Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Reconhecimento do MEC

Licenciatura em Matemática, do Campus Passos, consegue nota máxima em avaliação do MEC

Ao todo, três cursos do IFSULDEMINAS receberam reconhecimento do órgão  

passos matemáticaNeste semestre, três cursos do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) foram avaliados pelo Ministério da Educação (MEC). Nos dias 01 e 02 de outubro, o Campus Passos recebeu a Comissão de Avaliação in loco do INEP/MEC e o curso de Licenciatura em Matemática recebeu o conceito máximo,em uma escala de 0 a 5.

Anteriormente, no mês de agosto, os cursos de Licenciatura em Química e Licenciatura em Engenharia Química, do Campus Pouso Alegre, já haviam sido avaliados pela comissão e receberam, ambos, o conceito 4.

De acordo com a procuradora educacional institucional, Maria Inês de Almeida Pelegrini, “Os conceitos de cursos do IFSULDEMINAS são muito bons variando entre 4 e 5, numa escala de 0 a 5 do INEP/MEC. Trabalhamos na perspectiva de evidenciar para as Comissões a qualidade do ensino ofertado no IFSULDEMINAS, onde teoria e prática caminham juntas com forte vínculo à pesquisa e extensão. Por meio de sua organização pedagógica, que cumpre as Diretrizes Curriculares Nacionais Específicas, atende o perfil do egresso do curso, vislumbrando sua inserção profissional na sociedade atual, com profissionais docentes e técnicos-administrativos capacitados e uma infraestrutura adequada, que atende às necessidades dos cursos, especialmente em seu acervo bibliográfico, salas de aulas, laboratórios necessários e outros espaços favoráveis ao ensino-aprendizagem”, concluiu.

As visitas in loco da Comissão INEP ainda ocorrem, nos dias 19 e 20 de outubro, no Campus Poços de Caldas, para o processo de reconhecimento do curso de Licenciatura em Geografia.

Campus Passos

O processo de reconhecimento durou dois dias, os docentes Elenilson de Vargas Fortes (IFG) e Rômulo Francisco de Souza Maia (FATEC) conversaram com os servidores e alunos, analisaram documentos e visitaram a estrutura como parte da avaliação in loco na qual consideram três dimensões: Organização Didático-pedagógica, Corpo Docente e Tutorial e Infraestrutura constantes no Processo Pedagógico do Curso (PPC).

O coordenador do curso Benjamim José Esteves destacou que o trabalho de aperfeiçoamento do curso é constante e realizado desde sua implantação, em 2015, com a estruturação do Laboratório de Educação Matemática (LEM), corpo docente qualificado, infraestrutura do campus, projetos e bolsas que, hoje, somam quase 60 pela CAPES. “É uma conquista de todos do campus, todos que ajudaram, trabalharam direta ou indiretamente”. O docente lembrou, ainda, do apoio da direção e dos alunos, destacando seu envolvimento e dedicação.

A Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus, Bruna Bárbara Santos Bordini. também comentou sobre a conquista.“A nota 5 do curso de Licenciatura em Matemática é fruto de muito trabalho e dedicação de uma equipe que está sempre em busca de melhorias para o curso. Parabéns a todos pelo reconhecimento do excelente trabalho que vem sendo realizado”, destacou.

Campus Pouso Alegre

Curso Licenciatura em Química 2Iniciado em 2015, com o oferecimento de 35 vagas para ingressantes, o curso de Licenciatura em Química do Campus Pouso Alegre foi reconhecido pelo MEC. “A nota 4 representa um resultado excelente frente aos novos desafios na educação e do novo instrumento de avaliação. É reflexo de um trabalho dedicado e focado na estruturação do curso realizado em conjunto com o corpo docente, técnicos administrativos, discentes e gestão do campus, com constante orientação da Reitoria do IFSULDEMINAS”, explicou a coordenadora do curso, professora Luciana Simionatto Guinesi.

Atualmente, o curso conta com 105 alunos matriculados nos 2º, 4º, 6º e 8º períodos. Rafael Acácio Raimundo é um dos graduandos; ele acredita que para os licenciandos em Química, a nota que o curso obteve do MEC abrirá muitas portas. “Estou muito feliz e recomendo o curso. Aqui, temos professores qualificados e uma ótima estrutura de laboratórios”, disse o aluno.

Para o vice-coordenador do curso, professor Flávio Santos Freitas, o reconhecimento do MEC representa a consolidação da qualidade esperada e construída ao longo dos últimos quatro anos. “Foi uma responsabilidade e um desafio muito grande para a equipe envolvida, já que o curso de Licenciatura em Química foi o primeiro a passar pelo processo de reconhecimento no Campus Pouso Alegre”, disse.

Já o curso de Engenharia Química é oferecido desde 2014. São 40 vagas por ano, com duração de cinco anos e período integral. Foi reconhecido pelo Ministério da Educação e recebeu nota 4. Segundo a coordenadora do curso, professora Rejane Barbosa Santos, com o relatório gerado pelos avaliadores do MEC é possível trabalhar em cada item avaliado, sempre buscando melhorar cada vez mais o curso. “O conceito 4 representa um resultado de muito esforço e dedicação dos professores da Engenharia Química pelo curso frente a tantos obstáculos enfrentados. Essa nota é reflexo de um grupo de docentes unidos e focados em proporcionar um curso de qualidade para os alunos”, disse. 

curso Engenharia Química 4

Para o aluno Haron Santos Pereira, “o curso exige extrema dedicação, porém, na minha opinião, temos no campus um suporte muito grande tanto de estrutura, com os laboratórios de Química e de Engenharia Química, como o suporte dos professores, que sempre demostraram muita boa vontade para com os alunos. Essa estrutura nos dará um suporte fantástico para que alcancemos nossos objetivos profissionais. Acredito que todos nós queremos ser referência em alguma área que se identifique mais, e é exatamente isso que eu almejo”.

Reconhecimento de cursos

O reconhecimento do curso é uma exigência legal para todos os cursos superiores em instituições públicas e privadas e sua validação é periódica com base nas avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O responsável pela avaliação é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; o órgão visa que a educação superior brasileira, em seu conjunto, atinja patamares cada vez mais altos de qualidade. Essa avaliação é realizada segundo instrumento próprio, por Comissão de dois avaliadores do Banco Nacional de Avaliadores (BASis), com duração de dois dias e tem o propósito de avaliar o contexto educacional nas dimensões da organização didático-pedagógica, do corpo docente e tutorial e da infraestrutura física.

Vestibular 2019/1º

O Vestibular 2019/1º semestre do IFSULDEMINAS está com inscrições abertas. Ao todo, são oferecidas mais de 3.550 vagas, sendo 3.250 em cursos técnicos e superiores presenciais nos municípios de Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Três Corações. As 300 vagas restantes são para ingresso no curso de Pedagogia ofertado na modadalidade a distância. Os interessados deverão acessar a página vestibular.ifsuldeminas.edu.br/, utilizar os documentos de identificação (RG e CPF) e preencher todos os dados solicitados no formulário. Saiba mais: https://bit.ly/2Nrr8tr

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS com informações dos campi Passos e Pouso Alegre
10/10/2018

Fim do conteúdo da página