Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Novembro Azul

IFSULDEMINAS promove palestra sobre prevenção do câncer de próstata 

IMG 8892Depois do outubro rosa, direcionado à prevenção do câncer de mama, o mês de novembro é mundialmente dedicado às ações de combate ao câncer de próstata e de incentivo à saúde do homem. E, para orientar os servidores, a Diretoria de Gestão de Pessoas da Reitoria do IFSULDEMINAS promoveu, na manhã dessa última quinta-feira, 22 de novembro, uma palestra com o biomédico especialista em hormônios sexuais masculinos, Martin Loose Estivalet.

Ele falou sobre sintomas, fatores de risco, prevenção e tratamento do câncer de próstata. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido a este tipo de câncer, segundo dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA). “Novembro azul é mais do que prevenção do câncer de próstata, precisamos falar sobre a saúde do homem como um todo. Essa ação do Instituto é importante para conscientização dos servidores sobre a realização de exames, prevenção e cuidado da saúde.” explicou o palestrante. Na ocasião, ele ainda falou sobre bioética.

Para o servidor Felipe Mendes Dias de Lima, "iniciativas como essa, além de esclarecerem dúvidas corriqueiras, nos estimulam e nos despertam para um cuidado mais regular com a saúde. Gosto muito dessas palestras porque demonstram uma atenção que a instituição possui com os servidores. A palestra foi muito produtiva e não discursou apenas sobre a prevenção do câncer de próstata, mas sim sobre a atenção geral à saúde do homem, sendo ela o resultado de uma alimentação saudável conciliada com a prática regular de exercícios físicos para uma melhoria contínua na qualidade de vida. Penso que o objetivo foi de tornar os homens mais conscientes e alertar para alguns preconceitos que podem colocar em risco nossas vidas".

Gilmar dos Santos Sousa Miranda também participou da ação e comentou que, “momentos como esse devem ser muito valorizados. Embora esse assunto ainda seja visto como um tabu, acho que é imprescindível a discussão, pois, trata-se de nossa saúde, que é um bem imensurável. Acredito que um mês inteiro com ações dedicadas à temática possa despertar o interesse e a atenção dos homens para a seriedade do assunto”.

Para finalizar as atividades, os servidores participarem do bingo: "Bingode" e receberam brindes. O calendário de ações junto aos servidores continua em dezembro, com tema: a luta contra a AIDS.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
23/11/2018

Notícias da PROGEP

Fim do conteúdo da página