Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Plano de Desenvolvimento de Pessoal

O Plano de Desenvolvimento de Pessoal (PDP) foi instituído pelo Decreto 9.991, de 28 de agosto de 2019, sendo um dos instrumentos da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP).

O PDP é elaborado anualmente e contém as necessidades de desenvolvimento de pessoal que serão atendidas no ano seguinte, e enviado ao Órgão Central do SIPEC, que realizará a análise e emitirá uma manifestação técnica.

O PDP do IFSULDEMINAS foi elaborado após a realização de pesquisa em setembro de 2019 com todos os servidores, a fim de levantar as necessidades de desenvolvimento para o ano de 2020. Neste primeiro PDP foram cadastrados todas as necessidades recebidas dos servidores, apenas com algumas pequenas adaptações.

O PDP do IFSULDEMINAS foi enviado em outubro de 2019 e em fevereiro de 2020 foi recebida a manifestação técnica.

A manifestação técnica recebida do órgão central do SIPEC é dividida em três partes. Na primeira parte são apresentadas a metodologia utilizada na análise do PDP e outras informações relevantes quanto a análise. Na segunda parte (anexo I) são apresentadas as necessidades do PDP levantadas do IFSULDEMINAS e os cursos da ENAP que atendem a esta demanda, seguido do catálogo de cursos da ENAP na terceira parte (anexo II).

A manifestação técnica se concentrou em analisar as necessidades do PDP classificadas como transversais e foram indicados cursos do catálogo da ENAP que atendem a esta necessidade.

Diante disso, há três situações diferentes:

1ª - as necessidades que não foram analisadas;

2ª - as que foram analisadas, mas não foram indicadas algum curso específico;

3ª - as que foram indicados cursos da ENAP.

Para as necessidades que foram indicados cursos da ENAP, deverão ser atendidas com os cursos indicados no catálogo da manifestação técnica, que possui também informações sobre como utilizar os cursos da ENAP.

Para as necessidades que não foram analisadas ou que não foram indicados cursos da ENAP e nem de outra Escola de Governo, o órgão poderá atender de outra forma, como por exemplo, através de contratações, que deverão ter a devida justificativa.

Os casos que envolvem a contratação de cursos ou cursos presenciais da ENAP deverão observar, para serem atendidos, a disponibilidade orçamentária, interesse institucional, dentre outros.

Cabe também destacar que as necessidades do PDP enviado, relacionadas a afastamentos, como a licença para capacitação e afastamento integral para qualificação, como também a participação em congressos, workshops e eventos semelhantes, não foram analisadas na manifestação técnica do PDP. Desta forma, poderão ser atendidas diretamente pelo órgão, observando todas as normas, critérios e procedimentos necessários.
Abaixo o PDP enviado e a manifestação técnica recebida do órgão central do SIPEC.


Acesse:

- PDP Enviado

PDP Recebido

Para saber mais sobre a PNDP acesse aqui.

 

Publicado em: 13/03/2020

registrado em:
Fim do conteúdo da página