Internacionalização

Reitor do IFSULDEMINAS participa, em 16/09, da Semana Internacional de Cartagena

Evento internacional colombiano visa à cooperação e ao intercâmbio de conhecimentos

- Assista aqui à palestra - 16/09, às 21 hs

WhatsApp Image 2020 09 11 at 12.42.48

O reitor do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), professor Marcelo Bregagnoli, participa nesta semana, dia 16/09, como palestrante da Semana Internacional de Cartagena, evento internacional organizado por instituições de ensino superior da Colômbia, país sul-americano, a fim de promover a cooperação e o intercâmbio de conhecimentos e a internacionalização acadêmica.

A cada ano, um país é convidado a expor sua agenda acadêmica e cultural. Canadá (2018) e México (2019) já participaram. Agora, em sua terceira edição, a Semana Internacional traz as experiências do Brasil, com pautas enquadradas sob o tema do Desenvolvimento Sustentável.

Mais de 23 professores, pesquisadores, artistas, diplomatas, entre outros convidados, participam do evento que, neste ano, acontece de forma virtual e em vez de concentrar as conferências, workshops e encontros durante uma semana, como de praxe, diluiu a programação ao longo dos meses de agosto, setembro e outubro, devido à pandemia do Coronavírus (confira a programação completa).

Palestra

Com o tema “Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Competitividade Internacional”, o reitor do IFSULDEMINAS propõe apresentar no evento os casos de sucesso da instituição, que a tornaram referência em toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. "É mais uma oportunidade de dar visibilidade ao IFSULDEMINAS, internacionalmente, sobretudo mostrando nossas boas práticas. Destaco a forma como geramos inovação pelo Polo Embrapii IFSULDEMINAS - Agroindústria do Café; executamos e fazemos a gestão do PNAE e desenvolvemos os projetos IFPluvial e IFSolar. Este último, englobando tanto a sustentabilidade ambiental com a geração de energia limpa pelas placas fotovoltaicas, como a sustentabilidade financeira, pelo sistema de compras conjuntas. Além disso, serão abordadas, na palestra, as 17 metas de desenvolvimento sustentável estabelecidas pelas Nações Unidas, às quais estamos linkados".

A palestra do professor Bregagnoli é aberta ao público e ocorre no dia 16/09, às 21 hs, pelo horário de Brasília. Para assisti-la basta realizar o cadastro nesta página.

Semana Internacional de Cartagena

Esta edição tem o objetivo de aproximar as instituições de ensino superior colombianas, bem como os cidadãos de Cartagena, do Brasil. Por meio de palestrantes convidados, os colombianos passam a conhecer melhor as características sociais, acadêmicas e culturais brasileiras, sem se deslocar fisicamente para o exterior. Uma forma de buscar o desenvolvimento e a internacionalização acadêmica, através das experiências compartilhadas. Entre as instituições convidadas, há representantes de Institutos Federais, como IFSULDEMINAS, IFB, IFSC; de Universidades Públicas, como USP, UFMT e UFRJ; Consulado do Brasil na Colômbia; entre outros.

As organizadoras da Semana Internacinal são: Institución Tecnológica Colegio Mayor de Bolívar (ITCMB), Institución Universitaria Bellas Artes y Ciencias de Bolívar (UNIBAC), Fundación Universitaria Tecnológico Comfenalco, Corporación Universitaria Rafael Núñez (CURN), Universidad San Buenaventura (USB), Fundación Universitaria Colombo Internacional e Universidad del Sinú, tendo o apoio da Agencia Presidencial del Cooperación de Colombia. Para outras informações, acesse o site da Semana Internacional de Cartagena.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 15/09/2020