Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

SIASS

IFSULDEMINAS se torna unidade do SIASS

Como órgão gestor, servidores terão mais comodidade nos serviços de atenção à saúde

IMG 6302 SIASSO Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) passou a partir de segunda-feira, dia 25 de setembro, a atender como unidade do SIASS (Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Federal). O posto continuará sendo no prédio da Reitoria, em Pouso Alegre, junto ao Setor de Qualidade de Vida do Servidor. O Instituto coordena a realização de exames admissionais e periódicos, além de perícias médicas (licenças, afastamento para tratamento de saúde, aposentadorias, etc) e registro no SIASS de atestados, entre outros serviços, que podem ser requisitados por meio de formulários neste link. (https://portal.ifsuldeminas.edu.br/index.php/dgp/formularios-documentos/134-dgp/414-saude)

Novidades
O Instituto também passará a prestar um novo serviço por meio do SIASS. Os servidores poderão realizar, a partir do início de outubro, perícia odontológica no IFSULDEMINAS, o que antes era realizado pelo CEFET/MG, em Belo Horizonte. Além disso, uma equipe multidisciplinar, formada por assistente social, psicólogo e engenheiro do trabalho, irá auxiliar nas atividades referentes à promoção e acompanhamento de saúde dos servidores. 

Tornar-se unidade do SIASS, segundo a gestora do Sistema no IFSULDEMINAS, Mônica Ribeiro de Araújo, ainda trará outros benefícios para todos os servidores atendidos. “Antes, apenas o INSS possuía acesso irrestrito aos dados do SIASS, agora que nos desvinculamos e nos tornamos unidade, as informações apresentadas no Sistema servirão como uma ferramenta de gestão, que vai resultar na criação de um banco de dados da saúde do servidor, com indicadores e estatísticas para programas de prevenção, de acompanhamento dos afastamentos e de melhorias nas condições de trabalho”, afirma Mônica.

Equipe SIASS/IFSULDEMINAS

Administrativo:

Mônica Ribeiro de Araújo (Reitoria)

Samara Bruzadelli Moscardini (Reitoria)

Assistente social:

Maria Elizabeti da Silva Bernardo (Campus Pouso Alegre)

Engenheiro do Trabalho:

Valdir Morales (Reitoria)

Médicos-peritos:

Edson Luiz de Lima (Reitoria)

Maria José Adami Bueno (Campus Inconfidentes)

Flavio Resende Fraga (Polícia Federal)

Peritos-odontólogos:

Adriana Martins da Silva Santos (Campus Inconfidentes)

Natalia Lopes Vicinelli Soares (Campus Passos)

Psicólogo:

Túlio Marcus Trevisan Borges (Reitoria)

Histórico

Criado em 2009, o SIASS coordena e integra ações e programas nas áreas de assistência à saúde, perícia oficial, promoção, prevenção e acompanhamento da saúde dos servidores da administração federal. Desde 2011, o IFSULDEMINAS participa do Sistema, atendendo servidores federais como órgão de extensão da unidade gerida pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social de Belo Horizonte – MG). Porém, a partir de 20 de agosto de 2018, o IFSULDEMINAS obteve autorização do Ministério do Planejamento e tornou-se unidade oficial do SIASS, iniciando suas atividades em 25 de setembro, após a finalização do cadastramento dos servidores que atuarão na unidade, bem como dos órgãos partícipes.
A mudança foi estratégica, visando à manutenção das facilidades já adquiridas pelos servidores da instituição, como explica a gestora do SIASS/IFSULDEMINAS. “Em junho deste ano, o INSS de Belo Horizonte avisou que iria deixar de atender os servidores do Instituto. Com isso, se um servidor precisasse passar, por exemplo, por perícia feita por uma junta médica, teria que se deslocar para unidades credenciadas de medicina do trabalho em cidades como Alfenas ou até mesmo BH, pois o médico do INSS, que antes realizava o atendimento aqui na Reitoria, não viria mais. Foram quase dois meses trabalhando junto ao Governo para demonstrar que o IFSULDEMINAS possuía os requisitos necessários para se tornar unidade do Sistema”, esclarece Mônica.

Como unidade gestora, o IFSULDEMINAS manterá o atendimento dos mais de mil e cem servidores do órgão centralizado na Reitoria. Além disso, por meio de um termo de cooperação, também prestará o serviço a aproximadamente 650 servidores de outras entidades federais partícipes do Sistema, com agências em Pouso Alegre e região: Polícia Rodoviária Federal; Receita Federal; Comissão Nacional de Energia Nuclear; Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT); Procuradoria Federal; Ministério do Trabalho e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Acesse aqui o Manual de Perícia Oficial em Saúde do SIASS

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS

Data: 28/09/2018

registrado em:
Fim do conteúdo da página