Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Capacitação

Em Pouso Alegre, Enap ministra capacitação sobre Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional

Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional. Esse foi o tema do curso ofertado pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). A capacitação foi ministrada entre os dias 22 e 26 de maio, em Pouso Alegre. Contou com 30 participantes entre servidores da Reitoria, dos campi Pouso Alegre, Poços de Caldas e Machado e das instituições Receita Federal, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Exército, Escola de Sargentos das Armas (ESA), Prefeituras de Muzambinho e de Poço Fundo. 

foto14

Ministrado pelo instrutor da Enap, professor Hélio Lemes Costa Júnior, o curso contou com duração de 40 horas. Entre os principais tópicos abordados estavam visão geral sobre dados, informações e indicadores; indicadores de desempenho institucional; atributos de um sistema de medicação; indicadores de esforço e de resultado, entre outros. 

De acordo com a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoal do Instituto, Regiane Cristina Magalhães, “nosso principal objetivo é ofertar cursos que valorizam o conhecimento técnico de nossos servidores e, ao mesmo tempo, oferecer novas habilidades para que eles possam colaborar efetivamente com o crescimento da Instituição. Esperamos que após este curso todos os servidores participantes possam desenvolver suas atribuições com mais segurança, eficiência e eficácia contribuindo assim para o alcance dos melhores resultados institucionais.”

Para o servidor do Campus Pouso Alegre, Luiz Gissoni, “os indicadores de desempenho são instrumentos que auxiliam a gestão e permitem medir os resultados das diversas ações institucionais. Por meio dessa ferramenta é possível verificar se as metas e os objetivos da Instituição estão sendo atingidos e se sua missão junto à sociedade está sendo cumprida. É possível enxergar o que está bom, o que está ruim, o que deve ser mantido e o que deve ser melhorado. No dia a dia do meu trabalho, o curso ajudará principalmente na identificação e formulação do plano de ação para que os objetivos prioritários da minha área de atuação sejam atendidos com êxito, além de possibilitar medir o atendimento desses objetivos”.

Já o Pró-reitor de Ensino do IFSULDEMINAS, Carlos Alberto Machado Carvalho, afirmou que o curso atingiu o objetivo de desenvolver nos participantes as habilidades de como trabalhar com os dados da instituição e potencializar a expressão de Indicadores. “Os indicadores devem ser obtidos a partir de metodologias consistentes, aplicadas em dados de fontes seguras e confiáveis. O conjunto de Indicadores da Instituição é uma ferramenta fundamental para o conhecimento do passado e do presente, sendo base para tomada de decisões nos níveis estratégico, tático e operacional, bem como permite traçar os caminhos mediante análise conjuntural dos cenários externos. Em resumo, o curso foi uma ação assertiva para que, a partir desta capacitação, continuemos cada vez mais a desenvolver no IFSULDEMINAS a cultura do planejamento alicerçado no real conhecimento da instituição”.

Parceria com a Enap

A parceria com a Enap faz parte do acordo de cooperação técnica firmado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Neste acordo, a Escola Nacional de Administração Pública estende o Programa Enap em Rede – capacitando servidores às instituições da Rede Federal. O projeto existe desde abril de 2015 e é um aperfeiçoamento do Programa de Parcerias criado em 1996.

A iniciativa é uma estratégia de oferta descentralizada de capacitações da Enap, por meio de cursos de desenvolvimento técnico e gerencial. O objetivo é alcançar os servidores públicos do Executivo Federal distribuídos no território nacional e, complementarmente, os servidores dos executivos estaduais e municipais. O Enap em Rede conta com a participação de Escolas de Governo (estaduais e federais) e Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, estando presente nas 27 unidades federadas do país.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
29/05/2017

registrado em:
Fim do conteúdo da página