Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Notícias da PPPI > 1º Desafio Tecnológico
Início do conteúdo da página

1º Desafio Tecnológico

 IFSULDEMINAS divulga dia e horário para as apresentações do 1º Desafio de Inovação Tecnológica

Dia e horário da apresentação

Acontecerá no dia 21/09/2019 (sábado)a partir das 8h, na Reitoria do Instituto Federla do Sul de Minas, conforme estabelecido no item 07 do edital 126/2019, a apresentação das propostas elaboradas pelas equipes do 1º Desafio de Inovação Tecnológica. A apresentação será de até 10 minutos por equipe e deverá ser realizada pelos alunos.

A banca irá avaliar os grupos de acordo com os seguintes critérios, com notas de 0 (zero) a 10 (dez):

a) Inovação e originalidade;

b) Impacto para o IFSULDEMINAS;

c) Capacidade de integração e interoperabilidade;

d) Viabilidade financeira e aplicabilidade;

e) Criatividade e clareza da apresentação;

f) Protótipo apresentado.

Texto:Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
21/08/2019

__________________________________________________

IFSULDEMINAS lança 1º Desafio de Inovação Tecnológica 

Alunos e servidores podem se inscrever até o dia 11 de agosto

- Edital 126/2019

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI) torna público o edital do 1º Desafio de Inovação Tecnológica (DIT) para alunos e servidores dos campi. O objetivo é oportunizar que servidores e estudantes desenvolvam e testem suas habilidades, com problemas reais do Instituto, visando a incentivar a cultura inovadora, bem como a formação de profissionais criativos e inovadores.

Requisitos

Poderão participar alunos regularmente matriculados no segundo semestre de 2019, em qualquer um dos cursos oferecidos pelo Instituto de qualquer um dos campi, em equipes compostas por quatro integrantes, sendo três discentes de qualquer modalidade de curso e um servidor, que será o coordenador da equipe.

Inscrições

A inscrição será realizada por meio do envio do Formulário de Inscrição (Anexo II) em formato não editável (pdf), no período de 05 de julho a 11 de agosto, obrigatoriamente por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O formulário de inscrição poderá ter, no máximo, quatro páginas, se uma categoria; seis páginas, se duas categorias; e oito páginas, se três categorias.

Categorias de problemas/desafios

A equipe escolherá uma ou mais categorias de problema para propor uma solução: 

Desafio 01: Gerenciamento de estacionamentos – o IFSULDEMINAS possui estacionamentos em todos os campi. Em alguns deles, mais de um. A equipe deve propor uma solução que permita o gerenciamento do estacionamento como um todo, incluindo mecanismos para controle de acesso e gerenciamento de ocupação. Devem ser utilizadas soluções inovadoras, preferencialmente baseadas em soluções livres e abertas, buscando baixo custo de implantação e operação.

Desafio 02: Mobilidade institucional – constantemente, há um grande fluxo de pessoal, equipamentos e materiais entre as unidades do IFSULDEMINAS. Ao mesmo tempo que se busca otimizar as despesas decorrentes desse fluxo, tem-se como prioridade não comprometer os processos administrativos e educacionais. Assim, a equipe deve propor uma solução para otimizar e potencializar a mobilidade institucional, podendo abranger abordagem de compartilhamento de viagens ou caronas, otimização de rotas e agendamentos, entre outros.

Desafio 03: Gerenciamento e gestão de resíduos – no IFSULDEMINAS, existe a constante preocupação ambiental na gestão e correto destino dos resíduos produzidos em todas unidades. O desafio da equipe é propor uma solução para o gerenciamento sustentável dos resíduos sólidos produzidos em todos os campi e Reitoria, fazendo a mensuração de tudo que é gerado, propiciando, assim, subsídios para a correta destinação.

Seleção

Será nomeada, pela equipe organizadora uma comissão julgadora, a fim de proceder com a análise e avaliação das inscrições/propostas recebidas. Todos as propostas regularmente inscritas serão analisadas pela comissão no prazo previsto neste edital e serão avaliadas seguindo os critérios de:

- Inovação e originalidade;

- Potencial de impacto para o IFSULDEMINAS;

- Viabilidade financeira e aplicabilidade.

O resultado das avaliações das propostas recebidas ficará disponível no site institucional - https://portal.ifsuldeminas.edu.br/. Caberá recurso para o resultado das propostas analisadas, em até 24 horas do dia útil subsequente à publicação do resultado da etapa, por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., em formulário próprio (Anexo III) que deverá ser enviado pelo coordenador da equipe.

Apresentação

Será estabelecida uma banca para avaliação das apresentações orais, com membros indicados pela PPPI/NIT/DTI/DDI. As 12 equipes apresentarão suas propostas, presencialmente para a banca de avaliação no dia 21 de setembro, na Reitoria do IFSULDEMINAS, localizada em Pouso Alegre. Fica sob a responsabilidade do coordenador da equipe, providenciar toda a logística necessária para a presença no evento.

Premiação

Todas as equipes receberão certificado de participação e a equipe vencedora, para cada categoria, receberá certificado informando a sua colocação no Desafio. Será concedida uma premiação principal para a equipe que se classificar em primeiro lugar, referente às três categorias deste edital, conforme a seguir:

- Bolsa no valor de R$ 400,00 mensais para alunos de cursos superiores;

- Bolsa de R$ 200,00 mensais para alunos de cursos técnicos subsequentes;

- e bolsa de R$ 100,00 mensais para alunos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.

As bolsas terão duração de três meses, para cada um dos alunos participantes da equipe vencedora, classificada em primeiro lugar, em cada categoria, para desenvolver e finalizar o produto tecnológico. Será descentralizada pela PPPI/NIT para o campus das equipes vencedoras mediante a entrega de um projeto – a ser elaborado no modelo de Iniciação Científica e Tecnológica, disponibilizado no Anexo V do edital, contendo um plano de trabalho para cada estudante. O envio do projeto deverá ocorrer até às 23h59 do dia 30 de setembro e deverá ser enviado para o endereço eletrônico, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Cronograma

Período de inscrição 05/07 à 11/08
Prazo máximo para esclarecimentos de dúvidas 05/08
Divulgação da homologação das propostas protocoladas 12/08
Análise e seleção das propostas enviadas 12/08 à 14/08
Divulgação do resultado das propostas aprovadas 15/08
Período de recurso quanto ao resultado 16/08
Divulgação final após recurso 19/08
Envio do Termo de Compromisso 20/08
Desenvolvimento da Inovação 21/08 a 21/09
Apresentação das tecnologias desenvolvidas (protótipo) 21/09
Premiação 21/09
Envio do projeto para continuidade da proposta ganhadora 27/09
Envio do relatório final 31/01/2020

Texto:Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
08/07/2019

 

 

 

 

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página