Página inicial > Notícias > Notícias > Notícias Gerais > Reditec: experiências exitosas

Reditec: experiências exitosas

Obap será apresentada na Mostra de Experiências Exitosas da 41ª Reditec

ReditecA Comissão Científica da 41ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica divulgou as propostas selecionadas na Mostra de Experiências Exitosas a serem apresentadas na Reditec 2017. Na modalidade Ensino, uma das ações selecionadas foi a Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) realizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). A apresentação ficará por conta do reitor do Instituto, Marcelo Bregagnoli. As propostas estão previstas para serem apresentadas em quatro turnos nos dias 21 e 22 de novembro, no Centro de Convenções da Capital paraibana.

"Já participamos da Mostra de Experiências Exitosas desde 2015, quando foram apresentadas ações de sucesso em Governança de Tecnologia da Informação e Comunicações. Em 2016, o destaque foi para o Programa de Mobilidade Estudantil e neste ano, a OBAP foi selecionada, isso muito nos orgulha, é o IFSULDEMINAS sendo exemplo para a Rede Federal." disse Marcelo Bregagnoli.

A responsável pelo Comitê de Seleção foi a diretora de Extensão Tecnológica e Assuntos Comunitários do IFPB, Maiara Melo. Os avaliadores tiveram trabalho para selecionar as propostas porque a qualidade dos projetos surpreendeu muito positivamente. O banco de avaliadores designados pela Comissão Científica analisou a proposta conforme os critérios de alinhamento com o eixo temático escolhido, inovação, indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, aplicabilidade e relevância. Nas próximas semanas, os selecionados devem aguardar mais detalhes sobre o horário e a sala de apresentação.

O IFPB, organizador da Reditec 2017, recebeu cerca de 250 propostas de todo o país. A Mostra de Experiências Exitosas é um espaço de compartilhamento das boas práticas que cada instituição da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica desenvolve nos eixos de ensino, pesquisa aplicada ou inovação, extensão e gestão administrativa. Tradicionalmente, é um dos momentos mais esperados da Reditec, já que os dirigentes podem expor e ter acesso aos casos de sucesso de diversas instituições.

OBAP

A OBAP é uma competição científica nacional destinada aos alunos do curso Técnico em Agropecuária e demais áreas afins. O objetivo da Olimpíada é estimular o ingresso de jovens do ensino médio/técnico integrado, concomitante e técnico subsequente em carreiras técnico-científicas, incentivando a participação em atividades de iniciação científica, colocando-os em situações desafiadoras, estimulando a cooperação e a integração entre eles. A proposta é promover uma maior produção de inovações tecnológicas e desenvolvimento regional, retornando assim, para a sociedade brasileira, benefícios originados da melhoria no ensino público de nível médio e técnico ligados à agropecuária.

REDITEC 2017

Promovida anualmente pelo Conif, a Reditec é um espaço para debates sobre as políticas, os desafios e os rumos da educação profissional e tecnológica. Neste ano, o evento está sob a organização do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e acontecerá entre os dias 20 e 23 de novembro. Trará como tema “Educação Profissional: Acesso, Permanência e Êxito”. O IFPB irá promover eventos paralelos à Reditec: o II Simpósio de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação (Simpif); IV Seminário de Inovação Tecnológica (Sintif); o II Encontro de Educação a Distância (EEAD); III Competição de Robótica; Mostra de Extensão e Cultura.

Saiba mais sobre o evento: http://wfcp.ifes.edu.br/

Acesse aqui a lista completa dos trabalhos selecionados, com o título das atividades e os proponentes: http://reditec.vhost.ifpb.edu.br/evento/experiencias-exitosas/ .

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS com informações da Ascom/IFPB
25/10/2017