Página inicial > Gestão de Pessoas > Capacitação de servidores

Capacitação de servidores

Parceria do IFSULDEMINAS com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) proporciona capacitação aos servidores

WhatsApp Image 20160711 1Uma parceria firmada entre o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) possibilita a oferta de capacitação aos servidores da Reitoria, dos campis e de outros órgãos da administração pública, como a Universidade Federal de Alfenas (Unifal), a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), a Receita Federal de Pouso Alegre, o Exército e a Escola de Sargentos e Armas de Três Corações.

O curso "Análise e Melhoria de Processos (AMP)" tem duração de 35 horas e acontece durante toda essa semana, entre os dias 11 e 15 de julho, no Campus Pouso Alegre, que contribuiu com a infraestrutura para realização do curso. O pró-reitor de Administração, Honório José de Morais, a diretora de Gestão de Pessoas (DGP), Beatriz Glória Campos Lago; e a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoal, Regiane Magalhães, representaram o IFSULDEMINAS, recebendo os participantes no primeiro dia do curso.

Sobre a capacitação

A capacitação é ministrada pelo instrutor Hélio Lemes Costa Junior e tem como objetivo entender a evolução dos modelos de gestão e a inserção da gestão por processo no contexto de flexibilidade organizacional. Também aborda os fundamentos que permitem melhorar o gerenciamento de processos, aplicar e discutir a utilização do referencial conceitual na implementação, acompanhamento e avaliação de programas de gerenciamento de processos organizacionais. Por meio do curso, o participante aprende a aplicar a Metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP), em sua área de atuação profissional, ou seja, identificar um processo organizacional, mapear o processo, levantar problemas, causas e propor soluções viáveis, considerando elementos básicos e essenciais de alinhamento com demais processos organizacionais.

A opinião dos participantes

O sargento do Exército, Raniery Franco de Oliveira, considera que a capacitação já está ajudando a melhorar a percepção dos processos realizados na sua instituição. "O curso está sendo bem proveitoso, pois já consegui analisar um processo que precisa ser melhorado no Exército. Por se tratar de um órgão público, existe a falsa percepção de que não temos um cliente, mas ele existe sim e precisa de um serviço de qualidade, assim como o setor privado. Graças ao curso, já tenho uma ideia bem produtiva que levarei ao Exército".

O diretor de Administração do Campus Pouso Alegre, Luíz Gissoni, comentou que uma das finalidades do curso de Análise e Melhoria de Processos é proporcionar ao servidor a visão da instituição de uma outra forma, além de permitir a ele visualizar os diversos processos necessários para que os objetivos da instituição sejam alcançados. Para Luíz, o curso que está sendo realizado em Pouso Alegre também permite a interação entre servidores de vários órgãos diferentes."Acredito ser uma excelente oportunidade de aprendizado para implantação de melhorias nos processos do Campus Pouso Alegre. Por ser uma Instituição nova, muitas boas práticas ainda não puderam ser implementadas. Ter um curso desse nível tão próximo da gente é uma oportunidade única e que deve ser muito bem aproveitada".

Próximo curso

Por meio da parceria com a Enap, a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), informa que mais uma capacitação será ofertada em agosto. O tema será "Gestão de Pessoas: fundamentos e tendências" com a professora Glaucia Paula Bernardes Guarany. Além dos servidores da Reitoria, também poderão participar os servidores dos campi. A capacitação terá duração de 21 horas e também acontecerá no Campus Pouso Alegre.

Parceria com a Enap

A parceria com a Enap faz parte do acordo de cooperação técnica firmado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em abril deste ano.Neste acordo, a Escola Nacional de Administração Pública estende o Programa Enap em Rede - capacitando servidores às instituições da Rede Federal. O projeto existe desde abril de 2015 e é um aperfeiçoamento do Programa de Parcerias criado em 1996.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
12/07/2016