Página inicial > Últimas notícias > Notícias da PROAD > Visita técnica - Data Center

Visita técnica - Data Center

Alunos de Redes de Computadores de Inconfidentes visitam Data Center da Reitoria

IMG 004345 alunos do curso de Tecnologia em Redes de Computadores do campus Inconfidentes visitaram as instalações do Data Center da Reitoria do IFSULDEMINAS, em Pouso Alegre. A equipe de Infraestrutura da DTI recepcionou os estudantes e ministrou uma palestra sobre os principais serviços, Sistemas e Infraestrutura existentes e ofertados aos usuários do instituto. Depois disso, realizaram uma visita guiada ao datacenter institucional, onde puderam observar os equipamentos, instalações e tecnologias empregadas. Os discentes puderam entender, na prática, algumas das competências específicas e necessárias para o trabalho de um profissional de Redes de Computadores em um setor de Infraestrutura de TIC. Além disso, esclareceram dúvidas e curiosidades relacionadas com as diversas atividades que encontrarão no mercado de trabalho.

A visita foi apontada como enriquecedora, importante e motivadora. O aluno Luiz Gustavo Enemias Taveira afirmou que “a visita ao Data Center do IFSULDEMINAS foi muito satisfatória. Acredito que a conexão dos alunos com a instituição e com empresas privadas é muito bem-vinda. Não há aula que agregue tanto quanto ver na prática os equipamentos funcionando e, o mais importante, ouvir relatos dos funcionários que, futuramente serão colegas de profissão”.

Já o professor André Amaral relatou que “visitas técnicas como essa permitem ao estudante visualizar e compreender diversos conceitos abordados nas aulas teóricas e práticas, porém, em um ambiente real que está em produção. Por mais próximo que os simuladores e as práticas de laboratório espelhem o dia-a-dia de um administrador de rede, a visita técnica demonstra outras realidades que não são possíveis de serem trabalhadas durante as aulas”.

"A visita ao Data Center, da Reitoria do IFSULDEMINAS, foi importante para a melhor compreensão por parte dos alunos dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Diversos temas tratados durante o semestre foram vistos na prática pelos alunos, proporcionando a eles, um encontro entre teoria e prática. Foi uma oportunidade de saírem do ambiente acadêmico e conhecerem uma estrutura profissional, com equipamentos e infraestrutura de última geração." Explicou a professora Geycy Lima.

O grupo ainda participou de um lanche antes do retorno ao campus Inconfidentes.

Texto: Fernando Albuquerque e Leonardo Ciscon
Revisão: Ascom Reitoria