Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Outubro Rosa

IFSULDEMINAS promove palestra de conscientização sobre o Outubro Rosa

IMG 6559Com objetivo de estimular a conscientização e prevenção do câncer de mama entre os servidores, a Diretoria de Gestão de Pessoas da Reitoria promoveu uma palestra sobre a campanha Outubro Rosa. A data é celebrada anualmente, e teve início na década de 1990. O movimento compartilha informações sobre a doença e proporciona maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento.

A ação aconteceu na tarde desta quarta-feira, 17 de outubro, os servidores se reuniram com a acadêmica de enfermagem pela Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS) Anna Luiza Rigotti para tratar assuntos como fatores de risco, detecção precoce, prevenção e sintomas da doença. Para Anna Luiza, “essa conscientização é muito importante, pois mesmo que ocorram palestras todos os anos, muitos não sabem o motivo de ter o outubro rosa. Então, é sempre bom explicar sobre a importância do autoexame, do diagnóstico precoce, da ida regular aos médicos”.

A servidora Kátia Regina de Souza comentou que já perdeu três irmãos e um sobrinho com câncer. "No momento a minha sogra está em tratamento. Se tivessem procurado ajuda no início, acredito que seria diferente. Eles não tinham conhecimento da prevenção e nem a cultura de fazer exames e check-up. Afirmo que as campanhas têm que ser intensificadas para mudar a cultura das pessoas, que muitas vezes têm medo de ir ao médico, por não querer saber o que tem. Eu mesma só comecei a fazer exames e check-up constantes, após o diagnóstico da minha irmã. Hoje entendo que a prevenção salva vida e ajuda a viver melhor”.

O calendário de ações junto aos servidores continua em novembro com tema saúde masculina e, em dezembro, a luta contra a AIDS será o tema do mês.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
17/10/2018

registrado em:
Fim do conteúdo da página