Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > X seminário da imigração - 2020
Início do conteúdo da página

X seminário da imigração - 2020

Na 10ª edição, Seminário da Imigração italiana em Minas Gerais terá programação online

Evento, entre 6 e 10 de outubro de 2020, abordará temas variados que abrangem praticamente todas as regiões do Estado com a participação ao vivo de representantes do Governo e de universidades italianas

 

- Programação

Site do evento

Acompanhe o evento nas Rede Sociais:  Facebook

Instagram

Twitter

Youtube

Crédito foto Kátia LombardiO Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais chega à sua 10ª edição e terá toda a programação realizada de forma virtual. Com o tema “A influência italiana no Desenvolvimento, na Cultura e nos Esportes em Minas Gerais”, as atividades serão realizadas entre 6 e 10 de outubro, com transmissão pelo canal do Seminário no YouTube. Temas variados e que abrangem praticamente todas as regiões do Estado são destaques da programação, que terá ainda a participação de representantes do Governo e de universidades italianas.

A ideia da realização da 10ª edição do seminário, na modalidade virtual, surgiu durante a pandemia. Para os organizadores a realização da primeira edição inteiramente online seria uma oportunidade de atrair participantes e público de todas as regiões de Minas Gerais interessados no tema. “No IX Seminário, realizado no ano passado, fizemos uma edição regional, no Sul do Estado, neste ano, com a edição virtual tivemos a possibilidade de contemplar todas as suas regiões. E de fato, temos participantes do Sul de Minas, do Triângulo Mineiro, da Zona da Mata, das regiões das Vertentes e Central, além das regiões da divisa com o Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, áreas contíguas donde provieram muitos imigrantes italianos que se fixaram em Minas Gerais”, comenta a coordenadora geral Giusi Zamana, da Associação Ponte entre Culturas.

Expectativas

Para Giusi, a maior amplitude do 10º Seminário reflete a diversidade de formação e de procedência geográfica e institucional dos membros que integram a Comissão Organizadora e a rede de parceiros do evento. Além desse fato, pode-se enfatizar a consolidação do referido evento em seus 15 anos de existência.

“A 10ª edição é também uma ocasião para comemorar o trabalho realizado ao longo destes anos. Aceitando os desafios gerados pela pandemia, o Seminário aproveita da tecnologia, hoje a disposição de todos, para alcançar uma abrangência muito maior, trazendo à tona os resultados colhidos graças à construção, durante todos estes anos, de uma importante rede de interlocutores em todo o Estado, que agora por meio da internet supera as distâncias”, comenta Silvia Alciati, que também integra a coordenação geral do evento, representando o Consiglio Generale degli Italiani all’Estero (Conselho Geral dos Italianos no Exterior - CGIE).

Nas mesas internacionais o seminário terá a participação de representantes de instituições governamentais e entidades da Itália e do Brasil e além de professores universitários dos dois países. E haverá ainda uma sessão dedicada à colaboração artística entre o Teatro da Pedra - grupo de teatro mineiro – com Ernani Maletta, professor da UFMG, e Francesca della Monica, artista italiana. Esta parceria, além de contribuir para o desenvolvimento técnico do elenco, se estendeu para a criação do último espetáculo do grupo, “Odisseia”, que contou com Ernani e Francesca na direção musical.

O evento

No total serão 14 encontros, distribuídos durante os cinco dias do evento, com a participação de 62 palestrantes, entre mediadores das mesas, apresentadores de trabalhos, e convidados. A cada encontro, após as apresentações dos trabalhos será realizado debate para promover uma maior interação dos participantes e um maior enriquecimento de ideias. “Nossa expectativa é alcançar públicos diversos em função das áreas de interesse, da amplitude e da multidisciplinaridade dos temas abortados”, comenta o coordenador acadêmico do Seminário e sociólogo, Dimitri Fazito, professor da UFMG.

Embora não seja estritamente acadêmico, o evento é uma atividade de extensão das Universidades Federais de Minas Gerais e de Juiz de Fora promovido em parceria com a Associação cultural Ponte entre Culturas e o CGIE, entidade publica que reúne e representa os cidadãos italianos residentes no exterior.

