Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > PROEX > Orientações para Intercâmbio
Início do conteúdo da página

Orientações para Intercâmbio

Estudantes recebem orientações para experiência de intercâmbio em Portugal, Colômbia e Peru

IMG 3662Os sete estudantes contemplados nos editais 66/2018 e 77/2018, do Programa de Mobilidade Estudantil, se reuniram na tarde desta segunda-feira, 25 de junho, com a equipe de Assessoria Internacional, na Reitoria do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), a fim de receberem orientações para viagem a Portugal, Colômbia e Peru. Serão quatro meses de intercâmbio, com data de início em agosto (Colômbia e Peru) e meados de setembro para Portugal. Por meio do Programa de Mobilidade Estudantil, os alunos receberão auxílio para compra de passagem no valor de R$ 2.000 e seguro saúde, no valor de R$ 1.000. Além disso, as instituições estrangeiras ofertarão alojamento e alimentação sem nenhum custo para os estudantes.

Orientações

Rafael Tenório, assessor de Relações internacionais do IFSULDEMINAS, e a assistente em Administração Ana Paula Villela conduziram a reunião. Eles explicaram aos alunos sobre visto, passaporte, recursos para a compra do seguro-viagem, contas bancárias no exterior para o saque dos recursos da bolsa, comportamento perante a instituição que vai acolhê-los, comportamento em relação à nova cultura na qual estarão inseridos, curiosidades e avisos sobre os países e as instituições parceiras do IFSULDEMINAS. Falaram também sobre as obrigações no retorno ao Instituto e sobre o processo interno de equivalência das matérias cursadas no exterior. As principais dúvidas dos alunos foram com relação ao procedimento para conseguirem o visto. O reitor Marcelo Bregagnoli também deu boas-vindas aos estudantes e falou sobre a importância da experiência para eles. Enfatizou que cada estudante representa não só o Brasil, mas também o IFSULDEMINAS no exterior. Dessa forma, devem se preocupar com a imagem que transmitirão para os estrangeiros com quem conviverão.

Expectativas

Paulo Ricardo Batista é estudante do 6º período do curso de Licenciatura em Educação Física do Campus Muzambinho. Ele irá para o Instituto Politécnico do Porto, em Portugal, e conta que pretende conhecer os métodos e práticas de ensino, “como sou da Licenciatura, quero conhecer método de treinamento e de ensino, novas tecnologias e trazer para o Brasil uma nova perspectiva de ensino.” O aluno também tem interesse de prorrogar o intercâmbio e permanecer no país por seis meses. Ele conta que já teve uma vivência em Portugal no ano passado, “estou mais preparado, pois no ano passado fui para Portugal apresentar um trabalho em um congresso e agora tenho a oportunidade de aprofundar a vivência”.

IMG 3667

Carolina Lima Silva é aluna do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Muzambinho e também irá para Portugal, no Instituto Politécnico do Porto. Ela irá cursar disciplinas ligadas à àrea de educação e conta que a expectativa para a viagem é grande, “estou ansiosa e quero muito conhecer a instituição. Sinto que será totalmente diferente, um novo mundo, uma nova cultura e pessoas diferentes. Apesar de falarem português, o sotaque é diferente, então acho que vou crescer muito como pessoa, como educadora e profissional e que a experiência irá enriquecer muito meu currículo”. Carolina também está ansiosa para conhecer a cidade, os museus, os prédios antigos e já viu que a instituição é semelhante ao IFSULDEMINAS, “eu vi que o Instituto Politécnico do Porto é bem parecido com o instituto, tem um campo grande de atuação, criação de animais, acho que estarei familiarizada, estou bem empolgada”.

Já Sâmia Borges cursa o 9º período de Engenharia de Alimentos do Campus Inconfidentes e irá para Universidad del Tolima, na Colômbia. “Eu ia fazer disciplinas relacionadas com o meu curso lá, mas como estou no 9º período, já fiz a maioria delas. Então, resolvi cursar disciplinas de negócios internacionais, que irá me acrescentar muito. Vou fazer matérias como comércio exterior, logística, entre outras”. Quando retornar ao Brasil, ela terá que fazer o Trabalho de Conclusão de curso e estágio. Além das disciplinas outro interesse da aluna é o aprendizado do espanhol e do inglês, “hoje uma segunda língua é básico para atuar na área o mercado pede inglês, o espanhol é desejável. Eu já sei um pouco de inglês e vou fazer uma disciplina lá e eles também oferecem espanhol para estrangeiros, curso que pretendo fazer para aperfeiçoar”.

Ísis Araújo é aluna do curso de Licenciatura em Química, no Campus Pouso Alegre, e pretende aprender como funciona a educação na Colômbia. Ela também irá para Universidad del Tolima. “Como faço licenciatura, estou pensando em estudar como funciona a educação lá, isso vai agregar bastante. Já entrei em contato com as meninas que também irão para Colômbia, mas sou a única de Pouso Alegre que irá para o intercâmbio.”

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
26/06/2018

Fim do conteúdo da página