Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Volta às aulas

 Recepção dos calouros e veteranos marca o início do semestre letivo nos campi

Desde o final de janeiro, tiveram início as atividades acadêmicas do primeiro semestre letivo de 2019 do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). Os primeiros campi a receberem os calouros e veteranos foram Muzambinho e Três Corações (1º anos dos cursos técnicos integrados e os cursos técnicos subsequentes), no dia 28 de janeiro. Um dia depois, 29 de janeiro, foi a vez dos alunos do 2º e 3º anos dos cursos técnicos de Três Corações começarem os estudos. Já no dia 04 de fevereiro, os campi de Inconfidentes e Passos iniciaram as atividades e no dia 05 de fevereiro começaram o semestre letivo os alunos do Campus Avançado Carmo de Minas. Por fim, no dia 06 de fevereiro, os campi de Poços de Caldas e Pouso Alegre deram as boas-vindas aos estudantes.

Três Corações

Em Três Corações, as aulas retornaram no dia 28 de janeiro com atividades no turno da tarde para as três turmas ingressantes nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio de Administração, Informática e Mecânica. Á noite, foi a vez dos estudantes dos cursos técnicos subsequentes e pós-graduação iniciaram as atividades. Ao todo, ingressaram 200 novos estudantes e o campus integralizou todos os seus cursos. A unidade está com todas as salas ocupadas nos turnos diurno e noturno.

Muzambinho

DSC 0443Também no dia 28 de janeiro, tiveram início as atividades letivas do Campus Muzambinho. A direção da unidade, junto aos coordenadores, professores e técnicos administrativos, realizou uma semana de recepção aos novos alunos, entre os dias 28 de janeiro e 06 de fevereiro.O evento teve como objetivo dar boas-vindas aos novatos dos cursos técnicos e superiores, acolher os estudantes e apresentar a estrutura do campus, bem como os recursos disponíveis durante a realização dos cursos. Na ocasião, os novos alunos conheceram um pouco mais sobre as contribuições e serviços prestados pelos diversos setores pedagógicos e administrativos do campus, assim como seus direitos e deveres na Instituição.

Inconfidentes

Já no dia 04 de fevereiro, o movimento de alunos era grande em frente ao Prédio Principal do Campus Inconfidentes. os estudantes dos primeiros anos dos cursos técnicos foram recebidos com um café da manhã. Reunidos na quadra do Prédio Principal, quase 200 calouros foram acolhidos pelo diretor-geral, professor Luíz Flávio Reis Fernandes. A coordenadora de Assistência ao Educando, Adriana Oliveira, orientou os estudantes sobre as regras para alcançarem bons resultados nos estudos, como uso de celulares, respeito aos colegas, proibição de trotes e o funcionamento das avaliações.

Como os servidores do Setor Pedagógico terão mais contato com os estudantes no decorrer do ano, eles se apresentaram aos alunos e falaram um pouco sobre o serviço do setor. Ainda no período da manhã, os estudantes conheceram as instalações do campus, como a Biblioteca Afonso Arinos, o prédio principal e a fazenda-escola. Eles também tiveram participaram das aulas inaugurais. "Vai ser uma nova etapa. Aqui tem coisas que eu nunca vi. Aqui tem gente que nunca vi, mas aos poucos vou conhecer. Fui muito bem recebido", disse o calouro do Curso Técnico em Agrimensura, Kauã Emiliano, natural de Pouso Alegre (MG). 

Foto chegada no alojamento

Para os alunos que irão morar no alojamento, o começo de 2019 aconteceu já no domingo à tarde, (03/02). O dia foi marcado pela chegada dos jovens à nova moradia. Muitas famílias acompanharam os estudantes na chegada ao campus. É o caso do senhor João Rodrigues. Pai do aluno Mizael Rodrigues, ele veio de Borda da Mata para ajudar o filho na mudança. "A gente acha um pouco ruim ele vir por causa da saudade. Mas é para o bem dele. A escola é muito boa e ele vai aprender muito", comentou o pai enquanto ajudava o filho organizar o guarda-roupas. 