Participação italiana

A participação de representantes italianos torna o evento internacional e de grande reconhecimento. Para tanto ele é divulgado pela comunidade italiana e ítalo-descendente de todo o mundo. A abertura, por exemplo, com tema “A Itália no Mundo e em Minas Gerais”, terá a participação de Marina Sereni, vice-ministra das Relações Exteriores e Cooperação Internacional (MAECI) e do secretário-geral do CGIE, Michele Schiavone. Na oportunidade, ele discorrerá sobre os trabalhos e os programas realizados pela entidade na representação da comunidade italiana no mundo todo.

A identidade visual do evento é uma criação do artista plástico italiano, radicado no Brasil, Guido Boletti, em homenagem ao jornalista, escritor e poeta Gianni Rodari, no ano em que se comemora o centenário de seu nascimento.  Celebrando o universo criativo e a liberdade expressiva de sua obra, o 10º Seminário deseja lembrar um dos mais importantes autores de literatura infanto-juvenil e poeta italiano do século XX. 

 

Dúvidas e Informações

. WhatsApp: +55 (51)9.9680-0109

. E-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Texto: Marcos Imbrizi
Foto: Kátia Lombardi
Revisão: Ascom/Reitoria do IFSULDEMINAS
Atualizado em: 25/09/2020

__________________________________________________

 IFSULDEMINAS  apoia  10º Seminário da Imigração Italiana em MG

Evento será realizado na modalidade virtual, entre os dias 06 a 10 de outubro de 2020

 

 

X seminario apoio institucional

A décima edição do Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais será realizada na modalidade virtual, entre os dias 06 a 10 de outubro de 2020.
A participação é pública e as inscrições gratuitas. A programação abrange a apresentação de trabalhos acadêmicos e não acadêmicos, elaborados a partir de pesquisas concluídas ou em andamento, sobre as influências italianas em três linhas temáticas principais:

01. O desenvolvimento econômico e social na diversidade regional mineira;
02. A formação cultural e identitária em suas manifestações materiais e imateriais;
03. A difusão, organização e popularização dos esportes em Minas Gerais.

A programação contempla também duas sessões internacionais, na abertura e no encerramento, abordando temas de atualidade no contexto das relações bilaterais entre Minas e a Itália, como: cooperação para o desenvolvimento
sustentável, Made in Italy e PMEs, sistema de representação para a cidadania ativa, com a participação de convidados italianos e brasileiros de relevo.

Púbico Alvo

O Seminário é dirigido a todos os interessados em cultura italiana, patrimônio cultural, história, genealogia, turismo das origens, bem como no intercâmbio Minas – Itália, nos mais diversos âmbitos, e a todos os italianos natos ou descendentes que desejam entender e participar mais dos processos de representação e cidadania ativa.

História

Os Seminários da Imigração Italiana em Minas Gerais são promovidos desde 2005 pela “Ponte entre Culturas” em parceria com instituições e entidades brasileiras e italianas com o objetivo de valorizar e preservar o patrimônio histórico e cultural relacionado com a presença dos imigrantes italianos em Minas Gerais. O evento objetiva também a divulgação e a promoção de intercâmbios diversos (culturais, acadêmicos, comerciais, turísticos, etc.) fortalecendo os laços entre Minas Gerais e a Itália.

Veja abaixo vídeo documentário que retrata o evento

Este documentário retratando os eventos realizados em ocasião do IX Seminário da Imigração Italiana, em setembro de 2019 na cidade de Andradas, no Sul de Minas. A região possui grandes atrativos turísticos e é caraterizada pela agricultura familiar, com enfase na cafeicultura e vitivinicultura. A porcentagem de ítalo descendentes em toda a região é muito alta, chegando a 70% em Andradas, que faz divisa com o estado de São Paulo. O trasbordamento destes imigrantes italianos do estado de São Paulo para Minas escapa dos registros oficiais das hospedarias de imigrantes ou dos registros portuários, portanto os novos dados levantados no estudo de caso do historiador Dr. Carlos Eduardo Rovaron, pelo Circolo Italiano di Andradas, contribuem para valorar a tese de que o número de imigrantes italianos que se estabeleceram em Minas Gerais é bem maior daquele contabilizado até hoje.

