Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Ação solidária

Projeto 'IF Solidário' promove carnaval para idosos do Asilo Bethânia da Providência, em Pouso Alegre

IMG 1331A tarde da última terça-feira, 20 de fevereiro, foi marcada por mais uma ação do projeto IF Solidário, desenvolvido por iniciativa da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP). Desta vez, os servidores do IFSULDEMINAS foram até o Asilo Bethânia da Providência, em Pouso Alegre, e tiveram um momento de descontração com os idosos, levando marchinhas de carnaval, lanche e bate-papo.

A iniciativa integra a continuidade das atividades do projeto, que surgiu para celebrar o dia internacional da caridade e, dessa forma, realizar diversas ações durante o ano. Por meio das "Guloseimas da DGP", os servidores da Reitoria colaboram comprando variados quitutes, como bolos, sanduíches, brigadeiros, tortas, levantando o valor para custear as ações.

A diretora de Gestão de Pessoas, Beatriz Glória Campos Lago, explica que escolher o asilo "foi uma fácil decisão, pois é um local que precisa de apoio constante da comunidade. Lá, vivem mais de 70 idosos de Pouso Alegre e região, que necessitam de muito carinho e atenção de pessoas, de toque, de abraços, de acolhimento. Nossa intenção foi levar um pouco de alegria, por meio de uma festa de carnaval”, comentou.

Para Mariene de Morais, coordenadora da Associação de Caridade de Pouso Alegre, que engloba o Asilo Bethânia e o Educandário, a parceria é fundamental. "A alegria, a interligação entre os visitantes e os idosos faz muito bem para quem vive aqui. Sempre que temos representantes da sociedade nos ajudando, sendo solidários, dedicando um tempo para os idosos é muito importante. As pessoas da terceira idade gostam de conversar, contar histórias, gostam de carinho, de abraço. O tempo dedicado a eles vale mais que somente fazer uma doação”, afirma.

Dia de festa

“Fomos recebidos com muito carinho, eles ficaram muito felizes com os enfeites de carnaval e com o lanche, mas o que mais gostaram foi da música e da nossa presença. Queriam ficar de mãos dadas o tempo todo. Os idosos que não conseguiam dançar, ficaram sentados mexendo os dedinhos das mãos ou os pés. Com isso, nós é que saímos agraciados, nosso coração se encheu de alegria de podermos fazer algo tão simples, mas tão importante para eles. Agradecemos a todos que participaram deste dia tão intenso. A ação se torna ainda maior quando conosco levamos junto o nome de nossa instituição, o IFSULDEMINAS”, comentou Beatriz. 

IMG 1495

Uma das idealizadoras do evento, Mônica Ribeiro de Araújo, da Coordenação de Qualidade de Vida, destacou que “participar de um momento como esse faz repensar aquilo que queremos para a nossa vida, nossos valores e o envolvimento que devemos ter com o outro. Revigora e fortalece os laços entre nós mesmos, servidores”.

A assistente em administração da Pró-Reitoria de Extensão, Juliana Ramos Oliveira, participou da atividade e contou que foi a primeira vez que visitou um asilo. “Foi o maior contato com a finitude da vida que tive, que mostra uma realidade a qual muitas vezes só ouvimos falar. Com palavras não sei descrever a emoção que senti e, durante o tempo que estivemos no asilo, pude repensar vários aspectos de minha vida e aprender a valorizar ainda mais minha família e amigos. O contato com cada idoso foi especial, cada um com suas histórias e experiências singulares, o que me fez sair de lá com sentimento de gratidão por tanto carinho recebido de pessoas que não conhecia antes, mas que me trataram como se fosse uma neta. Com certeza, foi uma experiência para levar para o resto da vida”.

Luciene Prado é recreadora do asilo e explica que a interação com os idosos é muito gratificante. “É um momento especial tanto para quem vem, quanto para eles, pois assim estão interagindo, comendo coisas diferentes, conversando. Esperamos que venham mais vezes e serão sempre bem-vindos”.

Para a moradora do asilo, Maria Rita de Jesus, “a festa foi muito boa, é muito bom quando as pessoas nos visitam. Quando tem gente de fora, aqui fica mais alegre”. Já para outra idosa, Benedita Ferreira, a festa foi bonita. "Gosto muito e faz bem para todos, o mais gostoso são as pessoas que vêm nos visitar”.

Horário de visita

O horário de visita no Asilo Bethânia da Providência é de 13h30 às 16h30, todos os dias, inclusive nos finais de semana. É preciso levar um documento com foto. Já para ser voluntário, é necessário preencher uma ficha com os dados, que será analisada pela diretoria. O endereço é Rua Olegário Maciel 287, no Centro de Pouso Alegre.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
22/02/2018

registrado em:
Fim do conteúdo da página