IF Solidário

1º IF Solidário promove festa em comemoração ao Dia das Crianças

IMG 9522Pula-pula, futebol de sabão, escorregador, pintura facial, teatro e recreações foram algumas das atividades que agitaram a tarde da última quarta-feira, 11 de outubro, na Reitoria. Para comemorar o Dia das Crianças, os servidores do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) prepararam uma festa para mais de 140 crianças da Escola Municipal São Benedito, no bairro Maçaranduba, Zona Rural de Pouso Alegre.

O 1º IF Solidário surgiu como uma proposta de celebrar o dia internacional da caridade, que é em 05 de setembro. Uma das idealizadoras do evento, Mônica Ribeiro de Araújo, da coordenação de qualidade de vida do servidor contou que, "o projeto surgiu da vontade de realizarmos o nosso compromisso social, de fazermos algo em prol do próximo e como já estávamos nos aproximando do Dia das Crianças, resolvemos pesquisar uma instituição que não fosse popularmente conhecida, tendo em vista que estas já são constantemente ajudadas. Quando chegamos na Escola Municipal São Benedito percebemos a necessidade que eles possuíam e o quanto os responsáveis pela escola se desdobravam para oferecer o melhor para as crianças. A partir de então, decidimos dar início as campanhas para festa das crianças e contamos com a participação de todos os setores da Reitoria, além de algumas doações externas".

Uma das ações, para custear o valor necessário para realização da festa, foram as Guloseimas da DGP (Diretoria de Gestão de Pessoas). Desde o mês de setembro, às terças-feiras, os servidores se revezaram para doar os mais variados quitedes como bolos, sanduíches, brigadeiros, tortas, que eram vendidos no valor de R$ 2,00.

Dia de festa

Durante toda a tarde, as crianças puderam participar de diversas atividades. Os servidores se dividiram em equipes para pintura facial, brincadeiras com tinta, gincanas,brinquedos infláveis. As crianças também puderam se divertir com o Projeto Meus Pêsames - Cia de Improvisação Cênica do Campus Pouso Alegre, que apresentaram números de improvisação, brincaram com as meninas do Grupo Universitário Móvel de Palhaçada Intensiva (Gumpi), da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) e ainda contaram com a companhia das princesas e dos super-heróis do grupo "Heróis do Sorriso", formado por alunos do curso Técnico em Enfermagem do Colégio João Paulo, da Univás, para animar ainda mais a festa. Além das brincadeiras, vários lanches e guloseimas foram servidas como cachorro-quente, pipoca, algodão-doce, bolo e refrigerante. Ao final, as crianças receberam saquinhos de surpresa e presentes e a escola recebeu uma doação de livros infantins que foram arrecadados na Reitoria.

IMG 9736

A diretora da Escola Municipal São Benedito, Márcia Maria de Abreu Silva explicou que todos os anos já faziam uma festinha para os alunos, mas que como a realizada pelo Instituto nunca foi possível. “A festa foi linda, as crianças se divertiram e sentimos muito amor. Nunca tivemos a oportunidade de fazer uma festa assim, como tantos lanches, guloseimas à vontade, brinquedos, princesas e super-heróis. Ficamos radiantes com a festa e alegria de todos do IFSULDEMINAS.”

Para o servidor do Instituto, Márcio Previtalli, " participar do IF Solidário foi uma experiência incrível, pois além de promover a interação entre os servidores e colaboradores da Reitoria houve, também, um agradável contato entre a nossa Instituição e a comunidade externa. Poder propiciar às crianças da Escola Municipal São Benedito um dia diferente em suas vidas e perceber no olhar delas a alegria de vivencair esse momento, nos faz entender que a solidariedade é um dos sentimentos mais nobres do ser humano e que ela é o caminho para um mundo mais justo e igualitário."

Mônica Ribeiro de Araújo comentou que o êxito do evento se deve à colaboração dos servidores, parceiros e amigos engajados e dispostos a fazerem o seu melhor. "Agradecemos cada parceiro como a Unimed, que nos deu suporte em caso de alguma emergência, o evento PA Rock Run, pela arrecadação e doação de brinquedos, a Venetur, que nos cedeu o ônibus para buscar e levar as crianças, pelo bolo, doação da Associação W.Lubrimar, pelos estudantes das licenciaturas do Campus Pouso Alegre, que nos ajudaram com parte dos refrigerantes, a Ultrapão, que doou os pães do cachorro quente e Moema Moscardini, pelos kits de higiene pessoal."  Ela acrecentou ainda que,  " poder ver o sorriso no rosto de cada uma das crianças, ou até mesmo ouvir um depoimento espontâneo foi algo que renovou cada um de nós e nos fortaleceu ainda mais para realizar o nosso papel social enquanto cidadãos, servidores e Instituição."

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
18/10/2017