Enem 2017

- Edital Enem 2017

- Inscreva-se!

- Acesse o site ENEM 2017

enem 2017 840x420A partir desta segunda-feira, 08 de maio, os estudantes poderão se inscrever para o Exame Nacional do Ensino médio (ENEM 2017), exclusivamente pela internet, pelo endereço: enem.inep.gov.br/participante. Os participantes têm até o dia 19 de maio para realizar a inscrição e o prazo final para o pagamento da taxa, no valor de R$ 82,00, é dia 24 de maio. O boleto pode ser pago em qualquer agência bancária, nas lotéricas ou ainda nas agências dos Correios. O exame é utilizado como umas das forma de ingresso no Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), além das universidades públicas de todo o país e também para financiamentos em universidades privadas.

A edição do exame deste ano conta com várias novidades. No sistema de inscrição, por exemplo, as novas regras para isenção exigiram mecanismos para inclusão do Número de Identificação Social (NIS). O participante que solicitar atendimento específico e/ou especializado também deverá anexar um laudo médico no momento da inscrição. A solicitação de tempo adicional, de 60 minutos, benefício exclusivo do atendimento especializado, também passa a ser feita no ato da inscrição. Outra novidade é a necessidade de inclusão de uma autorização do hospital para participantes que precisarem realizar as provas em classe hospitalar.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) cruzará as informações com o banco de dados da Receita Federal (a versão é a do Imposto de Renda de 2016). O nome do participante, o nome da mãe e a data de nascimento serão preenchidos automaticamente e não podem ser alterados. Ainda na seção de Dados Pessoais, é preciso fornecer o endereço para contato.

Há, ainda, a opção de tratamento pelo nome social para transexuais e travestis. Esses participantes devem fazer a inscrição com o nome civil. Só depois, entre 29 de maio e 4 de junho, poderão solicitar, pela página do participante, o tratamento e ensalamento pelo nome social. O aplicativo do Enem também mudou e este ano vai permitir que, não apenas os participantes usem o aplicativo, mas também pais de alunos e professores. O aplicativo permitirá acessar as notícias sobre o exame e informações como prazos de inscrição e datas das provas. Apenas os participantes continuam podendo acessar informações como o gabarito das provas e o resultado do exame.

Isenção da taxa

Três grupos terão direito à isenção do pagamento. Para os estudantes concluintes do Ensino Médio neste ano letivo de 2017 e matriculados na rede pública de ensino, a isenção é automática. Os membros de família de baixa renda que declarem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) têm direito à isenção. O outro grupo beneficiado é o de membros de família com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que cursaram todo o Ensino Médio na rede pública de ensino ou como bolsista integral em escola da rede privada.

A isenção deve ser solicitada no sistema de inscrição, por meio de Declaração de Carência Socioeconômica. Se a solicitação não for aceita, o sistema vai gerar, automaticamente, a Guia de Recolhimento da União (GRU). Candidatos que conseguirem o benefício da gratuidade e não comparecerem às provas e nem apresentarem justificativa sobre a falta não terão direito à isenção na edição seguinte do exame. As medidas, segundo o Inep, devem reduzir o número de faltantes que recebem a isenção da taxa e também de pessoas que pedem o benefício sem estar na faixa de renda que possui direito à gratuidade.

Segurança da senha

Após o exame do ano passado ter registrado problema com a segurança da senha dos participantes, o Inep decidiu aperfeiçoar os procedimentos para a troca da senha utilizada para acesso ao sistema de inscrição. Este ano, para a troca da senha, será exigido também que o participante responda a uma pergunta aleatória, feita com base nas informações inseridas no próprio formulário de inscrição do exame. Além disso, qualquer alteração cadastral será informada por e-mail ao participante.

Sobre as provas

As provas também mudaram, serão realizadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro. A mudança foi realizada com base no resultado de uma consulta pública realizada pelo Ministério da Educação (MEC).

No primeiro dia, serão aplicadas as provas de redação, Ciências Humanas e Linguagens, e os candidatos terão até 5h30 para redigir a dissertação e responder a 90 questões de múltipla escolha. Já no segundo domingo de provas, os inscritos farão as provas de Matemática e Ciências da Natureza, com 4h30 de duração no total para responder a outras 90 questões. Neste ano, o Enem deixa de ser utilizado  como forma de obtenção do certificado de conclusão do ensino médio. Também não será mais feita a divulgação do ranking por escolas. A previsão é de que o resultado do Enem seja divulgado no dia 19 de janeiro de 2018.

Vagas para ingresso no IFSULDEMINAS pelo Sisu

A nota do Enem pode ser usada como critério de acesso aos cursos superiores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSUDEMINAS), por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Do total de vagas ofertadas pela instituição, 30% delas são reservadas ao ingresso via Sisu.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS com informações no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
Data: 08/05/2017

registrado em: