Página inicial > PROEX > Mobilidade Estudantil em Portugal

Mobilidade Estudantil em Portugal

Resultado Final do Programa de Mobilidade Estudantil em Portugal é divulgado pelo IFSULDMEINAS

Edital 162/2020resultado final

resultado do recurso -Publicado em: 26/11/2020

Foi divulgado pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio da Coordenadoria-Geral de Relações Internacionais (CGRI), resultado final do processo seletivo para intercâmbio estudantil em Portugal.

Atualizado em: 27/11/2020

__________________________________________________

Divulgado resultado preliminar do Programa de Mobilidade Estudantil em Portugal

Edital 162/2020: resultado preliminar

Foi divulgado nesta quarta-feira, 24/11, pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio da Coordenadoria-Geral de Relações Internacionais (CGRI), resultado preliminar do processo seletivo para intercâmbio estudantil em Portugal.

Atualizado em: 27/11/2020

__________________________________________________

Programa de Mobilidade Estudantil em Portugal abre 10 vagas

Estudantes de graduação de todos os campi podem se candidatar às vagas

- Edital 162/2020

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio da Coordenadoria-Geral de Relações Internacionais (CGRI), divulga processo seletivo com dez vagas para intercâmbio estudantil em Portugal. São oferecidas oportunidades no Instituto Politécnico de Bragança (5) e no Instituto Politécnico de Beja (5), no período de Fevereiro a Julho de 2021. Confira, aqui, o quadro de vagas/disciplinas/cursos.

O objetivo do processo é auxiliar discentes de cursos de graduação do IFSULDEMINAS a participarem da chamada para intercâmbio estudantil por um semestre letivo nos Institutos Politécnicos de Portugal, com repasse financeiro para custear parcialmente suas despesas de passagem aérea internacional, seguro-saúde internacional e auxílio financeiro.

Inscrição

As inscrições devem ser realizadas de 16 a 22/11/2020, via formulário eletrônico. O candidato poderá se inscrever apenas para um único Instituto Politécnico. Os documentos necessários no momento da inscrição são:

a) comprovante de matrícula oficial do 2º semestre de 2020 emitido pela secretaria escolar do campus do candidato ou via SUAP com autenticação eletrônica;

b) carta de recomendação de um professor efetivo do curso no qual o aluno se encontra matriculado no IFSULDEMINAS, expondo os motivos pelos quais recomenda a participação do aluno no processo seletivo, demonstrando o compromisso e as qualidades do referido estudante;

c) carta de compromisso e aceite de outro professor efetivo do curso de graduação do candidato, se comprometendo a ser tutor do referido aluno durante seu período de intercâmbio, a fim de acompanhar, via internet, o andamento deste, durante suas atividades;

d) carta de motivação expondo as razões pelas quais deseja participar do edital, se considera apto a realizar intercâmbio e motivo de escolha da universidade; (ANEXO VII)

e) plano de estudos e atividades (ANEXO II);

f) currículo Lattes comprovado com cópias de certificados e declarações informados no currículo;

g) histórico escolar oficial com coeficiente de rendimento acadêmico (CORA) emitido, no 1º semestre de 2020, pela secretaria escolar do campus ou via SUAP com autenticação eletrônica;

h) declaração de integralização do curso, constando a carga horária já cursada do estudante e também a carga horária total do curso conforme o Projeto Pedagógico de Curso vigente, constando o total da carga horária obrigatória;

i) cópias do CPF e RG;

j) comprovante de quitação eleitoral;

k) comprovante de quitação do serviço militar (apenas para o sexo masculino);

l) formulário de autopontuação (ANEXO IV);

m) e contrato de estudos (somente para os estudantes interessados em concorrer às vagas para o IPB).

Auxílios

Serão concedidos aos alunos classificados para cada Instituto os auxílios financeiros referentes ao pagamento:

- do seguro saúde internacional, totalizando R$ 2.000,00 (dois mil reais);

- da passagem aérea internacional, totalizando R$ 4.000,00 (quatro mil reais);

- de alojamento e alimentação, totalizando R$ 15.000,00 (quinze mil reais), sendo dividido em 3 parcelas.

É de inteira responsabilidade do candidato aprovado financiar seus gastos que excederem o valor do auxílio financeiro com passagens aéreas ida e volta e seguro de saúde internacional, alojamento, alimentação, além de gastos com passaporte, visto e demais despesas que venha a ter no país.

Seleção

A aprovação no presente edital não garante a aceitação do aluno por parte da universidade de destino. Após a seleção realizada no IFSULDEMINAS, toda a documentação dos candidatos será enviada para os institutos politécnicos, que analisarão a candidatura e farão sua seleção interna, seguindo os critérios da própria instituição. Após análise, darão parecer favorável ou não à candidatura do aluno.

cronograma 162

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS