Página inicial > Últimas notícias > Visita Datacenter 2023

Visita Datacenter 2023

Alunos do campus Inconfidentes visitam a Diretoria da Tecnologia da Informação do IFSULDEMINAS

foto2No último sábado, 17/06, alunos do 5º período do curso de Tecnologia em Rede de Computadores do campus Inconfidentes do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), estiveram na Reitoria do Instituto para uma visita técnica à Infraestrutura de redes da Diretoria da Tecnologia da Informação (DTI), onde puderam conhecer o Data Center, que é o centro de processamento de dados institucionais.

Os estudantes, acompanhados do professor Silvino Santos Pimenta, foram recepcionados pelo coordenador de infraestrutura de tecnologia da informação da DTI, Márcio Feliciano do Prado, e puderam conhecer e entender toda a estrutura de TI do IFSULDEMINAS e sua importância dentro da instituição.

De acordo com o professor Silvino, os alunos ficaram muito satisfeitos com a visita: "Eles gostaram muito da apresentação e os esclarecimentos sobre os diversos assuntos sobre o datacenter e a infraestrutura e ficaram impressionados com a organização e a gerência do ambiente, com a capacidade de escalabilidade e disponibilidade do datacenter. Durante a volta para Inconfidentes vieram discutindo vários assuntos sobre a visita."

Data Center

O Data Center é o centro de processamento de dados institucionais e nele ficam hospedados muitos dos sistemas (AVAs, SUAP, Auxílio Estudantil e sites) que atendem os alunos, servidores do IFSULDEMINAS e comunidade em geral. Para suportar os sistemas/sites, o Centro possui servidores de processamento e armazenamento de última geração. A sala do Data Center ainda possui dispositivos contra fogo e detecção de inundação. Além disso, a umidade e temperatura são controladas, visando prolongar a vida útil dos equipamentos. Também conta com um gerador de energia elétrica, que em caso de falta de fornecimento de energia, por parte da concessionária, é abastecido pela energia desse gerador.

Texto: Dicom IFSULDEMINAS
Data: 21/06/2023