Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Notícias da PPPI > 9ª OBAP - credenciamento
Início do conteúdo da página

9ª OBAP - credenciamento

banner obap 750x195

Equipes chegam para edição internacional da OBAP 

48806096587 3fe52b9645 cNesta sexta-feira, 27 de setembro, teve início a nona edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), realizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), este ano, em parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR)

A competição recebe 30 equipes nacionais para disputar a modalidade Técnico Integrado e 10 equipes para concorrer na modalidade Técnico Subsequente. Além disso, 21 equipes estrangeiras também concorrerem na modalidade Subsequente, vindas de seis países pertencentes à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da América do Sul.

Os quase 200 estudantes, de escolas técnicas federais e estaduais, institutos federais e colégios particulares, vieram de 15 estados brasileiros, da América do Sul e da África. Eles começaram a chegar, no Campus Foz do Iguaçu do IFPR, para credenciamento às 16h30. Cada um recebeu um kit da equipe organizadora da OBAP, com materiais de identificação e para a realização das provas. Além dos estudantes, cada equipe veio acompanhada de um orientador e algumas delegações estrangeiras trouxeram autoridades de seus países para conhecerem e prestigiarem a edição internacional da OBAP.48805962171 5bf3c67f1f c

Minas Gerais (9) foi a unidade da federação que enviou o maior número de equipes, seguida pelo Rio Grande do Sul (5). Na competição internacional, Paraguai (8) e Argentina (5) foram os países com a maior quantidade de grupos participantes.

O reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, afirmou que esta é uma edição especial da olimpíada. "Fazendo uma retrospectiva sobre a OBAP, percebemos sua evolução. Na primeira edição, aplicamos apenas questões teóricas, de lá para cá, começamos a colocar desafios práticos. Ano passado, demos o primeiro passo para a internacionalização, abrindo as inscrições da OBAP para estudantes de outros países, que participaram apenas da etapa virtual. Agora, em 2019, vieram representantes de seis países realizar a etapa presencial, que é a mais importante. Uma olimpíada científica, como a OBAP, tem o caráter de rever conceitos e a matriz curricular dos estudantes, constantemente, além de ter como objetivo trazer o aluno para uma realidade que ele vai encontrar no mundo do trabalho", explicou.

Expectativas

O competidor paraguaio Cristobal Ferreira, de 18 anos, chegou confiante e considera a OBAP uma competição saudável e grandiosa. "Como a OBAP convidou estudantes de vários países e do Brasil para competir, isso possibilitará que todos demonstrem sua capacidade técnica e bagagem intelectual. Me esforçarei e farei o possível e o impossível para conquistar o primeiro lugar. Foram oito horas de viagem para chegar a Foz do Iguaçu e fui muito bem recebido, é impressionante a hospitabilidade brasileira", parabenizou.

48806100522 c6939bf943 cA viagem de Deolindo Candinga, 18 anos, para a OBAP foi bem mais longa. O competidor angolano saiu dois dias antes do início da competição de sua cidade, Huambo, foi de carro até a capital da Angola, Luanda, pegou um voo para o Brasil e ainda outro até seu destino, Foz do Iguaçu. Apesar do extenso trajeto, está animado. "A expectativa é boa, quero vencer, assim como todas as outras equipes que aqui estão. Além disso, desejo aprender novos conhecimentos sobre a área de ciências agrárias", frisou.

A estudante brasileira Isabella de Cássia Morais Bastos, do Instituto Federal de Minas Gerais, é outra competidora otimista. "Eu e minha equipe nos preparamos e espero que a gente se saia bem. Nosso forte é a prática de solos, espero que isto nos ajude a levar uma medalha para casa", revelou

Competição

Ainda nesta sexta-feira, os competidores realizam a primeira prova da competição. A partir das 19h00, os estudantes terão duas horas para concluir as 20 questões objetivas e duas dissertativas da prova teórica.
A competição segue durante todo o sábado (28), quando os participantes resolvem três atividades práticas. No período da manhã e início da tarde, haverá provas de campo envolvendo inseminação artificial e adubação; além de teste sobre topografia, a ser feito no laboratório de Informática. Todas as provas ocorrem no Campus Foz do Iguaçu do IFPR.

Enquanto os estudantes realizam as provas, orientadores das equipes e autoridades presentes cumprirão uma agenda paralela. Eles serão convidados a assistirem a uma palestra sobre o Marco Regulatório da Inovação e a participarem de uma reunião com a Assessoria Internacional do IFSULDEMINAS. Na sequência, será servido o almoço e, depois, os competidores terão intervalo para atividades livres.
A cerimônia de premiação e encerramento ocorrerá ainda no sábado, a partir das 20h00, no auditório da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) - Campus Foz do Iguaçu.

Redes Sociais

Além do portal institucional, a cobertura da 9º OBAP também será feita pelas redes sociais do IFSULDEMINAS. Confira as atualizações diárias e baixe suas fotos no Instagram, Facebook e Flickr.

Parcerias e apoio

A 9ª edição da OBAP é realizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas (FSULDEMINAS) em parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR). A organização da olimpíada conta com o patrocínio do Governo Federal, dos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, da Itaipu Internacional e da Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé). Recebe o apoio da Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Integram a comissão técnica docentes do IFSULDEMINAS, IFPR, IF SUDESTE MG e IFSP. A competição ainda recebe apoio técnico de intercambistas do IFSULDEMINAS e estudantes do IFPR, do curso de Engenharia de Aquicultura.

O diretor pró-tempore do Campus Foz do Iguaçu do IFPR, Alcione Benacchio, comentou sobre a parceria na realização da OBAP internacional. "Nós recebemos o convite de hospedar a nona OBAP com muita alegria. Acho a edição muito importante por envolver outros países, como os de de lígua espanhola, e acredito ser esta característica a 'cara' de Foz do Iguaçu, por termos esta relação com a tríplice fronteira, por termos alunos da Argentina e Paraguai frequentando nosso campus", pontuou. 

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS

Fotos: Marcus Fogaça / Conif

Data: 27/09/2019

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página