Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Perguntas sobre o processo seletivo 2020/1

01 – A instituição entra em contato por telefone e/ou e-mail quando o candidato for aprovado?

Não! É de responsabilidade do candidato(a) acompanhar as convocações no site do campus onde se inscreveu. 

02 – A instituição publica alguma lista com os aprovados?

Sim! O IFSULDEMINAS publica a lista no site institucional contendo os nomes dos aprovados. A Instituição não se responsabiliza pela matrícula do candidato(a) que comparecer fora do prazo estipulado, que alegue desconhecimento das convocações.

03 – Os resultados dos cursos técnicos e superiores são lançados na mesma época?

Cada modalidade de curso possui seu cronograma de matrículas. Para o visualizar, acesse a página do vestibular, selecione o edital referente ao processo para o qual está concorrendo e ao final da página encontrará, entre os arquivos pertencentes ao processo, o cronograma de matrículas.

04 – Terá outro processo seletivo se não preencher as vagas tanto para os cursos técnicos como superior?

Em caso de vagas remanescentes, poderá haver um novo processo seletivo. Acompanhe as oportunidades pelo site do IFSULDEMINAS.

05 – Lista de chamada! Se o nome aparecer em duas listas Ampla Concorrência (AC) e Ações Afirmativas (AF), o que o candidato deverá fazer?

Quando você escolhe concorrer por meio de Ação Afirmativa, seu nome estará presente na lista referente à ação e também na listagem de ampla concorrência – caso a documentação referente à ação esteja incompleta, automaticamente passará a concorrer as vagas destinadas à AC.

06 – O que é “Ação Afirmativa”?

Do total de vagas oferecidas em cada vestibular, para cada curso e turno, 50% são reservadas para ação afirmativa, ou seja, para candidatos que estudaram integralmente na rede pública (é considerado o Ensino Fundamental, no caso de candidatos a cursos técnicos, e o Ensino Médio, no caso dos cursos superiores). Destas vagas, a metade está reservada aos candidatos que comprovarem renda familiar por pessoa igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa da família; e, dentro destas últimas, 53% das vagas são reservadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou índios (de acordo com a população de Minas Gerais, em levantamento realizado pelo IBGE) e 22% para pessoas com deficiência. Confira o exemplo abaixo:

Para concorrer às vagas de ação afirmativa, o candidato deverá comprovar essas informações, conforme regras estabelecidas no edital de cada vestibular.

Obs.: Candidatos com deficiência comprovada em laudo médico recente, que não estudaram em escolas públicas, tem 5% do total de vagas reservadas em cada curso.

07 – Qual é a forma de ingresso nos cursos Técnicos e Superiores do IFSULDEMINAS?

São três formas de ingresso no IFSULDEMINAS. A primeira é por meio de provas; a segunda pelo Enem; a terceira pelo SiSU.

08. O Instituto Federal é igual a uma Universidade Federal?

Apesar de ambos serem autarquias federais, possuem atuações diferentes. Uma universidade federal atua apenas com cursos superiores, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação. Já o modelo dos institutos federais (IF's) é diferente, pois estão aptos a atuar em diversas modalidades de ensino, que abarcam desde o Ensino Médio à pós-graduação, oferecendo cursos como as universidades, as escolas públicas estaduais e os centros de ensino do Sistema S. A lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008 (que instituiu os Institutos Federais), determina que os IF's tenham 50% das vagas destinadas a cursos técnicos, 30% para o ensino superior e 20% para cursos de licenciatura. Essa distribuição é a diferença fundamental entre os institutos e as universidades.

09 – Como posso obter mais informações sobre o vestibular do IFSULDEMINAS?

Entre em contato conosco, enviando suas dúvidas para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

10. O que é SISU?

Pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), gerenciado pelo MEC (Ministério da Educação), os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) podem concorrer a vagas ofertadas em instituições públicas de ensino superior participantes do SISU. O IFSULDEMINAS é uma instituição pública de ensino superior participante do SISU, que disponibiliza 70% das vagas para os vestibulandos que escolhem esta modalidade de ingresso.

14. Quais documentos são necessários para minha matrícula e quando incia-se as aulas?

A documentação exigida para cada campus e curso encontra-se no manual do aluno, podendo o interessado também entrar em contato com a secretaria de cada campus para saber maiores informações. A data de início das aulas também é uma informação que deve ser apurada pela secretaria do campus que disponibilizará o curso.

15. Perdi o prazo de pagamento da GRU do vestibular, posso imprimir a segunda via? Vocês podem me enviar uma segunda via?

De acordo com cada edital, pode-se imprimir a GRU até a data limite publicada oficialmente no edital, e efetuar o pagamento respeitando o horário bancário. Após o prazo limite para impressão e pagamento da GRU, o Instituto não reenviará a guia, ou disponibilizará conta bancária para depósito. Respeitando os prazos previamente publicados e o princípio da Igualdade e isonomia.

16. Posso estar matriculado ao mesmo tempo em duas instituições de ensino superior?

A Lei Federal nº 12.089, de 11 de novembro de 2009, proíbe que uma mesma pessoa ocupe, na condição de estudante, duas vagas, simultaneamente, no curso de graduação, em instituições públicas de ensino superior em todo o território nacional. (Fonte: Lei Federal nº 12.089, de 11 de novembro de 2009). No entanto, é importante consultar no edital do processo seletivo sobre quais são as regras estabelecidas para efetivar uma matrícula, quando classificado.

17. Todos os cursos do IFSULDEMINAS são gratuitos?

Como uma Instituição Federal, todos os cursos ofertados são gratuitos e de qualidade.

18. Que tipos de cursos presenciais o IFSULDEMINAS oferece?

O IFSULDEMINAS oferta cursos superiores (bacharelado, licenciatura e tecnólogo), cursos técnicos de nível médio integrado e subsequente. Além disso, também promove cursos de pós-graduação (especialização, mestrado), cursos de extensão (cursos de formação inicial, Pronatec, etc.) e cursos PROEJA - Educação de jovens e adultos.

19. Em que cidades são oferecidos cursos no IFSULDEMINAS?

O IFSULDEMINAS possui campus nas cidades de Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Carmo de Minas (avançado) e Três Corações (avançado). Também atua na região por meio dos chamados polos de rede, com a oferta de cursos na modalidade Educação a Distância (EAD) e, em alguns municípios, com o ensino presencial. São mais de 80 polos localizados na região Sul de Minas.

20. Minha pergunta não consta neste local, como faço?

Mande a sua pergunta no seguinte contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., pelo telefone 35 3449 6176 e ou whatsapp 35 99720 1435.

registrado em:
Fim do conteúdo da página