 

 

Ficha Técnica

Comissão Organizadora

 

Comité Científico:    Coordenador acadêmico: Dimitri Fazito de Almeida (UFMG);

Vice coordenador: Marcos Olender (UFJF);

Domingos A. Giroletti (MPA/FPL);

Fernanda H.C. Alcântara (UFJF/Governador Valadares);

Luis Carlos Negri (IFSULDEMINAS);

Luis Gustavo Molinari Mundim (IEPHA);

Maria Rosaria Barbato (UFMG);

Sandra Nicoli (UNIVALE);

Sérgio Pedini (IFSULDEMINAS);

Stanley Savoretti de Souza (IHGMG).

 

Coordenação Geral:       Giusi Zamana (PONTE ENTRE CULTURAS);

Silvia Alciati (CGIE).

Relações Institucionais:          Anisio Ciscotto (Associação EFASCE);

Guido Boletti (Agência Consular Honorária SJDR);

Maria Silvana Sica (COMITES MG);

Giulio Mattiazzi (Centro di Studi Regionali“G.Lago”, UNIPD).

Design Gráfico:  Fabiano Azevedo Barroso.

Transmissão Streaming: Meneio Soluções Cênicas.

Web Design: Alexandre Fürst.

Parceiros

Realização:  Ponte entre Culturas MG Consiglio Generale degli Italiani all’Estero (CGIE);

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);

Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF);

Patrocínio Institucional: Consulado da Itália em Belo Horizonte.

Media Partner: Blog Itália no Brasil.

Apoio Institucional:       Instituto Italiano di Cultura San Paolo;

Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG);

Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ);

Mestrado Profissional em Administração da Fundação Pedro Leopoldo (MPAFPL);

Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS);

Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG/Campus Governador Valadares;

Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE);

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/Campus Timóteo;

Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG);

Academia Leopoldinense de Letras e Artes;

Associação Comercial, Industrial e Rural de Leopoldina;

Comitato degli Italiani all’Estero MG (COMITES MG).

Apoio Cultutal:  Ente Friulano Assistenza Emigrati (EFASCE);

Casa d’Italia de Barbacena;

Associação Ítalo-brasileira San Francesco di Paola – Juiz de Fora;

Associazione Lucchesi Toscani nel Mondo – Jacutinga;

Círculo Ítalo brasileiro do Sul de Minas – Poços de Caldas;

Associação Cultural Italiana do Triangulo Mineiro;

Circolo Trentino de Ouro Fino;

Circolo Italo Brasiliano di Ouro Fino;

Circolo Ítalo brasileiro de Monte Sion;

Circolo Italiano di Andradas;

OSM - Central de Associações de Produtores Orgânicos do Sul de Minas;

COOPFAM - Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo;

AGRIFAM - Associação Agricultores Familiares e Orgânicos de Andradas;

Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Ibitiura, Andradas e Caldas MG;

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE MG;

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER MG.

Patrocínio:   Rima Industrial;

Instituto Palestra Itália;

Multiseg Corretora de Seguros;

Aethra Sistemas Automotivos;

Gatti Engenharia e Arquitetura;

Cerealista Nova Safra;

Lokamig Rent a Car;

Miramare Consultoria;

Cambio Picchioni.

Texto: Divulgação
Revisão: Ascom/Reitoria do IFSULDEMINAS
14/09/2020

__________________________________________________

 

X seminário da imigração Italiana em Minas Gerais

A Influência Italiana no Desenvolvimento, Cultura e Esportes em Minas Gerais

 

- Edital 

de1eebee 282c 4476 864f aa415f6b460dEstão abertas as inscrições para a submissão de trabalhos para o X Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais, que será realizado na modalidade virtual, entre os dias 06 e 10 de Outubro de 2020.  As propostas devem ser enviadas para o email: seminarioimigracaoitaliEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e o prazo para o envio de trabalhos termina no dia 15 de agosto.

Estarão possibilitadas as inscrições dos trabalhos acadêmicos e não acadêmicos, elaborados a partir de pesquisas concluídas ou em andamento, sobre as influências italianas em três linhas temáticas principais:

. O desenvolvimento econômico e social na diversidade regional mineira;

. A formação cultural e identitária em suas manifestações materiais e imateriais;

. A difusão, organização e popularização dos esportes em Minas Gerais.

 

Texto: Divulgação
Revisão: Ascom/Reitoria do IFSULDEMINAS
Data: 16/07/2020

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página