Página inicial > Institucional Geral > Nota de apoio aos Programas PIBID e Residência Pedagógica

Nota de apoio aos Programas PIBID e Residência Pedagógica

O IFSULDEMINAS, em solidariedade aos bolsistas Pibid e Residência Pedagógica (RP), demonstra consternação ao atraso no pagamento das bolsas. Estes programas têm como objetivo contribuir com a articulação entre a teoria e prática necessárias à formação docente, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciaturas.

Ao todo, são 60 mil bolsas oferecidas para estudantes de licenciatura no Brasil por meio de projetos inovadores que integram Institutos e Universidades, em escolas públicas de educação básica. No IFSULDEMINAS são384 bolsistas vinculados a estes programas.

Mensalmente, são pagas bolsas de R$ 400,00 aos PIBID/RP, as quais são destinadas aos estudantes e colaboram grandemente para diminuir a evasão escolar nos cursos de licenciatura. Estas bolsas são de fundamental importância, principalmente durante o período de pandemia. Este recurso contribui como uma forma de renda, ajudando os bolsistas e seus familiares na manutenção de sua subsistência. Além disso, ressalte-se o importante papel que os bolsistas desempenharam durante a pandemia, pois desenvolveram materiais educativos e de apoio que colaboraram com o ensino remoto nas escolas públicas de educação básica onde atuam.

O atraso no pagamento provoca desmotivação dos bolsistas vinculados aos programas, uma vez que não há expectativa de quando o pagamento será feito pelo serviço já prestado. Isso, além de gerar impacto nas atividades desenvolvidas nas escolas-parceiras, que podem ser interrompidas a curto prazo.

Os bolsistas dos programas só tiveram ciência da situação ao não receberem a bolsa do mês de setembro. Segundo nota da Capes, o atraso no pagamento das bolsas tem por justificativa a necessidade de aprovação do PLN 17/2021, pela Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, que busca a recomposição orçamentária.

Diante do exposto, pede-se maior responsabilidade e respeito com as políticas educacionais já implantadas, voltadas para a Formação Inicial e Continuada de Professores, bem como celeridade na votação do orçamento pelos parlamentares.

Tendo em vista esta situação, repudiamos que tenha chegado a este ponto e esperamos que ações sejam tomadas para que a situação seja normalizada o mais rápido possível.

Texto: Ascom/Reitoria do IFSULDEMINAS
Publicado em: 22/10/2021