Página inicial > Institucional Geral > Emendas Parlamentares

Emendas Parlamentares

IFSULDEMINAS ampliará investimentos graças a emendas parlamentares

Os campi Inconfidentes, Machado, Muzambinho e Passos, do IFSULDEMINAS, ampliarão seus investimentos na geração de energia limpa, em infraestrutura e no ensino graças a emendas parlamentares. Inconfidentes, por exemplo, teve 4 indicações, totalizando quase R$ 540 mil. Eles serão destinados a instalação de novas placas fotovoltaicas, na aquisição de equipamentos de informática e no curso de Licenciatura em Educação do Campo. Foram recursos indicados pelo Deputados Federais Odair Cunha (PT) - R$ 185.785,44; Bilac Pinto (DEM) - R$ 153.260,72; Padre João (PT) R$ 100 mil e Doutor Frederico (Patriota) – 100 mil.

Captura de tela inteira 24062020 155212Também em 2020 o IFSULDEMINAS campus Machado, por meio de emenda de Odair Cunha, recebeu R$ 247.713,92 que serão investidos na ampliação da estrutura fotovoltaica. As usinas existentes e a serem implantadas na escola devem gerar quase 50% da energia consumida, segundo expectativa.

Já para Muzambinho serão outras 5 usinas, no valor de R$ 61.928,48 cada, totalizando R$ 309.642,40 1 Campus 01(emenda Odair Cunha). Cada uma contém inversores de 15 kW de potência e um conjunto de 48 módulos fotovoltaicos (placas) por inversor. Segundo o Engenheiro Eletricista do IFSULDEMINAS, Pedro Henrique Mendonça dos Santos, as placas podem representar uma economia de mais de R$ 50.000,00 por ano, à escola.

Para o campus Passos houve duas indicações, no valor de R$ 153.000 cada. As emendas do Deputado AereaPlacasVoltaicasFederal Emidinho Madeira e do Senador Rodrigo Pacheco serão utilizadas em infraestrutura e projetos já iniciados.  Com os recursos, a biblioteca será climatizada, além de ser feita a aquisição de mobiliário para os alunos e incubadora de empresas. Também serão comprados equipamentos para os laboratórios de Química e Biologia, perfurado um poço artesiano, e comprada uma usina fotovoltaica.

Outros R$ 303.674,95 (emendas Odair Cunha) foram divididos pelos campi Passos, Poço Caldas, Três 45E5C494 B3E4 45C1 B3D8 210CD5DE1BB1Corações e Carmo de Minas. Passos utilizará o dinheiro em mobiliário de salas de aula. Em Poços serão usados na compra de materiais de escritório, equipamentos de informática entre outros. No campus avançado Três Corações, vão para a aquisição de câmeras de segurança para o complexo Atalaia, notebooks, equipamentos de laboratório e para o espaço Maker. Já o campus avançado Carmo de Minas investirá em áreas diversas que contemplam a biblioteca, sala de reuniões, cozinha e cantinas.

O campus Pouso Alegre recebeu R$ 71 mil destinados a equipamentos para a área de segurança do trabalho. Na reitoria, outros R$ 132 mil serão revertidos em notebooks e nobreaks. Ambos vêm de emendas de Cunha.C6D5583E BAFD 494E 82D2 9D7A78F99C2E

Para o reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, esse apoio dos parlamentares federais é essencial para o crescimento e melhorias da instituição. “Os valores indicados e liberados por meio das emendas não estão no orçamento dos campi, o que favorece investimentos extras. Todos ganham, mas, principalmente a sociedade, que recebe benefícios no ensino, pesquisa, extensão e na geração de energia limpa, dentro de um projeto (IFSOLAR) que é um dos maiores do país. Por meio do deputado Odair Cunha, estendo minha gratidão a todos os demais parlamentares pelo apoio ao IFSULDEMINAS e, em conseqüência, à comunidade sul mineira, por lembrarem de nosso trabalho e nos destinarem emendas”.

Texto: Ascom/Reitoria (com informações dos demais campi do IFSULDEMINAS)
24/06/2020