Concurso de Monografias

Divulgado resultado do edital de incentivo à pesquisa no combate às drogas e a valorização da vida

Resultado - publicado em 17/02/2017

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) divulga nesta sexta-feira, 17 de fevereiro, o resultado do Edital 23/2016, "Incentivo à pesquisa no combate às drogas e a valorização da vida".

Publicado em:17/02/2017

___________________________________________________________________________________________________

IFSULDEMINAS lança edital de incentivo à pesquisa no combate às drogas e a valorização da vida

Podem se inscrever estudantes dos cursos técnicos e superiores do IFSULDEMINAS, até o dia 12 de agosto

- Edital 23/2016

- Anexo I

Com objetivo de estimular o interesse dos estudantes dos cursos técnicos e superiores dos campi sobre o combate às drogas lícitas e ilícitas, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) lança edital de "Incentivo à pesquisa no combate às drogas e a valorização da vida".

Os estudantes deverão pesquisar e buscar referenciais teóricos para discussão e a reflexão sobre o tema, bem como apresentar ações e estratégias para minimizar a presença dessas substâncias na comunidade. Deverá ser escrita uma monografia abordando o tema “Drogas lícitas e ilícitas na vida do adolescente”, tendo como referência a Política Nacional sobre Drogas (PNAD), a Política Nacional sobre Álcool (PNA), a Política Nacional de Direitos Humanos (PNDH), a legislação brasileira sobre drogas, além de pesquisas científicas atuais sobre o efeito dessas substâncias no organismo.

As monografias poderão abordar diversos aspectos como: educação, saúde, assistência social, segurança pública, direitos humanos, redução de risco e danos, promoção dos direitos humanos de crianças e adolescentes, medidas socioeducativas, modelos inovadores no combate às drogas, modelos inovadores no combate ao álcool e no combate ao fumo.

Inscrições

As inscrições devem ser efetivadas até o dia 12 de agosto, por meio do envio da monografia para a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PPPI), via e-mail ( Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), em formato pdf, juntamente com a cópia digitalizada da ficha de inscrição, devidamente assinada (ANEXO I), cópia digitalizada da declaração de matrícula e da cédula de identidade (RG). As inscrições que apresentarem dados incorretos, incompletos ou inverídicos serão automaticamente eliminadas.

Requisitos para participação

Poderão se inscrever, estudantes do nível médio ou nível superior, que estejam devidamente matriculados em qualquer curso do IFSULDEMINAS. A autoria da monografia deverá ser individual, sendo admitida apenas um trabalho por aluno. Cada participante deverá ter um(a) orientador(a) para auxiliá-lo. Não há limites de participação de monografias por turma ou por campus.

Avaliação

A avaliação dos trabalhos será feita por uma comissão julgadora constituída por profissionais dos diversos campi e Reitoria, designados pela PPPI/ DGP/Qualidade de Vida e obedecerá aos seguintes critérios:
– Fundamentação teórica atual e pertinente ao tema.
– Originalidade da argumentação.
– Articulação e coerência das ideias apresentadas.
– Linguagem adequada: objetividade, estilo, concisão e correção.
– Relevância da monografia para a melhoria do conhecimento teórico sobre a utilização de drogas lícitas e ilícitas na comunidade.
– Ações e/ou estratégias propostas para minimizar a presença dessas substâncias na comunidade.

Resultado

Os resultados estarão disponíveis na página da PPPI, no prazo mínimo de até 60 dias após a homologação da comissão julgadora.

Premiação

Serão premiados os 1º, 2º e 3º lugares de cada campus na modalidade de ensino: nível médio / subsequente e superior. Todos os premiados receberão certificados. O 1º lugar receberá um tablet. O 2º e 3º lugares receberão um aparelho celular LG (LG-A275) e um modem de dados Huawei.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
25/05/2016