Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > PROEX > Intercâmbio
Início do conteúdo da página

Intercâmbio

Estudantes contemplados pelo edital de Mobilidade Estudantil recebem orientações sobre o intercâmbio

DSCN7796

Essa última terça-feira, 16 de maio, foi dia dos 20 alunos dos campi de Inconfidentes, Machado e Muzambinho contemplados pelo Edital do Programa de Mobilidade Estudantil 2017 se reunirem com a equipe da Assessoria Internacional, na Reitoria do IFSULDEMINAS, para os esclarecimentos sobre a viagem de intercâmbio. Eles embarcarão entre os meses de julho e agosto para universidades do México, Colômbia e Uruguai. A previsão de retorno para o Brasil é dezembro de 2017.

O objetivo do programa é auxiliar os estudantes dos cursos de graduação com o custeio das despesas de alojamento, alimentação e seguro-saúde internacional. Os valores são fornecidos em forma de auxílio para intercâmbio estudantil de quatro meses, com Instituições Internacionais de Ensino Superior que sejam conveniadas com o Instituto.

O edital contempla o valor total de R$ 400 mil, sendo R$ 12 mil por aluno para os quatro meses de programa.

Encontro

O reitor da instituição, professor Marcelo Bregagnoli, e os pró-reitores Cléber Ávila Barbosa (Extensão) e Carlos Alberto Machado Carvalho (Ensino) deram as boas-vindas aos estudantes. Bregagnoli afirmou que o programa de mobilidade estudantil é uma ação reconhecida e premiada dentro da Rede Federal. "Passamos por um momento de readequação em função do orçamento, mas, ainda assim, a Pró-reitoria de Extensão, por meio da Assessoria Internacional, conseguiu fazer a manutenção do programa, colocando mais qualidade na avaliação dos discentes que terão a oportunidade de representar o IFSULDEMINAS em diversas instituições de ensino mundo afora. É uma oportunidade ímpar para o aluno que assume com esta ação, um compromisso com seus pares de retornar com informações, experiências e contatos fundamentais para ajudar no avanço do desenvolvimento regional em nosso país.”

Para o Pró-reitor de Extensão, Cleber Ávila Barbosa, "foi com grande satisfação que recebemos todos os alunos selecionados em nosso edital de mobilidade estudantil 2017, na Reitoria, pois essa é uma ação diferenciada que oportuniza um desenvolvimento ímpar de nossos estudantes, que com certeza levarão e elevarão o nome de nossa Instituição e da Rede Federal. Foi um momento de parabenizar e principalmente orientar nossos alunos quanto aos próximos passos, quanto a efetivação da mobilidade e, é claro, de agradecer e cumprimentar a toda a equipe que atuou no processo de seleção. A sinergia resultante do esforço de todos é o que nos faz avançar e nos tornarmos referência na Rede Federal".

DSCN7849

A reunião foi conduzida pela assessora de Relações internacionais, professora Narayana de Deus Nogueira Bregagnoli, que falou aos alunos sobre o visto, passaporte, recursos para a compra do seguro de viagem, contas bancárias no exterior para o saque dos recursos da bolsa, comportamento perante a instituição que vai acolhê-los, comportamento em relação a nova cultura a qual estarão inseridos, curiosidades e avisos sobre os países e as instituições parceiras do IFSULDEMINAS. E, ainda, sobre as obrigações no retorno ao Instituto e o processo interno de equivalência das matérias cursadas no exterior. Além das orientações, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura da Reitoria.

De acordo com a assessora, o edital contou com a participação de candidatos com excelência acadêmico-científica, com participação em projetos de pesquisa, extensão, inovação, PIBID, estágios, monitorias entre outros. “A concorrência está cada vez mais acirrada e isso demonstra que os estudantes estão ainda mais preocupados em aprimorar seus conhecimentos, bem como seu currículo, que certamente abrirá portas no futuro profissional.”

Expectativas

A aluna Michele Cristina do Rosário estuda Educação Física no Campus Muzambinho e diz estar animada e feliz por ter sido contemplada no programa, “a minha expectativa é adquirir uma bagagem maior, pois terei oportunidade de cursar disciplinas que não temos no campus e isso vai me proporcionar mais conhecimento. Com relação também a viver em outro país, poderei aprender novas culturas e idioma. Não tenho nem como agradecer essa oportunidade, a emoção de tudo isso”. Ela explicou ainda que a partir das instruções recebidas no encontro, estabelecerá metas para se preparar para a viagem.

Diego dos Santos Silva também cursa Educação Física no Campus Muzambinho. Seu objetivo com o intercâmbio é estudar oceanologia. Ele conta que quer trabalhar na área de mergulho e com intercâmbio poderá adquirir conhecimentos na área, “a universidade que irei estudar, no México, conta com duas matérias específicas de mergulho, então pensando profissionalmente é o melhor lugar que posso estar. Além disso, tenho certeza que, pelo menos, um novo idioma vou aprender.” Diego explicou que já está se preparando para viagem, ele conta que assiste vídeos, programas de TV em espanhol para aprender a pronúncia correta das palavras.

Já Rayanne Moreira de Andrade Matos, estudante de Ciências Biológicas do Campus Machado, espera adquirir grandes experiências nas áreas de biogeografia, biodiversidade, botânica, ecologia florestal entre outros. Ela conta que pretende também fazer estágio no México. “O que faço no Campus Machado é voltado para área da Botânica, com intercâmbio, espero adquirir novos conhecimentos voltado para conservação de biomas, de espécies. Eu vi que lá é trabalhado várias áreas de ecologia, como florestal, reservas ecológicas e a universidade conta com bons laboratórios. A maior dificuldade acredito que será assistir as aulas na língua espanhola e a cultura do país”.

DSCN7862

Fazer intercâmbio sempre foi o desejo do aluno de Ciências Biológicas, do Campus Inconfidentes, Marcos Paulo Morais. “Sempre quis realizar intercâmbio. Conhecer outras culturas, outras realidades e junto a isso adquirir uma melhor formação profissional é muito bom.” 

A assessora internacional orienta os alunos a aproveitarem todas as oportunidades no intercâmbio, “sempre falo para os intercambistas participarem de grupos de estudo, pesquisa e extensão, se engajarem em atividades práticas, de laboratório, publicar trabalhos em congressos entre outros. Outra dica é desfrutar da imersão cultural que terão, com aprendizado do idioma local, aspectos culturais, fazer novos contatos, amizades e aproveitar cada momento dessa experiência, que trará maturidade e responsabilidades que servirão de base para vida futura.”

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
18/05/2017

   

 

Fim do conteúdo da página