Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Notícias Gerais > Entrega de títulos honoríficos
Início do conteúdo da página

Entrega de títulos honoríficos

Conselho Superior do IFSULDEMINAS realiza entrega de títulos honoríficos

Servidores aposentados e cidadãos que deram grandes contribuições ao Instituto foram os homenageados

IMG 3515Dando continuidade ao dia de comemorações no Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), o Conselho superior da instituição reuniu na última quinta-feira, 06 de julho, seus conselheiros e convidados externos para a primeira sessão solene de outorga de títulos honoríficos. A solenidade aconteceu no período da tarde, no auditório da Reitoria. Já na parte da manhã, foi realizada também uma cerimônia para entrega dos prédios da Reitoria à comunidade.

As outorgas de títulos de Benemérito e de Professor Emérito foram realizadas conforme a resolução 043/2016. Receberam o título de Benemérito, os senhores Cláudio Cosme Pereira, prefeito da cidade de Três Corações, Geraldo Pereira de Alvarenga, empresário de Pouso Alegre e Rogério Veiga Aranha, servidor público da Receita Federal do Brasil.

Os títulos de professores eméritos foram concedidos aos servidores aposentados Claudino Ortigara, ex-diretor da então Escola Agrotécnica Federal de Inconfidentes, José Venícius de Souza, ex-diretor do Campus Inconfidentes, e Walner José Mendes, ex-diretor do Campus Machado.

As indicações para concessão de títulos foram feitas por membros efetivos do Conselho Superior e encaminhadas para a apreciação dos colegiados. Na etapa final, uma comissão especial avaliou a documentação que comprova as contribuições dadas à instituição e emitiu um parecer aos conselheiros que fizeram a votação para conceder os títulos. 

Título de Benemérito

A cerimônia teve início com a composição da mesa de honra pelo reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli; pelos pró-reitores da instituição, Flávio Henrique Calheiros Casimiro (Desenvolvimento Institucional), Carlos Alberto Machado Carvalho (Ensino), Cléber Ávila Barbosa (Extensão), José Luiz de Andrade Rezende Pereira (Pesquisa, Pós-graduação e Inovação).

O primeiro título de Benemérito foi destinado ao atual prefeito da cidade de Três Corações, Cláudio Cosme Pereira de Souza, por sua contribuição na implantação do Campus Avançado Três Corações, dando apoio político e econômico. Mais recentemente, sua gestão foi responsável pela aquisição de um imóvel onde funcionou a antiga indústria Atalaia. O local foi doado pela prefeitura ao IFSULDEMINAS e abrigará as futuras instalações do complexo esportivo e laboratorial do campus. Em sua fala, o prefeito disse que acredita que a educação seja o caminho para que Três Corações seja a melhor cidade para se viver e trabalhar, “esse título faz com que nosso município seja agraciado com essa honraria que representa o momento de investir na qualidade de vida das pessoas e na educação. Sofri resistência muito grande quando a Prefeitura comprou e doou o prédio da antiga indústria Atalaia ao Instituto, mas acredito que o investimento em educação é prioridade. As portas da cidade estão sempre abertas para o IFSULDEMINAS”. 

Depois, foi a vez do empresário Geraldo Pereira de Alvarenga receber o título. Conhecido como “Geraldinho”, ele foi figura essencial na implantação do Campus Pouso Alegre, responsável pela doação de um terreno de 15 mil metros quadrados, no loteamento Parque Real, onde a unidade foi construída.“Para mim é muito importante receber esse reconhecimento. Conheci o Instituto quando ainda contavam com 3 mil alunos e é gratificante ver que com nosso auxílio, já passam de 40 mil estudantes. É uma alegria saber que a doação deu frutos e o instituto é um sucesso e modelo para o país todo”, disse em seu agradecimento.

O último título de Benemérito foi entregue ao servidor público da Receita Federal do Brasil, Doutor Rogério Veiga Aranha. Ele atuou como superintendente do Patrimônio da União em Minas Gerais e, durante o período que esteve à frente da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), foi responsável pela finalização de diversos processos de regularização dos imóveis doados pela União ao IFSULDEMINAS.  “Como gestor público, é o resultado de um trabalho, eu fiquei 25 anos na Secretaria do Patrimônio da União e fui gestor por 19 anos. No caso do Instituto, eu pude contribuir, com imóveis da união, com o patrimônio de todos os brasileiros, e vincular esses imóveis à educação é um privilégio. É uma grande alegria participar desse processo de expansão do ensino federal em Minas Gerais”.

Título de professor Emérito

O primeiro docente a receber a homenagem de professor Emérito foi Claudino Ortigara. Ele foi diretor da então Escola Agrotécnica Federal de Inconfidentes, entre os anos de 2003 e 2007. Para o homenageado, encerrar sua carreira acadêmica com esse reconhecimento profissional significa muito. “A gente fica até na dúvida se essa homenagem é merecida ou não, fiquei muito sensibilizado. Muitas vezes, fazemos nosso trabalho e achamos que ninguém está vendo ou percebendo, e quando menos esperamos vem um reconhecimento dessa magnitude, fico muito contente”, disse.

Em seguida, foi a vez do professor José Venicius de Souza ser homenageado. Ele também foi diretor da então Escola Agrotécnica de Inconfidentes, com dois mandatos no período de 2002 a 2010, quando a escola passou a ser o Campus Inconfidentes. O título de professor emérito representa para ele um marco histórico. Em sua fala ele relembrou sua trajetória acadêmica, enfatizando que aquele que ensina é quem mais aprende. “Agradeço aos presentes, especialmente, ao Conselho Superior. Acima de tudo a Deus, que Ele continue abençoando o trabalho do ISFULDEMINAS, que foi e continua sendo fértil”. 

A entrega de títulos foi encerrada com a homenagem ao professor Walner José Mendes. Ele é o primeiro ex-aluno eleito para o cargo diretivo do Instituto Federal Sul de Minas. Foi diretor-geral da então Escola Agrotécnica Federal de Machado e também do Campus Machado por dois mandatos. Ele recebeu o título com grande alegria, “convivi durante 41 anos no Campus Machado, primeiro como aluno, depois como gestor. É uma satisfação muito grande, nunca recebi uma homenagem tão importante como essa. É muito bom saber que dei minha modesta contribuição para a criação do IFSULDEMINAS, não imaginei que a instituição se tornaria tão grande como se tornou”. 

IMG 3505

E, por fim, o reitor Marcelo Bregagnoli finalizou a cerimônia. “É um avanço para nós, que há alguns anos não tínhamos nenhuma resolução, hoje poder homenagear essas pessoas de destaque que fizeram muito pela instituição. Em nome de todos os servidores, quero agradecer aos nossos parceiros externos pela contribuição e aos professores pela dedicação ao ensino e a nossa instituição. Isso é ser IFSULDEMINAS, não construímos muros, mas sim pontes”. 

Concessão de títulos

Foi criada, em junho de 2016, a resolução de concessão de títulos honoríficos do Instituto Federal do Sul de Minas. Tal proposta recebeu o aval do Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão e a aprovação final do Conselho Superior. O documento prevê a concessão dos títulos de Professor Emérito; Professor Honorário; Doutor Honoris Causa; Cidadão Benemérito e Medalhas de Mérito. As indicações são feitas pelos membros efetivos do Conselho Superior, que repassam ao reitor. O processo é, então, formalizado e encaminhado para a apreciação dos colegiados. Na etapa final, uma comissão especial avalia a documentação que comprova as contribuições dadas à instituição e emite um parecer aos conselheiros que fazem, finalmente, a votação para conceder ou não os títulos.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
07/07/2017

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página