Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Mestrado em Alimentos

ascom

 

Publicado o resultado final da 1ª etapa do Processo Seletivo

- Resultado final da 1ª etapa

Acompanhe a divulgação dos resultados referente ao cronograma do edital disponível na página do Mestrado.

Publicado em: 19/05/2017
Atualizado em: 23/05/2017

________________________________________________________________________________________________

 

IFSULDEMINAS disponibiliza a lista de inscrições homologadas para a prova do Mestrado em Alimentos

Acompanhe a lista de inscrições homologadas para a prova do Mestrado em Alimentos e as demais etapas referente ao cronograma do edital disponível na página do Mestrado. Os candidatos devem imprimir o Comprovante Definitivo de Inscrição na página do Vestibular: https://inscricaovestibular.ifsuldeminas.edu.br/

 

Atualizado em 25/04/2017

_____________________________________________________________________________________________________________

IFSULDEMINAS oferta Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos

Interessados deverão realizar inscrições até o dia 06 de abril

Edital Nº 27/2017

O Instituto Federal Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) divulga o edital para as vagas do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ingresso no segundo semestre de 2017. O curso tem como sede o Campus Machado e é voltado aos candidatos, direta ou indiretamente, ligados à área de alimentos. A proposta do curso é formar profissionais, em nível de mestrado, aptos a solucionarem problemas relativos ao sistema produtivo e com visão empreendedora na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, visando à inserção e à valoração no mundo do trabalho.

Inscrições

As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 20 de março e 06 de abril no site: https://inscricaovestibular.ifsuldeminas.edu.br/inscricao. O candidato deverá imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), referente à taxa no valor de R$ 80,00 (oitenta reais) e pagá-la em qualquer agência bancária do Banco do Brasil, até a data impressa na guia. O resultado da homologação das inscrições será divulgado no site www.mch.ifsuldeminas.edu.br/mestradoalimentos, até 25 de abril. Após a homologação o candidato deverá imprimir o Comprovante Definitivo de Inscrição – CDI (no sistema de inscrição acessar a opção “acompanhe sua inscrição”).

Haverá a reserva de 20% das vagas para candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas ou pessoa com deficiência, o que equivale a 1 (uma) vaga para a linha de pesquisa 1 e 1 (uma) vaga para a linha de pesquisa 2. No ato da inscrição, o candidato deverá definir se concorrerá à reserva de vaga aos candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, pessoa com deficiência ou se concorrerá às vagas de ampla concorrência.

Sobre o curso

As linhas de pesquisa do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos são: Inovação e Desenvolvimento de Produtos Alimentícios; e Gestão da Qualidade na Cadeia Produtiva de Alimentos. Todos os candidatos deverão ser portadores de diploma de graduação obtidos em cursos reconhecidos pelo MEC. Por se tratar de um Programa de Mestrado Profissional, o interessado deverá, preferencialmente, atuar na área de pesquisa pretendida.

Serão selecionados dez candidatos na modalidade regular, distribuídos nas linhas de pesquisa do curso e em conformidade com a disponibilidade dos professores/orientadores de cada linha de pesquisa. Serão ofertadas cinco vagas para a linha de pesquisa 1 e cinco vagas para a linha de pesquisa 2. As aulas serão ministradas na sexta-feira nos turnos matutino, vespertino e noturno, e para a integralização do curso será necessário o cumprimento de no mínimo 48 (quarenta e oito) créditos. A orientação e o desenvolvimento da dissertação serão agendados, posteriormente, com o orientador. O prazo para conclusão do curso será de no máximo 2 (dois) anos.

Seleção

O processo seletivo contará com três etapas descritas a seguir:

Etapas Descrição das etapas Pontuação
Prova objetiva 100,0
Plano de trabalho 100,0
Currículo 100,0
Total geral de pontos 300,0

A primeira etapa consistirá em prova objetiva de conhecimentos específicos e de língua inglesa, de caráter classificatório e eliminatório:

Prova Objetiva Pontos por questão Total de pontos
20 questões de conhecimentos específicos* 4,0 80,0
5 questões de língua inglesa 4,0  20,0
Total geral de pontos 100,0

* As referências bibliográficas sugeridas e os tópicos para estudos encontram-se no Anexo III deste Edital.

