e Poços que representaram o IFSULDEMINAS na maratona foram selecionadas por meio da VI Olimpíada Interna de Programação (OLIP), realizada em julho de 2016 (acesse para saber mais).

As melhores equipes da Final Brasileira participarão da final mundial do Concurso de Programação da ACM (ICPC), prevista para acontecer entre os dias 20 e 25 de maio de 2017, na cidade de Rapid City, em Dakota do Sul, nos Estados Unidos.

Classificação final das equipes dos Campus Muzambinho e Poços:

Posição

Flecha no Joelho

(Medalha de Prata)

(Equipe classificada para a Final Brasileira)

5º lugar

Abner Samuel P. Palmeira (6º período),

Aline Regina de Oliveira (6º período) e

Samuel Eduardo da Silva (4º período)

Na batida do cavaco

(Medalha de Bronze)

8º luga