Comissões de Saúde

Comissões de saúde se reunem para elaboração de um plano de ação para 2018

IMG 0458No dia 28 de novembro foi realizado, no auditório da Reitoria do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), a primeira reunião ordinária das Comissões de Saúde e Qualidade de Vida e das Comissões de Saúde, Segurança e Prevenção de Riscos Ocupacionais (COMSSEGs) dos campi e Reitoria. De acordo com a diretora de Gestão de Pessoas, Beatriz Glória Campos Lago, a reunião está prevista nas resoluções 047 e 048 de Junho de 2016, que dispõe sobre as comissões e teve como objetivo o alinhamento de ações, troca experiências e elaboração de um plano de ação unificado.

Participaram representantes dos campi de Inconfidentes, Passos, Três Corações, Pouso Alegre e Muzambinho presencialmente e por webconferência os campi de Poços, Machado e Carmo de Minas. O encontro é fruto das capacitações realizadas há seis meses com os membros das comissões de todos os campi. (Saiba mais).

Cada campus apresentou as ações realizadas neste ano de 2017. Em Machado, as comissões realizaram diversos eventos em homenagens às mães, aos pais, dia da mulher, do homem, do estudante e aos aposentados. Foram realizados também trabalhos de conscientização sobre Outubro Rosa e Novembro Azul. Foram proporcionados diversos momentos de interação na unidade, com a comemoração do Dia do Sevidor, o baile de 60 anos e ainda o lançamento do livro sobre a história do campus. Além disso, foi realizada ainda uma corrida rústica.

No Campus Muzambinho, os servidores foram orientados sobre vacinação e febre amarela. Também foram promovidas capacitações sobre noções de segurança, orientações sobre incêndio e primeiros socorros, conscientações sobre as campanhas Setembro Amarelo e Outubro Rosa e ações de promoção à saúde. Também ocorreram atividades na semana do servidor, vacinação contra H1N1 e homenagem no Dia das Mulheres. As açoes do Campus Passos também foram as mais diversas: auxílio na corrida de rua, caixinha de sugestões, disponibilização de banheiro exclusivo para os servidores, aulas de treinamento funcional, confraternizações com aniversariantes e ao final do ano, entre outras atividades.

A comissão do Campus Poços de Caldas trabalhou com palestras sobre a saúde da mulher, campanha de vacinação de febre amarela, minicurso sobre doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, palestra sobre assédio e exploração sexual de crianças e adolescentes, combate ao fumo e às drogas, avaliação e questionário sobre a qualidade de vida dos servidores, palestras sobre Outubro Rosa e Novembro azul.

IMG 0482

Já na Reitoria, foi realizada uma pesquisa com os servidores, usando como base a pesquisa do servidor João Tadeu Gomes sobre qualidade de vida, reuniões quinzenais, capacitações com as comissões dos campi, treinamento com extintores. Além disso, foi realizado o Dia do servidor, o primeiro Sarau da Reitoria e a campanha IFSULDEMINAS Solidário.

As ações de promoção de saúde já contam com o apoio também da Assessorias de Comunicação dos campi e da Reitoria e, a partir de agora, também contará com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão. Segundo a diretora de Gestão de Pessoas, Beatriz Glória, poderá haver fomento das ações por meio de editais que envolvam servidores e a comunidade, ou seja, mais uma possibilidade de atuação. Ao final da reunião, foi proposto um calendário unificado de ações para os campi e Reitoria .

O objetivo é que sejam desenvolvidas ações com a mesma pertinência temática no mesmo período e assim fortalecer a atividade e buscar habituar os servidores quanto à importãncia da participação de todos. " É importante um trabalho em consonância com a gestão para o fortalecimento das ações", disse Beatriz.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
08/12/2017