Página inicial > Gestão de Pessoas > Notícias da PROGEP > Capacitações das comissões de saúde

Capacitações das comissões de saúde

Membros das COMSSEGs e das Comissões de Saúde e Qualidade de Vida dos campi participam de capacitação

Entre os meses de maio e junho, a Diretoria de Gestão de Pessoas por meio da Coordenação de Qualidade de Vida do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) capacitou os membros das comissões de Saúde e Qualidade de vida e de Saúde, Segurança e Prevenção de Riscos Ocupacionais (COMSSEGs) de todos os campi.

DSC 0113Os encontros contaram com mais de 100 participantes e tiveram como objetivo o início da implantação das comissões nos campi. Foram conduzidos pelos servidores Edson Luiz de Lima, João Paulo Espedito Mariano, João Tadeu Gomes, Lucas Deleon Ramírio, Mônica Ribeiro de Araújo e Valdir Morales. Eles apresentaram os objetivos das comissões, suas atribuições e discutiram ideias e possíveis trabalhos a serem desenvolvidos. Como proposta, deverá ser realizada uma reunião semestral com todas as comissões para troca de informações e direcionamento das ações. A Coordenação de Qualidade de Vida será a consultora e mediadora das ações propostas pelas comissões.

Curso

Como suporte e possibilidade de troca de informações foi criada por meio da plataforma MOODLE um curso para cada Comissão. Os membros poderão se aprofundar em assuntos pertinentes e também postar artigos, documentos, relatórios e experiências. Após a finalização do curso, os servidores receberão certificado, que podem ser usados para a progressão por capacitação. No caso dos professores, pode servir como comprovação de curso na Normativa Docente.

Beatriz Glória Campos Lago, diretora do Departamento de Gestão de Pessoas do Instituto, agradeceu a participação de todos gestores, servidores envolvidos e especialmente à equipe de Qualidade de vida pela dedicação no desenvolvimento das capacitações. "A responsabilidade é nossa e de cada um, a ação deve ser coletiva para acontecer. Como cada campus e Reitoria possuem realidades diferentes, as ações precisam ser pontuais. Acreditamos que a partir desta iniciativa de fomentar os trabalhos das comissões, as possibilidades de aprimoramento e soluções para questões ligadas à qualidade de vida e segurança do trabalho se efetivarão.”

João Paulo Espedito Mariano, coordenador de Qualidade de Vida, acredita que os encontros foram positivos pela possibilidade de aproximação com os campi, “o trabalho foi muito bom, pois conhecemos um pouco da realidade de cada campus, coisa que não conseguimos na Reitoria. Esta é a importância das comissões, pois saúde e segurança são assuntos de interesse e responsabilidade de todos e que precisam de múltiplos olhares. Olhares que estão nos campi/Reitoria e que vivenciam essa realidade todos os dias. Agradecemos aos servidores envolvidos de alguma forma e também a oportunidade de realizar um trabalho muito gratificante, pois estamos, enfim, plantando a semente que um dia dará muitos frutos.”

IMG 3018

Para a técnica de Laboratório do Campus Pouso Alegre, Juliana Andrade Nunes, “o curso proporcionou grande troca de informações e conhecimentos, permitiu a nós membros das comissões conhecermos melhor a atuação das mesmas e nos mostrou diferentes maneiras e ferramentas de atuação. Saímos com novas ideias e mais motivados para exercermos nosso papel dentro do campus.”

Já a servidora Maria do Socorro Martinho Coelho, nutricionista do Campus Machado, comentou que a capacitação foi importante, pois apesar de já participar dos trabalhos há quase um ano, ela veio acrescentar ideias, aumentar os conhecimentos com relação à legislação e normas referentes ao tratamento dos trabalhadores. "Também nos instigou ao debate de algo que considero mais importante, que é a forma que se deve acolher e tratar o servidor quando perde o seu estado de saúde, ou algum familiar, que nem sempre é tão respeitosa como deveria”.

Sobre os encontros

A Coordenação de Qualidade de Vida começou a trabalhar a questão das comissões no ano de 2016, quando foram criadas/modificadas e aprovadas as resoluções 047 e 048 (Resoluções sobre as Comissões de Saúde e Qualidade de Vida e as Comissões de Saúde, Segurança e Prevenção de Riscos Ocupacionais (COMSSEGs), respectivamente pelo CONSUP.

A segunda etapa foi a nomeação/indicação de membros para as Comissões de Saúde e Qualidade de Vida de todos os campi e Reitoria, realizadas pelos gestores, e as eleições para as COMSSEGs, realizadas por comissões específicas de cada unidade. Nas COMSSEGs dos campi/Reitoria, que não tiveram adesão suficiente para a eleição, os membros também foram indicados. A terceira etapa foi os encontros nos campi, nos quais foram levados temas de interesse como: implantação de programas e pesquisas sobre qualidade de vida, SIASS, além de noções de segurança do trabalho, insalubridade, periculosidade e EPIs.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS com informações da Diretoria de Gestão de Pessoas
Data: 05/07/2017

registrado em: