Página inicial > Notícias > Workshop Embrapii-Suíça

Workshop Embrapii-Suíça

Polo Embrapii - IFSULDEMINAS participa de Workshop EMBRAPII-Suíça de fomento à inovação

workshopA EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e o governo suíço se uniram para discutir medidas de incentivos às empresas brasileiras e suíças que desejam inovar no Brasil. O encontro aconteceu no dia 07 de junho, no Workshop EMBRAPII-Suíça de fomento à inovação, em São Paulo, na Câmara de Comércio Suíço-Brasileira (SWISSCAM). Na abertura, às 8 horas, estavam presentes o embaixador suíço no Brasil, Andrea Semadeni, o diretor de Operações da EMBRAPII, Carlos Eduardo Pereira, e o presidente da SWISSCAM, Philip Schneider. Representando o Polo EMBRAPII, esteve presente o diretor do Polo EMBRAPII IFSULDEMINAS - Agroindústria do Café, professor Leandro Carlos Paiva.

No evento, foi apresentado o modelo de atuação da EMBRAPII, que promove a interação entre setor produtivo e centros de pesquisas, além de garantir, às empresas interessadas em inovar, até 1/3 de recursos não-reembolsáveis do valor total dos projetos realizados em parceria com as Unidades EMBRAPII. “A parceria entre a EMBRAPII e a Innosuisse (agência de inovação da Suíça) está sendo construída. O workshop será uma oportunidade para que as empresas possam conhecer o mecanismo de inovação da EMBRAPII e também para debater futuras parcerias para o desenvolvimento de projetos de PD&I em conjunto”, destaca Carlos Eduardo.

As Unidades EMBRAPII são centros de pesquisas com experiência e infraestrutura para atender às demandas empresariais por inovação. No workshop, os participantes conheceram a experiência de empresas de origem suíça que se beneficiaram do mecanismo de inovação da EMBRAPII: Clariant e Endress Hauser. Três Unidades EMBRAPII que mantêm parcerias com empresas suíças, Senai/Cimatec, CEEI/UFCG e Instituto Federal do Sul de Minas, detalharam suas competências aos presentes e esclareceram dúvidas técnicas.

workshop1No evento, também foram expostos instrumentos de apoio de cooperação tecnológica no mercado brasileiro e conexões com a indústria, além de oportunidades para startups. A iniciativa foi uma realização da EMBRAPII, em Parceria com a Embaixada da Suíça, a SWISSCAM, a Innosuisse (agência de inovação) e a Swissnex.

A Suíça é considerada a nação mais inovadora do mundo, como ressaltou o Embaixador da Suíça no Brasil, Andrea Semadeni. Diferentemente do que acontece no Brasil, o setor privado na  Suíça é o principal incentivador de P&D. Em 2017, o governo suíço investiu 28 bilhões de dólares, enquanto empresas suíças destinaram 64 bilhões de dólares a pesquisas.

Carlos Eduardo Pereira, Diretor de Operações da EMPBRAPII, destacou que no Brasil apenas 1,3% do PIB é dedicado a projetos de inovação, mas que o país tem potencial, pois há muitos profissionais talentosos. A EMBRAPII busca justamente estabelecer parcerias entre as universidades e as empresas para estimular o investimento em novos projetos. Atualmente, há 42 unidades da EMBRAPII espalhadas pelo Brasil, 10 delas estão no Estado de São Paulo. As empresas por vezes encontram desafios internos, cuja solução pode vir de ideias de universidades e startups. Colocá-las em contato também é o papel da EMBRAPII.

Texto: Polo Embrapii IFSULDEMINAS - Agroindustria do Café

Publicado: 18/06/2019