Capacitação

Publicado: Terça, 05 de Julho de 2022, 17h43 | Última atualização em Terça, 13 de Dezembro de 2022, 18h04

Delegação da República Democrática do Congo inicia projeto de formação em associativismo e agroecologia no Campus Inconfidentes do IFSULDEMINAS

Screenshot 4Na última segunda-feira (04), o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) deu início ao projeto de cooperação internacional “Fortalecimento das Capacidades Técnicas e Socioambientais de Pequenos Produtores Agrícolas da República Democrática do Congo (RDC)”, que tem o objetivo central de ampliar o potencial da agroecologia para a segurança alimentar no país africano. A execução do projeto está a cargo do IFSULDEMINAS, da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e do Ministério da Agricultura da RDC.

Uma cerimônia oficial, no Campus Inconfidentes, recebeu a delegação congolesa, formada por 35 pessoas com perfis distintos, como pesquisadores da área agrícola, representantes de ONGs locais, produtores rurais, integrantes do Ministério da Agricultura da RDC, além de dois intérpretes que ajudarão a comunicação com o grupo, que fala francês, língua oficial da RDC.

Serão doze dias de atividades programadas em diversos setores do campus e nas cidades do entorno. Como o IFSULDEMINAS irá contribuir para a formação em associativismo, cooperativismo e práticas agroecológicas, serão disponibilizados minicursos sobre os temas e visitas guiadas aos setores produtivos, a laboratórios, ao Setor de Agroecologia, à Casa de Sementes, à Incubadora de Empresas, entre outros espaços do Campus Inconfidentes. A delegação também irá conhecer entidades regionais, como associações de produtores orgânicos, cooperativas e projetos de conservação ambiental. "Estamos muito motivados com a formação, pois há interesse em potencializar a capacidade produtiva e lutar contra a pobreza, carência alimentar e fazer desenvolver as condições socioeconômicas em nosso país. As formações em associativismo e cooperativas permitirão contribuir e compreender os processos de funcionamento e valorização do trabalho coletivo, permitindo desenvolver os aspectos sociais. Por isso a parceria com as instituições brasileiras é extremamente importante para nós", destacou um dos membros da delegação, Gaston Tambwe, que é representante da ONG Solidariedade Feminina.

Na sexta-feira (15) da semana que vem, o grupo segue para a UFLA, que dará continuidade à execução do projto.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Fotos: Ascom Campus Inconfidentes/IFSULDEMINAS