Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Operadores de Pesquisa

Para refinar suas buscas de informação na web, e assim acelerar o processo de criação de um conhecimento, você pode usar operadores de pesquisa. Saiba mais!

 

- Pesquisar uma imagem com um tamanho exato: após o texto coloque imagesize:larguraxaltura.

Exemplo: coração imagesize:500x400. Atenção: o tamanho da imagem deverá ser indicado em pixels.

Pesquisar uma informação desassociada a outra: após o texto coloque - e a informação que você quer deixar de fora da sua pesquisa.

Exemplo: tubarão -cidade. Se você quiser deixar de fora da sua pesquisa uma série de palavras, você pode, após o texto, colocar – para cada uma das palavras.

Exemplo: tubarão -cidade -filme -aquário.

Pesquisar uma informação associada a outra: após o texto coloque + e a informação que você também quer que esteja na sua pesquisa.

Exemplo: tubarão +cidade. Se você quiser uma série de palavras presente na sua pesquisa, você pode, após o texto, colocar + para cada uma das palavras.

Exemplo: tubarão +cidade +filme +aquário.

Pesquisar uma informação que tenha um texto exato: colocar entre “” o texto que desejas que tenha na informação que buscas.

Exemplo: “é o homem mais alto do mundo”.

Pesquisar um site: colocar site: antes da palavra.

Exemplo: site:gisele.

Pesquisar a definição de uma palavra: colocar define: e depois a palavra pela qual buscas saber a sua definição.

Exemplo: define:cadeira.

Pesquisar uma informação presente em um tipo de arquivo específico: após o texto coloque filetype: e depois o tipo de arquivo que desejas que esteja a sua informação.

Exemplo: feudalismo filetype:pdf.

Pesquisar um texto que tenha uma informação exata em seu título: colocar intitle: e depois a informação que desejas que tenha no título do texto que procuras.

Exemplo: intitle:maior cachorro do mundo.

Pesquisar informações sobre um filme: colocar movie: e depois o nome do filme.

Exemplo: movie:Jogos Mortais.

Pesquisar uma frase que você não sabe todas as palavras: coloque * no lugar da(s) palavra(s) que desconheces na frase.

Exemplo: água * em pedra dura tanto * até que fura.

 

Dica: Você pode combinar mais de um operador de pesquisa para refinar a sua pesquisa. Exemplo: “paz mundial” filetype:pdf.

 

Fontes:

CHIPAK, Anderson. Top 10 operadores do Google que talvez você não conheça. Disponível em: https://www.problogger.com.br/sites-e-blogs/como-pesquisar-no-google-operadores-basicos-de-pesquisa/. Acesso em: 22 set. 2021.

CORREA, Alan; WARPECHOWSKI, Mariusa; PINTO, Andrio S.. O uso dos motores de busca na Internet: como se configuram as pesquisas de conteúdo na Web para a produção de trabalhos educacionais. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 20. , 2014, Dourados. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 360-369. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.360.

FURTADO, Teresa. Conheça todos os comandos de buscas do Google. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2011/07/guia-conheca-todos-os-comandos-de-buscas-do-google.html. Acesso em: 22 set. 2021.

GOOGLE. Refinar pesquisas na Web. Disponível em: https://support.google.com/websearch/answer/2466433?hl=pt-BR. Acesso em: 22 set. 2021.

 

Fim do conteúdo da página