Página inicial > Últimas notícias > Notícias do ensino > 2º Dia Escolar do IFSULDEMINAS

2º Dia Escolar do IFSULDEMINAS

Segunda edição do evento debaterá a Educação Inclusiva no IFSULDEMINAS

Cartaz de divulgação do 2º Dia Escolar do IFSULDEMINAS contendo a programação que consta no corpo do texto,No dia 22 de setembro, o Instituto Federal do Sul de Minas realizará o 2º Dia Escolar do IFSULDEMINAS, conforme previsto nos calendários acadêmicos dos campi. Essa segunda edição do evento, realizado pela Pró-Reitoria de Ensino, vem ao encontro da maioria das sugestões apresentadas na avaliação do 1º Dia Escolar (clique e acesse) e o tema a ser refletido e discutido nesse dia será a "Educação Inclusiva no IFSULDEMINAS". Mobilizar docentes e técnicos administrativos para a discussão, reflexão e proposições sobre a educação inclusiva no Instituto; propiciar formação continuada dos servidores; e fomentar a discussão permanente do tema a fim de identificar capacitações necessárias são os objetivos do evento.

O 2º Dia Escolar é voltado a professores e técnicos administrativos que atuam diretamente com as questões relacionadas ao processo ensino-aprendizagem. A estratégia a ser usada propiciará a participação simultânea de todos os servidores envolvidos diretamente com o assunto. O evento será transmitido “ao vivo”, pelo canal do Youtube TV IFSULDEMINAS. A sede para a transmissão será o Campus Poços de Caldas. Nos demais campi, os participantes estarão reunidos em um local a ser definido pela gestão da unidade.

Como participar?

As informações sobre a participação serão esclarecidas pelas Diretorias de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) e Departamentos de Desenvolvimento Educacional (DDE) de cada campus.

Contatos:

1ª parte – 8h às 12h

8:00 às 8:20 - Credenciamento
8:20 às 8:40 - Composição da mesa e abertura
8:40 às 9:50 – Mesa-redonda
9:50 às 11:30- Debate com participação dos campi
11:30 às 12:00- Apresentação dos NAPNEs dos campi e orientações sobre as atividades que serão desenvolvidas no período da tarde.

2ª parte – 14h às 17h

Sob a responsabilidade dos NAPNEs e equipe gestora dos campi.
Serão constituídosdos dois grupos:
1. Cursos Técnicos
2. Cursos Superiores

As discussões e sugestões terão como objetivo a elaboração de plano trabalho a partir das seguintes dimensões:
Dimensão 1: Gestão escolar
Dimensão 2: Prática pedagógica
Dimensão 3: Avaliação
Dimensão 4: Acesso, permanência e sucesso na escola
Dimensão 5: Ambiente educativo
Dimensão 6: Formação dos profissionais do campus (docentes e técnicos)
Dimensão 7: Relação escola/Família
Dimensão 8: Integração escola/trabalho