Reditec 2022

Publicado: Sexta, 11 de Novembro de 2022, 10h47 | Última atualização em Sexta, 31 de Março de 2023, 17h56

IFSULDEMINAS participa da 46ª Reditec

participantes do IFSULDEMINAS na ReditecGestores do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) participaram da 46ª edição da Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2022), em Belém do Pará, nos dias 7 a 10 de novembro de 2022.

Este ano, a Reditec teve como tema “Povos e Identidades na Educação Profissional”, com o objetivo de discutir a inclusão diante das diversas realidades sociais, econômicas e humanas de todas as regiões do Brasil.

Com mesas redondas, programações culturais, fóruns, relatos de experiências exitosas e palestras, o evento discutiu temas como: o conhecimento de dados como base para o planejamento eficiente; a trajetória histórica para projetar o olhar ao futuro da educação profissional no país; os desafios e metas da rede de educação profissional e tecnológica; a relação entre tecnociência capitalista e tecnociência solidária, com foco na execução, entre outros.

WhatsApp Image 2022 11 10 at 09.53.55A Reditec foi sediada pelo Instituto Federal do Pará (IFPA), essa é a primeira vez que o evento ocorreu na Região Norte. Cerca de 1200 gestores de instituições de ensino, representantes de mais de 650 unidades, estiveram presentes no Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia, local que sediou o evento.

O IFSULDEMINAS foi representado pelo reitor, Cleber Ávila Barbosa, diretores-gerais Aline Manke Nachtigall, Francisco Vitor de Paula, João Olympio de Araújo Neto, Juliano de Souza Caliari, Luiz Flávio Reis Fernandes, Rafael Felipe Coelho Neves e Renato Aparecido de Souza, pró-reitores Carlos Reinato, Elisângela Silva, Honório Morais Neto e Thiago Santos, diretores institucionais Marcelo Bregagnoli e Ramon Silva e pelo Assessor Internacional Rafael Tenório. "A participação do IFSULDEMINAS foi muito oportuna. Nós viabilizamos um diálogo estreito com outras instituições, onde nós realizamos algumas questões de permuta e redistribuição de servidores; também levamos ao secretário nossos pleitos quanto a obras e demandas por TEDs", informou o reitor.

Finalizando a edição, os dirigentes das instituições federais redigiram e publicizaram a Carta de Belém, na qual foram apresentadas as expectativas quanto ao planejamento e execução das políticas estruturantes para a Rede Federal durante o próximo governo. "A expectativa do IFSULDEMINAS, para essa nova composição e momento de transição do governo, é que a Rede possa avançar e a gente possa traduzir isto em oportunidades aos nossos estudantes e à nossa instituição", complementou Cleber Ávila Barbosa. Acesse aqui a Carta de Belém.

Experiências exitosas

Quarenta projetos e ações de toda a Rede Federal foram selecionados para participar da Mostra de Experiências Exitosas do evento. Desses, oito foram apresentados pelo IFSULDEMINAS e contemplaram as seguintes áreas: pesquisa e inovação, ensino, gestão, educação do campo e internacionalização. Confira os projetos aqui.

Medalha Presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O ex-reitor, Marcelo Bregagnoli, recebeu do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) a medalha Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A medalha é entregue àqueles que se destacam na prestação de serviços à Rede Federal.

Também receberam a medalha Uberlando Tiburtino Leite, Cícero Nicácio do Nascimento Lopes e Oscar Halac. Além da medalha, foram entregues comendas aos parceiros internacionais da Rede Federal. Receberam homenagens, María del Mar Fernández-Palacios Carmona, da Embaixada da Espanha no Brasil, e Todd Miyahira, da Embaixada e Consulado dos Estados Unidos da América no Brasil.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS - com informações do Conif/Equipe de Comunicação da REDITEC 2022

registrado em: