Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Outubro Rosa

IFSULDEMINAS celebra Outubro Rosa na Reitoria e nos campi

Campanha promove a conscientização para o diagnóstico precoce do câncer de mama


foto1Na década de 1990, nasceu o movimento conhecido como Outubro Rosa com o objetivo de estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre a doença, promover a conscientização e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento.

Consciente de seu papel educador, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) também aderiu à campanha. Para promover ações celebrando o Outubro Rosa, a instituição realizou, durante todo esse mês, diversas atividades como palestras, distribuição de panfletos e lacinhos na cor rosa (símbolos da campanha), montagem de murais educativos, campanha para arrecadação de lenços, entre outros.

Na manhã desta quarta-feira, 26 de outubro, os servidores da Reitoria trabalharam com uma peça de roupa na cor rosa. Para apoiar as ações da campanha, eles se uniram em uma caminhada de conscientização pela Avenida Vicente Simões, em Pouso Alegre. O mural da instituição também foi dedicado à campanha com informações sobre prevenção, autoexames e tratamento.

Campi em ação

Para marcar o Dia D da Campanha “Outubro Rosa”, o Campus Poços de Caldas realizou no dia 07 de outubro, a palestra “Câncer de mama: existe prevenção”, com o médico mastologista da Unimed, Doutor Ricardo Laier Franco. O evento foi aberto à comunidade, contando também com a presença de alunos e servidores do campus.

Dr. Ricardo derrubou alguns mitos relacionados ao câncer de mama, como o da associação do uso da pílula anticoncepcional com a incidência da doença, e falou sobre o tratamento, atualmente feito com radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e a terapia-alvo. O médico explicou como se procede a cirurgia de extração do câncer que, hoje em dia, é 90% conservadora, não precisando retirar toda a mama. Frisou que a mamografia deve ser realizada a partir dos 40 anos de idade, ou a partir dos 35, se houver caso da doença na família. Por fim, reforçou a importância do diagnóstico precoce. 

foto2

Respondendo às perguntas do público, o mastologista comentou que a mulher que amamenta tem menos chances de desenvolver o câncer de mama e mostrou como é eficaz o tratamento disponibilizado gratuitamente a pacientes com câncer de mama pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) da Santa Casa de Poços de Caldas.

Após a palestra, houve a entrega de laços cor de rosa ao público. Para as responsáveis pela organização da Campanha “Outubro Rosa” no Campus Poços de Caldas, a enfermeira Celma Barbosa e a técnica de laboratório Daniela de Figueiredo, o evento atendeu o objetivo de “oferecer informações e orientações a respeito do câncer de mama e sua prevenção”. De acordo com a enfermeira Celma, a prevenção deve se iniciar já na adolescência, com o autoexame das mamas e acompanhamento médico.

Mural e doação de lenços

Como parte das ações, no hall do campus foi montado um mural pelo Projeto Calendário Social com informações sobre o câncer de mama, como a forma correta de realizar o autoexame das mamas, quais os principais sintomas da doença, estatísticas, entre outros dados relevantes. Durante todo o mês, também haverá a arrecadação de lenços para doação a mulheres que estão em fase de tratamento do câncer de mama.

foto3No Campus Muzambinho, foram promovidos uma série de eventos em prol do movimento. Uma das ações realizadas foi o IV Treinão Feminino do Projeto Tatame do Bem. O treinão teve como objetivo integrar as meninas do projeto e abordar com as alunas a importância do movimento Outubro Rosa. Participaram desse evento de conscientização cerca de 16 meninas, coordenadas pela professora Rafaela Silva Brício Rezende. O projeto Tatame do Bem possui, atualmente, a maior equipe feminina de jiu jitsu da região do sul de Minas Gerais.

Estande e palestra do curso de Enfermagem

Outra atividade foi a montagem de um estande no centro da cidade pelos alunos e professores do curso Técnico em Enfermagem. Além de orientar à população sobre o câncer de Mama e ensinar técnicas para o diagnóstico da doença, os representantes do campus ainda aferiram a pressão dos mais de 40 visitantes do estande e distribuíram panfletos sobre o tema.

As alunas do curso Técnico em Enfermagem, nos dias 05 e 11 de outubro, tiveram a oportunidade de estar com participantes do Programa de Estratégias de Saúde da Família (ESF) dos bairros Anápolis e Vila Lima, no município de Muzambinho-MG, para a realização de uma atividade educativa com a temática: “Câncer de mama: quem procura acha e quem acha cura”. O objetivo da ação foi conscientizar a população sobre a importância da prevenção à doença, alertando sobre a necessidade de conhecer sua mama para a detecção precoce de anormalidades, além da realização regular do autoexame das mamas, do exame clínico e da mamografia. 

foto4

Foi organizada ainda, pela servidora Stefani Aparecida Marcolino dos Reis, a caminhada Outubro Rosa. Aproximadamente 30 pessoas participaram com a camiseta do evento e seguindo um carro de som, chamaram a atenção da população de Muzambinho para importância do Outubro Rosa.

Campanha contra o câncer de mama em animais

Outra ação foi realizada pelos alunos do 3º período do curso de Medicina Veterinária. Para orientar alunos e funcionários do instituto sobre a prevenção do câncer em animais, 25 alunos do curso de Medicina Veterinária montaram tendas em diversos setores do campus, distribuíram informativos e laços cor de rosa (que são o símbolo do movimento), tiraram dúvidas e ensinaram técnicas de como fazer o exame periódico das mamas de animais de companhia.

Campus Machado promove palestra sobre prevenção do câncer de Mama em sua Semana do Servidor

foto5No dia 25 de outubro, dando continuidade a III Semana do Servidor, o Campus Machado promoveu uma palestra sobre “Câncer de Mama”. Cerca de 30 mulheres compareceram à atividade que foi ministrada pela enfermeira e educadora da Secretaria Municipal de Saúde, Julia Soares Leal Fernandes. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer) foram 57 mil casos de câncer de mama no Brasil em 2016. Seis casos são detectados a cada hora no país e a a cada 24 segundos uma mulher é diagnosticada no mundo. No Brasil, são 51 casos para cada 100 mil mulheres.

Julia explicou sobre os tipos e estágios do tumor. Elencou diversos fatores de risco, como idadade avançada, menopausa tardia, gravidez após os 30 anos, histórico familiar, uso prolongado de anticoncepcional, álcool, fumo, sedentarismo, obesidade, entre outros. As participantes fizeram perguntas variadas e, ao final, foram sorteados diversos brindes. Ainda foi realizado, no dia 22 de outubro, durante o evento IF na Praça promovido pelo campus, no Epidauro da Praça Antônio Carlos em Machado, distribuição de laços rosas, em alusão à campanha do Outubro Rosa.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
26/10/2016

 

 

 

 

 

 

Reitoria

Campus Machado 

Campus Muzambinho

Campus Poços de Caldas

registrado em:
Fim do conteúdo da página