Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Pós-graduação EaD
Início do conteúdo da página

Pós-graduação EaD

Abertas inscrições para o curso de Pós-graduação em Modelagem do Vestuário (EaD)

- Edital 110/2019

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) abre inscrições para o curso de Pós-graduação Lato Sensu em Modelagem do Vestuário (EAD), a ser oferecido pelo Campus Passos. No total são 30 vagas, voltadas para formados nas seguintes áreas: Design de Moda, Modelagem, Moda, Estilismo e profissionais atuantes no setor e áreas afins, interessados em especializar-se em Modelagem do Vestuário, desde que disponham de conhecimentos básicos na área, mediante a apresentação de documentos comprobatórios de experiência.

O curso tem como objetivos: articular conhecimentos técnicos e práticos da área de moda com métodos criativos e inovadores para a construção de projetos de produtos do vestuário na perspectiva da formação plena do cidadão trabalhador. É gratuito, não possuindo mensalidades, nem taxas de matrícula, havendo apenas uma taxa de inscrição para o processo seletivo no valor de R$ 100,00. Será realizado pelo Campus Passos, no Polo de Apoio Presencial do próprio campus. O candidato deverá estar ciente que, se aprovado, sua participação nos encontros presenciais no Polo de Apoio Presencial será imprescindível para sua formação.

Sorteio das vagas

A forma de ingresso nesta pós-graduação ocorrerá por meio de sorteio, que ocorrerá no dia 05 de julho no Campus Passos, a partir das 14h e será aberto ao público para acompanhamento dos procedimentos de auditoria e conferência. O sorteio será realizado com a presença de, no mínimo, três servidores do IFSULDEMINAS, não sendo obrigatória a presença dos candidatos.

O sorteio será realizado entre todos os candidatos, estabelecendo uma ordem de classificação geral. Após a classificação geral serão extraídos os candidatos optantes pela reserva de vagas melhores colocados, referente ao número de vagas reservadas, conforme quadro de vagas. Os candidatos optantes pela reserva de vagas não contemplados em primeira chamada permanecerão na classificação geral podendo ser convocados para matrículas em chamadas posteriores conforme ordem de classificação, considerando a opção pela reserva de vagas ou ampla concorrência.

Vagas

Curso Polo de Apoio Nº de vagas Ampla Concorrência Nº de vagas Pretos,
Pardos, Indígenas
ou Pessoas com Deficiência
Total de Vagas
Pós-Graduação Lato Sensu em Modelagem do Vestuário Passos 24 06 30

Haverá a reserva de 20% das vagas para candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas ou pessoa com deficiência. No ato da inscrição, o candidato deverá optar se concorrerá à reserva de vaga aos candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas ou pessoa com deficiência ou se concorrerá às vagas de ampla concorrência. Os candidatos aprovados dentro das vagas reservadas deverão comprovar a sua condição no momento da matrícula, da seguinte forma:

- No caso de candidato preto, pardo ou indígena, ele assinará um termo de autodeclaração, conforme modelo constante no Anexo I.

- No caso de candidato com deficiência, ele deverá apresentar laudo médico original, com no máximo um ano, que ateste a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID em vigor), conforme especificado no Decreto nº 3.298/1999 e suas alterações, bem como à provável causa da deficiência.

- O candidato que se recusar a assinar a autodeclaração ou não for considerado deficiente, conforme itens anteriores, caso aprovado no processo seletivo, perderá o direito à vaga reservada, concorrendo apenas na ampla concorrência.

O IFSULDEMINAS poderá constituir comissão para verificação da veracidade da autodeclaração de preto ou pardo ou indígena que o candidato fez no momento da inscrição. Na ausência de candidatos aprovados para as vagas reservadas, estas serão preenchidas pelos demais aprovados, com estrita observância da ordem classificatória. 

Caso não haja o preenchimento de 70% das vagas oferecidas no curso, ao campus reserva-se o direito de não o oferecer.

