Página inicial > Institucional Geral > Programa Pé-de-Meia

Programa Pé-de-Meia

367365606 capa poupanca ensino medio

O IFSULDEMINAS faz parte do Programa Pé-de-Meia do Governo Federal, que visa incentivar a permanência e a conclusão dos estudantes do Ensino Médio público. É um programa de incentivo financeiro-educacional que funciona como uma modalidade de poupança. Através do estímulo à continuidade dos estudos, procura democratizar o acesso à educação e mitigar a desigualdade social entre os jovens do ensino médio.

A inclusão dos estudantes do IFSULDEMINAS foi feita com base nos dados do SUAP. O MEC fará todos os cruzamentos de informações a partir dos dados recebidos mensalmente. A Caixa Econômica ficará responsável pela abertura das contas e pelos pagamentos, avisando estudantes e/ou responsáveis.

Quem é o público-alvo do Programa Pé-de-Meia?

🟢  estudantes de baixa renda continuadamente matriculados no ensino médio das redes públicas;

🟢  com 14 completos ou a completar até o dia 31 de março de cada ano, e menores de 25 anos na mesma data;

🟢  que integrem famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

🟢   que pertençam a famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família, com cadastro do estudante até 31/janeiro/2024.

Quais são os incentivos financeiro-educacionais do Programa Pé-de-Meia?

•  Incentivo Matrícula, no valor anual de R$200,00, pago uma vez no começo de cada ano;

•  Incentivo Frequência, no valor total anual de R$1.800,00, pago mensalmente em parcelas de R$200,00;

•  Incentivo Conclusão, no valor total anual de R$1.000,00, pago uma vez ao fim do ano com aprovação;

•  Incentivo Enem, no valor total de R$200,00, pago uma vez após realização do exame;

Considerando todas as parcelas de incentivo mensal, os depósitos anuais e o adicional pelo Enem, o programa Pé-de-Meia pode chegar a R$9.200 por aluno, representando um apoio financeiro significativo para os estudantes que concluírem o Ensino Médio.

Quando começam os pagamentos?

pédemeia cronograma

É importante ter sempre em mente:

💥  O estudante deve manter 80% de frequência das horas letivas mensalmente;

💥  Se houver frequência menor, o valor do Incentivo Frequência fica retido até que a frequência do mês seguinte, e a média da frequência do período, fique acima de 80%;

💥  O valor do Incentivo Conclusão não será depositado em caso de ano abandonado ou reprovado. Contudo, com a continuidade dos estudos, o Incentivo Conclusão poderá ser pago nos anos seguintes concluídos.

Onde conseguir mais informações?

❓ O estudante poderá consultar o calendário e a situação dos pagamentos, o FAQ do estudante, as regras do programa e as informações sobre conta e recebidos, por meio do aplicativo Jornada do Estudante (MEC).

❓ Informações sobre frequência escolar devem ser buscadas diretamente nas secretarias escolares.

❓ Não deixe de consultar a seção de Perguntas e Respostas Frequentes (FAQ) do programa

Ainda tenho dúvidas, com quem consigo conversar?

Para saber mais sobre o programa, consulte o site oficial do programa, clicando aqui.

Acesso ao site oficial