Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Curso - eSocial

Servidores do IFSULDEMINAS participam de capacitação sobre o sistema eSocial

 DSC 0183A Pró-reitoria de Administração (PROAD) em parceria com a Diretoria de Gestão de Pessoas do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) promoveu nos dias 25 e 26 de setembro, no Campus Machado, o curso de capacitação sobre a Implantação do eSocial nos Órgãos Públicos.Trata-se de banco de dados, com informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias de todos os trabalhadores do Brasil.

Ao todo, 44 servidores foram capacitados, sendo 30 do IFSULDEMINAS e 14 convidados de outras instituições. As palestras foram ministradas pela professora Zenaide Carvalho, desenvolvedora de treinamentos presenciais e on-line nas áreas trabalhista e previdenciária.

Para o Pró-reitor de Administração, Honório José de Morais Neto, “essa modalidade de cursos inCompany idealizado pelo nosso reitor, Marcelo Bregagnoli tem trazido economia de recursos para a instituição e também um melhor aproveitamento dos nossos servidores, uma vez que, ao longo dos cursos, eles têm a possibilidade de discutir assuntos pertinentes às nossas áreas de atuação e associa-los à prática cotidiana.”

eSocial

Todos os sistemas de gestão de pessoas do Brasil serão alterados em função do eSocial. Serão mais de 40 tipos de arquivos diferentes, com informações detalhadas sobre as relações trabalhistas. Está previsto para começar em janeiro/2019, mas antes do início, vários procedimentos precisam ser mudados, pois haverá um detalhamento no envio das informações. O sistema vai modernizar a fiscalização trabalhista no Brasil. Será uma nova forma de enviar ao Governo (Ministério do Trabalho, Receita Federal, Previdência Social e Caixa Econômica Federal (gestora do FGTS), as informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias para um único banco de dados na internet. Foi instituído pelo Decreto 8.373/14. Saiba mais: https://portal.esocial.gov.br.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS com informações da Pró-reitoria de Administração
28/09/2018

Ouça a Federal FM 

 

Fim do conteúdo da página