A acolhida dos alunos foi feita pela coordenadora dos alojamentos do Campus Inconfidentes, Erica Paula Pereira, que comentou achar prazeroso o trabalho de recepcionar os estudantes. "Vejo a alegria e a segurança com que os pais deixam os filhos aqui. É uma emoção", disse a servidora.

Carmo de Minas

No dia 05 de fevereiro, foi a vez do Campus Avançado Carmo de Minas receber os alunos. No período da manhã, os ingressantes do 1º ano dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio nas áreas de Alimentos e Informática e os alunos do 2º e 3º anos do curso Técnico em Informática Integrado. 

Na ocasião, os diretores, técnicos, coordenadores e professores se apresentaram e deram orientações aos novos alunos. Além disso, os egressos Marcelo Miguel (Aprovado em História na USP) e André Reis (aprovado em Ciências Exatas UFJF) compareceram ao campus para compartilhar suas experiências no IFSULDEMINAS e como o ensino, pesquisa e extensão contribuíram para seu êxito acadêmico. 

“Esse encontro entre alunos e servidores propiciou um momento marcado por uma grande demonstração coletiva de compromisso, dedicação e carinho com o campus e o trabalho que têm sido desenvolvido em Carmo de Minas”, afirmou o Coordenador de Extensão do campus, Gusthavo Rodrigues.

WhatsApp Image 2019 02 08 at 15.45.32No período noturno, foi a vez de recepcionar os alunos ingressantes e veteranos dos cursos técnicos subsequentes em Alimentos e Administração. Os professores e técnicos deram boas-vindas aos alunos com um recado de incentivo e motivação. Além de destacar importantes instruções, regras e normas do campus, foi um momento de  alunos e ex-alunos compartilharem suas experiências, servindo como inspiração e encorajamento para as novas turmas.

Machado

Na manhã do dia 06 de fevereiro, o Campus Machado recebeu 245 novos alunos dos cursos técnicos integrados, 100 dos cursos técnicos subsequentes e mais 250 discentes do ensino superior. Com os ingressantes, a escola conta com um total de 662 estudantes matriculados na modalidade técnica, 282 no subsequente e 1.163 nos superiores, além dos cursos oferecidos na modalidade a distância.

Os alunos internos participaram, na tarde da última terça-feira (05), das apresentações de setores e coordenadorias. Já os demais estudantes dos cursos técnicos receberam as informações na tarde do dia 06 de fevereiro. Nesta quarta-feira (13), será a vez dos discentes dos superiores. A instituição oferta vagas de moradia estudantil. Até o momento, 287 alunos ocuparão essas vagas. Mais 30 estão reservadas para os chamados da lista de excedentes. Caso não sejam preenchidas, serão disponibilizadas aos alunos da lista de espera dos cursos de graduação e aos veteranos. 

DSC 0743

Segundo o coordenador-geral de Assistência ao Educando, Sérgio Santana, “a procura por moradia foi muito grande. Espero preencher 100% das vagas, pois não disponibilizamos ainda para o ensino superior. Somente após alojar os alunos dos cursos técnicos é que atenderemos às solicitações da graduação”. Além dos alunos brasileiros, o campus tem recebido intercambistas de vários países. Em 2018, contou com dois peruanos e uma italiana. Atualmente, recebeu quatro colombianos.

Poços de Caldas

O ano letivo do Campus Poços de Caldas também começou no dia 06 de fevereiro para mais de 750 estudantes, entre calouros e veteranos. As atividades de recepção começaram cedo para os calouros dos cursos Técnicos em Informática e Eletrotécnica integrados ao Ensino Médio. Reunidos no auditório, eles foram acolhidos pela direção-geral, direção de Ensino, Pesquisa e Extensão, pela coordenação de Ensino, professores e servidores de apoio pedagógico e Assistência ao Educando. Os estudantes assistiram ao vídeo institucional e tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o funcionamento e estrutura do campus, bem como os servidores que terão mais contato no decorrer do ano.

