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Público recorde

6ª Feira de Estágios e Empregos reúne de mais 2.600 participantes nos dois dias de evento 

Confira a Feira de Estágios e Empregos na EPTV!

Com recorde de público, a 6ª Feira de Estágios e Empregos reuniu, entre os dias 25 e 26 de setembro, mais de 2.600 participantes. Realizada pela Pró-Reitoria de Extensão, a Feira reuniu estudantes e comunidade com o objetivo de gerar ofertas de empregos, estágios e capacitações para alunos e ex-alunos do IFSULDEMINAS e de todas as instituições da região. Foram mais de 60 estandes de empresas, quatro palestras, 17 minicursos e ainda foi realizado o III Encontro das Empresas Juniores do IFSULDEMINAS. Para o coordenador do Departamento de Apoio aos Discentes, Egressos e Estágios, Alexandro Henrique da Silva, “a cada ano, o evento vem crescendo em qualidade e quantidade com várias efetivações de estágios e empregos, portanto, tem sido uma forte ferramenta de inserção de alunos e egressos ao mundo do trabalho”.

Palestras

IMG 6083No segundo dia, Renan Vilella Ferreira, coordenador de peças da Minas Verde e Laiz Cassemiro Ribeiro, coordenadora de RH da empresa, profeririam a palestra “O mercado de trabalho”. Para Renan, os jovens precisam compreender que o mercado está mais dinâmico e exige profissionais antenados, “o aluno que está se preparando para ingressar em uma grande empresa precisa compreender que terá que aderir às novas tecnologias, pois cada vez mais, dependemos delas para ter eficiência e lucratividade. Hoje, vivemos em uma sociedade integrada por diálogos rápidos e objetivos. Então, os profissionais precisam além de serem competentes, bons de serviço, entenderem de tecnologias, de relações humanas e serem muito dinâmicos e completos”.

Na palestra, eles deram algumas dicas sobre como conseguir colocação no mercado de trabalho. A coordenadora de RH da empresa Minas Verde, Laiz Ribeiro, falou sobre entrevista de emprego, como preparar um currículo, as mudanças entre as gerações e as exigências atuais. “Vejo que falta nos profissionais autoconhecimento, então minha dica é que eles busquem se conhecer e saibam o que estão buscando profissionalmente.” Além da palestra, a empresa Minas Verde também contou com um estande. Também já realizou contratações por meio do evento. “Na edição realizada em Passos, contratamos um aluno como estagiário e ele foi efetivado na empresa. Isso mostra o caráter do evento para empregar novos talentos”, explicou Renan.

Jaqueline Aparecida Marcon é aluna do curso de Engenharia Agronômica no Campus Muzambinho. Ela vai se formar no final deste ano e conta que a palestra vai ajudar na hora de tentar um emprego. “Achei a palestra importante, pois como vou sair para o mercado de trabalho muito nova, fico insegura, mas aprendi como preparar um currículo, os critérios usados e avaliados na hora da entrevista. Foi bom ver o lado da empresa também”, contou.

Para encerrar a Feira, o palestrante João Bonomo, especialista em Relações do Trabalho e Negociação pelo IEC/PUC Minas, ministrou a palestra “Competências Profissionais e Empreendedoras”.

Minicursos

Saiba como foi o primeiro dia do evento!

Foram ministrados, ao longo dos dois dias de evento, minicursos em diversas áreas do conhecimento. Mário Batista da Silva Filho, consultor do Circuito das Malhas do Sul de Minas, abordou "O turismo sobre a ótica da transversalidade”. Segundo comentou, “o próprio título do minicurso é uma provocação. Sabemos que o turismo não faz parte da grade curricular, mas ele é aplicável em todas as áreas. Por isso, nossa intenção foi trazer alunos de todos os cursos para que pudessem se apaixonar pelo tema turismo. É importante encantá-los e prepará-los com alguns conceitos de sustentabilidade, empreendedorismo pra que eles entendam que a realidade está batendo à porta e que eles vão viver no mercado”.

Gustavo Prado atua na área de desenvolvimento técnico da empresa Syngenta e falou sobre os desafios da nova agricultura. “Trouxe a ideia dos desafios da agricultura para os próximos anos, como a produção de alimentos de forma sustentável, sobre uma boa produtividade aliada à sustentabilidade para a cadeia. Eu me formei há seis meses e estava na mesma situação que os alunos estão hoje, buscando saber como é o mercado de trabalho, como me inserir nele. A Feira é importante por conta dessa ligação entre as empresas com os estudantes, pois o futuro das empresas são eles”. 

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Outro tema abordado foi o empreendedorismo criativo ou negócios de impacto social. Para Lúcia Helena da Silva,  professora do curso de Administração do Campus Machado, “o tema economia criativa é relativamente novo em termos de estudo, as primeiras iniciativas têm cerca de 30 anos e é uma alternativa para essa era da indústria do conhecimento que vivemos agora. São oito aspectos considerados na economia criativa: moda, design, cinema, indústria cultural, tecnologias. Falamos sobre isso e as possibilidades e alternativas de geração de trabalho e renda voltado para o desenvolvimento local”.

Luciana Martins, gestora da empresa Libélulas, ministrou a palestra "Drones da agricultura: oportunidade e desafios". Ela contou que o objetivo foi colocar os alunos em contato com a realidade que vão encontrar no mercado. “Hoje, com todo avanço da tecnologia, coletar dados com rapidez e eficiência ajuda o produtor a tomar decisões. Com drone, temos um meio eficiente de captar, em menos tempo informações e traduzir para o produtor para que ele tome decisões. O contato dos alunos é necessário para encarar essa realidade, aqueles que estão preparados e antenados no mercado terão mais chances de conseguir um emprego”.

Gabriel Vidigal, aluno do curso de Ciências da Computação do Campus Muzambinho, participou do minicurso "Como ser um Microempreendedor (MEI) na prática", ministrado por colaboradoras do Sebrae. “Gostei muito do curso, pois penso em abrir uma empresa e tinha muitas dúvidas sobre como empreender, como abrir uma microempresa, como funciona o pagamento por mês. Então, o minicurso me ajudou bastante”.

Encontro das Empresas Juniores

IMG 6161Outra atividade que ocorreu de forma simultânea à Feira foi o III Encontro das Empresas Juniores do IFSULDEMINAS. Participaram sete empresas dos campi de Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas e Campus Avançado Carmo de Minas. Os estudantes apresentaram os resultados das ações do último ano, os desafios enfrentados na gestão de cada empresa e sugestões de alterações para o Edital de empresas juniores.

Cléber Ávila Barbosa, pró-reitor de Extensão,  compareceu na abertura do encontro e comentou que, a Pró-Reitoria tem um edital anual que contempla projetos de empresas juniores, o último contou com um investimento de aproximadamente R$ 39 mil reais. "É uma oportunidade ímpar para o aluno participar de uma empresa júnior, pois é um diferencial na formação. Esses alunos terão mais segurança em dialogar com futuros empregadores e parceiros ou até mesmo abrir um negócio próprio”. 

Klicia Silva Mendonça é aluna de Administração do Campus Passos e atua na empresa júnior Adif há dois anos. Ela conta que o principal objetivo da empresa é a resolução estratégica de problemas e geração de valor para os clientes, por meio de consultoria empresarial.

Para ela a experiência tem contribuído para formação acadêmica, pessoal e profissional. “Tem sido sensacional estar na empresa, pois possibilita a união do conhecimento acadêmico que temos em sala de aula com a prática do mercado, temos uma atualização com a nossa formação e as necessidades que o mercado exige”.

 

 

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
27/09/2018

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