Inscrições

As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet pelo endereço eletrônico https://inscricaovestibular.ifsuldeminas.edu.br/ até as 23h59 do dia 27 de junho. Para realizar a inscrição, o candidato deve obrigatoriamente informar CPF, data de nascimento e endereço de e-mail válido, sendo que no caso de estrangeiro, o número de carteira de estrangeiro ou número do passaporte visado.

Para efetivação da inscrição é necessário o correto preenchimento do sistema de inscrição e o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00. A Guia de Recolhimento da União (GRU) deverá ser impressa ao final da inscrição. O pagamento poderá ser efetuado em qualquer agência bancária, até o dia 28 de junho.

Isenção da taxa

O candidato poderá solicitar a Isenção da Taxa de Inscrição, por meio de requerimento próprio (Anexo III), no período de 04 a 11 de junho. Deverá realizar a inscrição e com o número gerado, preencher o campo correspondente no Anexo III. Os documentos deverão ser encaminhados à COPESE do Campus Passos até o dia 11 de junho, pessoalmente (de 09h às 21h) ou via Correios (SEDEX com AR), no seguinte endereço: Rua Mário Ribola nº 409, Bairro Penha II, CEP 3.903-358 – Passos/MG, A/C COPESE.

Resultado final

O resultado final do sorteio será publicado a partir das 18h do dia 05 de julho.

Recursos

Caberá recurso, devidamente fundamentado, contra as seguintes situações:

- Indeferimento de solicitação de isenção de taxa de inscrição;

- O candidato terá até o dia útil subsequente à divulgação dos eventos apontados no item 6.1, para entrar com recurso, conforme horários constantes no item 6.3.

O recurso deverá ser feito mediante preenchimento do requerimento constante no Anexo II, devendo ser protocolado pessoalmente no Setor de Registro de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão - SERPEX, no período de 9 às 19h, ou encaminhados para o endereço de e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até o horário limite de 19h.

Caso haja alteração do resultado, após recursos previstos no item 6.1., haverá nova publicação do resultado no dia 19 de junho. Não serão analisados recursos intempestivos ou que não estejam em concordância com as orientações deste edital. Os recursos serão analisados e terão uma decisão terminativa, constituindo-se única e última instância. Contra o resultado final não cabe recurso.

Matrículas

As matrículas dos classificados em primeira chamada deverão ser realizadas, presencialmente, no período de 08 a 10 de julho, na Secretaria de Pós-graduação – SERPEX, no Campus Passos, de 08 às 19h. Os candidatos que não se matricularem até as 19h do último dia, serão considerados desistentes, sendo chamados os candidatos subsequentes, obedecendo a ordem de classificação. No caso de convocação de candidatos excedentes (segunda chamada), as matrículas serão realizadas, presencialmente, no período de 15 e 16 de julho, na Secretaria de Pós-graduação – SERPEX, no Campus Passos.

Início das aulas

Os encontros presenciais serão realizados no Polos de Apoio Presencial do Campus Passos, de acordo com calendário a ser divulgado posteriormente pela Coordenação do Curso, preferencialmente aos sábados. A data de início das aulas será divulgada no endereço eletrônico do Campus Passos.

Cronograma

Inscrição para o Processo Seletivo 04/06/2019 a 27/06/2019
Solicitação de Isenção de Taxa de Inscrição 04/06/2019 a 11/06/2019
Resultado Parcial de Solicitação de Isenção de Taxa 18/06/2019
Recurso contra Resultado Parcial de Solicitação de Isenção de Taxa 19/06/2019
Resultado Final de Solicitação de Isenção de Taxa 24/06/2018
Último dia de pagamento da inscrição 28/06/2019
Divulgação da lista de inscritos 04/07/2019
SORTEIO DAS VAGAS 05/07/2019
Resultado Final 05/07/2019
Convocação para matrículas 1ª chamada 05/07/2019
Matrículas 1ª chamada 08/07/2019 a 10/07/2019
Divulgação da lista de convocados para a 2ª chamada 12/07/2019
Matrículas 2ª chamada 15/07/2019 e 16/07/2019

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
04/06/2019

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página