Capacitação para servidores – avaliação de imóveis

IFSULDEMINAS oferece curso de avaliação de imóveis e utilização do SPIUNet nas unidades da Instituição

1

Aconteceu durante os dias 20 e 21 de novembro, no auditório da Reitoria do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) uma capacitação para Engenheiros das Coordenações de Obras e Infraestrutura (COINFRA), Contadores e setores ligados ao cadastro de Sistema de Gerenciamento dos Imóveis de Uso Especial da União (SPIUnet) da reitoria e dos Campi da Instituição. O evento foi uma ação conjunta entre o Gabinete, Pró-reitoria de Administração (PROAD) e a Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI).

O objetivo é oferecer conhecimento e habilidades para realização das avaliações patrimoniais. O treinamento foi ministrado por duas servidoras da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) do estado de Minas Gerais. No total, foram 24 servidores sendo 22 ligados à Reitoria e aos Campi da Instituição além de, mais dois servidores do Instituto Federal de Rondônia (IFRO).

O conteúdo abordado durantes os dias de treinamento foram: o panorama sobre o patrimônio da União (origem, conceitos, formas de aquisição, formas de destinação, legislação básica); a origem dos registros cartoriais e diferenças entre matrícula e transcrição; e o SPIUNet, ou seja, a utilização do programa para a normatização, quem deve e o que cadastrar, diferenças entre RIP imóvel e RIP utilização, interligação com Sistema SIAFI além de, formas de avaliação e atualização do sistema.

Capacitação

IMG 4358Mediante a importância da demanda, o reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, diz que foi pessoalmente na SPU negociar a vinda das servidoras. “Todas ações de capacitação objetivam a melhorias dos serviços, processos e produtos. No serviço público as ações têm se tornado a cada dia mais qualificadas, e os imóveis patrimoniais exigem especial atenção a fim de dar transparência e legitimidade às ações. O IFSULDEMINAS tem pautado suas ações por essa visão, a fim de sermos exemplo, dentro e fora do serviço público”. Essa é a primeira vez que este tipo de treinamento, neste formato, acontece na Instituição.

“Todos os imóveis públicos precisam ser avaliados a cada dois anos e a forma como fazer essa avaliação, seguindo todas as regras da Superintendência de Patrimônio da União é o principal objetivo do curso”, explica o Diretor de Desenvolvimento Institucional, professor Luciano Pereira Carvalho.

Já para a Coordenadora-geral de Orçamento, Finanças e Contabilidade do IFSULDEMINAS, Elizângela Pimentel, o curso do SPIUnet possuí grande importância e relevância para os servidores e gestores. “O servidor será capaz de atualizar, regularizar as informações, manter controle sobre os imóveis, utilizações e usuários, emitir relatórios gerenciais, cadastrando os imóveis no SPIUnet. Além do mais, não podemos esquecer que o curso visa capacitar o servidor e valorizar por meio de sua capacitação permanente”.

IMG 4400Para a Administradora da SPU de Minas Gerais, Júlia Maria de Oliveira, trazer essa qualificação para os servidores é de extrema importância para o conhecimento e domínio das ferramentas do SPIUNet. “Eventos como este nivela a forma de trabalho não só para os órgãos de controle como também, para a própria Instituição e Instituições correlatas”. Explica a servidora que tem ao seu lado, como palestrante, a Arquiteta e Urbanista da SPU/MG, Ana Maria Teodoro.

Desta forma, a Administradora ainda diz que momentos como este serve para sanar dúvidas, pois no período de capacitação, ela como instrutora, percebe as verdadeiras necessidades e dúvidas a fim de preencher até mesmo com atividades e conteúdos que se alinham com o sistema como por exemplo, informações sobre registros, históricos e como os imóveis surgiram no Brasil.

Experiências

IMG 4360Estiveram presentes no evento, para uma visita técnica, duas servidoras da Reitoria do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). “A nossa vinda é alinhar os procedimentos para melhorar as atividades operacionais da contabilidade. Desta foma, trazer as nossas melhorias para serem aplicadas aqui no IFSULDEMINAS e nós levarmos daqui, as melhorias do setor. Uma troca de experiências”. Relatou uma das servidoras do IFRO, Rosilene Silva.

Já para Gleiciane Sousa, contadora do Instituto Federal de Rondônia, a experiência está sendo bastante assertiva. “A avaliação é, com certeza, positiva no que se diz respeito ao campus e a Reitoria como num todo. A receptividade e o trabalho de excelência e qualidade foram os pontos que mais me chamaram a atenção além deste cursos que está sendo de grande utilidade para nós servidores”.

O Engenheiro Civil, Paulo Roberto de Oliveira, Coordenador Geral de Obras de Infraestrutura do IFSULDEMINAS diz que a intenção em realizar esta capacitação é estar melhor preparado para fazer as avaliações dos imóveis da Instituição. “A responsabilidade na avaliação de imóveis está intrinsecamente ligada ao nosso setor. Essas avaliações vão poder ser realizadas de maneira mais satisfatória de hoje em diante depois da conclusão deste curso”, explica Paulo.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 21/11/2019