O momento se repetiu às 10h30 para os estudantes dos cursos superiores de Engenharia de Computação e Ciências Biológicas. À noite, ocorreu para os ingressantes dos cursos técnicos subsequentes em Edificações, Administração e Eletrotécnica e os superiores em Geografia, Gestão Ambiental e Gestão Comercial.

O diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Mateus dos Santos, e o coordenador de Ensino, André Gripp, orientaram os estudantes sobre o uso de equipamentos pessoais e uniformes, acesso à biblioteca, à rede sem fio e aos computadores dos laboratórios de informática, faltas e e-mail institucional. Apresentaram também o novo portal institucional e o sistema acadêmico SUAP.

O Setor de Assistência o Educando preparou uma cartilha contendo o Regulamento disciplinar do corpo docente do IFSULDEMINAS e um folder com a relação dos serviços oferecidos pelo setor, regras, bem como números de telefones uteis, que foram entregues aos estudantes. Para Airon Cordeiro, calouro do 1º ano do Técnico em Informática, ser aprovado no IF significou uma grande mudança em sua vida acadêmica: “venho de uma escola bem diferente, aqui é um local muito bem estruturado. Para mim, tudo é novidade, até como os professores se comportam e como os alunos se relacionam, houve um choque de realidade. Espero fazer amizades com outros alunos que estejam interessados em estudar tanto quanto eu”, comentou o ingressante.

IMG 0556Ingressar no Campus Poços foi a oportunidade encontrada por Rafael Moraes de Oliveira de realizar seu sonho: cursar Ciências Biológicas sem sair de sua cidade natal. “Estou muito feliz de estar aqui, próximo a minha família e sem muitas dificuldades de locomoção”, festejou o calouro. Outra caloura de Biologia que está feliz é Josiane Vieira: “como sinto orgulho de ter sido aprovada em uma instituição pública que oferece ensino de qualidade”.

Pouso Alegre

Em Pouso Alegre, as atividades começaram na manhã do dia 06 de fevereiro. Os alunos foram recebidos no auditório da escola. Depois de assistirem ao vídeo institucional, eles ouviram orientações importantes sobre o funcionamento dos setores, conheceram os coordenadores dos cursos e receberam dicas para aproveitarem melhor o tempo de aula. Também foi dia de conhecer os integrantes do Grêmio Estudantil, da Atlética e do Centro Acadêmico que muito auxiliaram na elaboração das atividades de boas-vindas aos alunos.

Aprovado em Engenharia Civil, Jair Teixeira, da cidade de Careaçu, falou de suas expectativas para o início das aulas. “Estou animado para conhecer as pessoas e espero que o curso me traga felicidade no futuro”. Lucas Leopoldino veio de Congonhal para cursar Engenharia Química e estava muito animado. “Desde quando recebi a notícia da aprovação no vestibular estou esperando como será o curso. Só tenho boas referências da instituição”.

Na quinta-feira (07), os alunos conheceram também as atividades culturais que poderão participar no campus: Musicalidade, Poéticas do Corpo, Desfocar, Meus Pésames, Bendita Geni e grupo de teatro Cia dos Péssimos. Elias Camargo vai cursar Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio e já sabe de quais grupos quer participar. “Tenho amigos que estudam aqui e quero participar dos grupos Poéticas do Corpo e Musicalidades. Também espero ir bem e que as aulas sejam interessantes”. 

Recepção alunos dia sete 84

As atividades de integração continuaram na sexta-feira (08) para os alunos da manhã e da noite. Além de palestras, teve ainda o jogo do perfil com sorteio de prêmios, gincana e visita técnica. O trote solidário será até março, os alunos foram divididos em equipes e durante esse período terão que arrecadar alimentos e agasalhos que serão doados para entidades assistenciais de Pouso Alegre.

 

 

 

 

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria com informações dos campi
12/02/2019

 

 

Campus Avançado Carmo de Minas

Campus Machado

Campus Muzambinho

Campus Passos

Campus Poços de Caldas

Campus Pouso Alegre

 

Fim do conteúdo da página