A prova objetiva será realizada em 05 de maio, das 8h às 11h, no Núcleo de Alimentos, no Setor III, do Campus Machado (Rodovia Machado/Paraguaçú, Km 3, Bairro Santo Antônio, Machado/MG). O candidato deverá chegar 30 (trinta) minutos antes do horário previsto para o início das atividades, munido de caneta esferográfica azul ou preta. A prova terá duração máxima de três horas e não será permitida consulta a qualquer publicação impressa ou digital. O gabarito da prova objetiva será divulgado a partir de 08 de maio, no site www.mch.ifsuldeminas.edu.br/mestradoalimentos.

A segunda etapa consistirá na avaliação do plano de trabalho, de caráter classificatório, em que será avaliada a parte escrita e a defesa oral, cada uma valendo 50,0 (cinquenta) pontos. O plano de Trabalho deverá ser elaborado de acordo com o modelo (Anexo I), dentro de uma das linhas de pesquisa e entregue impresso pessoalmente, ou por meio de procuração registrada em cartório, na Secretaria de Pós-Graduação do Campus Machado, de 02 de maio até as 16 h e 30 min de 04 de maio; ou pelos Correios (SEDEX) com data de postagem até 04 de maio, para o endereço: IFSULDEMINAS, Secretaria de Pós-Graduação do Campus Machado, A/C de José Reinaldo dos Reis Ferreira, Rodovia Machado/Paraguaçú, km 3, Bairro Santo Antônio, CEP 37.750-000, Machado/MG. Os horários, dias e local da defesa do plano de trabalho serão disponibilizados no site www.mch.ifsuldeminas.edu.br/mestradoalimentos, a partir de 31 de maio de, e a defesa ocorrerá a partir de 08 de junho de conforme o número de candidatos aptos para esta etapa.

A terceira etapa consistirá na análise do currículo, de caráter classificatório, valendo no máximo 100 pontos. O candidato deverá preencher um currículo com dados pessoais, número de inscrição, listando apenas as atividades que serão pontuadas (Anexo V). A documentação comprobatória deve ser anexada ao currículo impresso na ordem de preenchimento do currículo. (Confira a documentação completa no Edital).

O currículo deverá ser entregue, pessoalmente, ou por meio de procuração registrada em cartório, na Secretaria de Pós-Graduação do Campus Machado, de 02 de maio até as 16 h e 30 min do dia 04 de maio ou pelos Correios (SEDEX) com data de postagem até 04 de maio, para o endereço: IFSULDEMINAS, Secretaria de Pós-Graduação do Campus Machado, A/C de José Reinaldo dos Reis Ferreira, Rodovia Machado/Paraguaçú, km 3, Bairro Santo Antô nio, CEP 37.750-000, Machado/MG. A publicação das notas das etapas, a ordem de classificação e o resultado final serão divulgados no endereço eletrônico www.mch.ifsuldeminas.edu.br/mestradoalimentos, de acordo com o cronograma.

Cronograma

Atividades Datas
Inscrição 20 de março a 06 de abril
Pagamento da inscrição Até 07 de abril
Resultado dos pedidos de atendimento diferenciado 17 de abril
Recurso contra o resultado dos pedidos de atendimento 18 de abril
Resultado final dos pedidos de atendimento diferenciado 19 de abril
Homologação dos inscritos e liberação do CDI 25 de abril
Recurso da homologação  Até 26 de abril
Resultado da reconsideração da homologação das
inscrições
 Até 28 de abril
Entrega do plano de trabalho e currículo 02 a 04 de maio
Prova objetiva 05 de maio
Divulgação do gabarito A partir de 08 de maio
Recurso da prova (questões e gabaritos) Até 09 de maio
Gabarito após recurso 12 de maio
Divulgação das notas da 1a
etapa
 A partir de 19 de maio
Recurso da divulgação das notas Até 22 de maio
Resultado final da 1a
etapa
A partir de 23 de maio
Divulgação dos horários da defesa do plano de trabalho A partir 31 de maio
Defesa do plano de trabalho A partir de 08 de junho
Publicação das notas da 2a e 3a
etapas
21 de junho
Recurso da 2a e 3a
etapas
 Até 22 de junho
Resultado final A partir de 23 de junho
Matrícula 19 a 21 de julho
Início das aulas 28 de julho


Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
08/03/2017

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página