Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PROEN > Ingresso Cursos Superiores 2020
Início do conteúdo da página

Ingresso Cursos Superiores 2020

IFSULDEMINAS reabre período de inscrição para ingresso nos Cursos Superiores

São mais de mil vagas para cursos superiores presenciais e 300 para cursos superiores EaD

- Edital 143/2019: retificado

- Manual do candidato

- Inscrições

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) publicou hoje, 27/11, a reabertura do período de inscrições para seu Processo Seletivo, destinado ao ingresso de alunos no 1º semestre do ano letivo de 2020, nos cursos superiores dos Campi de Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Campus Avançado Carmo de Minas.

O Processo Seletivo será classificatório e eliminatório, sendo realizado em uma única etapa, ou seja, o candidato poderá se inscrever e utilizar as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) dos anos de 2017,2018 ou 2019. O sistema de inscrição, automaticamente, privilegiará a edição na qual se obteve a maior nota.

Período de inscrição

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via Internet até o dia 09 de janeiro de 2020 e o candidato deverá pagar uma taxa de R$30,00.

Os documentos exigidos para a inscrição são:

a) Número do RG e CPF do candidato. Não serão aceitos RG e CPF de terceiros, mesmo que de parentes;
b) Se estrangeiro: número da carteira de estrangeiro(a) ou número do passaporte visado.
 
Inscrição

O candidato deverá acessar a página do IFSULDEMINAS, acessar o link Vestibular, em seguida clicar na opção Inscrições e, posteriormente, preencher todos os campos obrigatórios apresentados no formulário de inscrição. Finalizado o Processo de Inscrição no sistema, o candidato deverá imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), referente à taxa, e pagá-la em qualquer agência bancária ou lotérica até a data impressa na guia.

Para candidatos que não tenham acesso à Internet, os campi disponibilizarão computadores nos locais estabelecidos no item 4.5. do edital.

Comprovante Definitivo de Inscrição

Em razão de não haver a aplicação de provas, não haverá necessidade de impressão do Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI), sendo que este não será disponibilizado.

Divulgação das Notas e do Resultado Parcial

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pela aplicação do ENEM e publicação dos resultados, prevê para o mês de janeiro de 2020 a publicação das notas obtidas pelos candidatos no referido exame. Após essa divulgação, as notas dos inscritos serão consultadas automaticamente pelo sistema, considerando, assim, a maior nota geral obtida no exame.

Matrículas

Os candidatos serão classificados por ordem decrescente do total de pontos obtidos no Processo Seletivo, conforme notas obtidas na edição do ENEM, considerando-se a melhor nota geral obtida, sendo convocados para a matrícula os candidatos aprovados, de acordo com o número de vagas oferecidas, em conformidade com o item 1 (Quadro de vagas do campus) do edital.

A matrícula dos candidatos classificados e que se inscreveram nas vagas destinadas às ações afirmativas e PcD Geral estarão condicionadas à apresentação e deferimento da documentação comprobatória de tais condições, descrita nos itens seis e oito deste Edital.

Cronograma

Evento

Data/período

Inscrição para o Processo Seletivo

27/11/2019 a 09/01/2020

Último dia para pagamento da taxa de inscrição

10/01/2020

Divulgação da relação candidato(a)/Vaga

A partir de 16/01/2020

Divulgação das notas

A partir da divulgação das notas do ENEM

Resultado Preliminar para Matrícula e Pré-matrícula 

A partir da divulgação das notas do ENEM

Matrículas dos aprovados

A definir

Divulgação dos excedentes

A definir

Início das aulas

Calendário a ser definido pelo campus

Texto: Ascom Reioria/IFSULDEMINAS

Data: 27/11/2019

 

Fim do conteúdo da página