Eficiência energética

ascom

Docentes do IFSULDEMINAS participam de  capacitações e treinamentos sobre eficiência energética e projetos fotovoltaicos

Conheça o Projeto IF Solar!

Foto 1Na última semana, entre os dias 21 e 25 de novembro, os professores do IFSULDEMINAS Ezequiel Junio de Lima (Campus Poços de Caldas), João Francisco Malachias Marques (Campus Avançado Três Corações) e Bruno Eduardo Carmelito (Campus Poços de Caldas) participaram de uma capacitação sobre Eficiência Energética no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) – Campus Vitória.

Promovido pela Secretaria de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a empresa alemã Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), o curso faz parte de uma iniciativa que visa o desenvolvimento de ações na área de Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal. Ao todo, foram 22 professores, de 15 institutos da Rede.

Essa é a primeira etapa de um projeto para capacitação de professores das diversas áreas da Engenharia, para implementação de cursos-piloto à sociedade, e abordou temas como: Medidas de Melhoria de Desempenho Energético; Gestão de Energia e Análise Financeira de Medidas de Eficiência Energética.

A segunda etapa dessa capacitação está planejada para o próximo ano, também no Campus Vitória, e será divida em partes teóricas e práticas. Com o apoio de uma empresa do ramo industrial, serão abordadas questões como geração e distribuição de vapor, ar comprimido, bombas e ventilação.

Para João Francisco Malachias Marques, professor do Campus Avançado Três Corações, “o curso é importante, pois cria subsídios para tratar do tema dentro das disciplinas relacionadas, além de se tornar ferramenta para trabalhos de extensão, quer seja internamente no Instituto com as melhorias de nossas instalações, ou externamente levando os conceitos às comunidades com as quais nos relacionamos.”

Elaboração de projetos fotovoltaicos

Img 3Os professores do Campus Poços de Caldas Ezequiel Junio de Lima e Bruno Eduardo Carmelito foram convidados para participar de um treinamento para Dimensionamento e elaboração de projetos em sistemas Fotovoltaicos. A capacitação dos docentes ocorreu em outubro, no Instituto Federal da Bahia.

Etapas de projetos fotovoltaicos; Simulação e dimensionamento de sistemas FV com uso de softwares; Elaboração da documentação técnica de um sistema FV; Especificação de componentes do sistema FV e Preparação de documentos para entrega à concessionária estiveram entre os temas abordados.

Esse treinamento foi organizado pela Agência de Cooperação Alemã, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, que coopera com o Ministério de Educação, desde 2015, em projetos de fortalecimento da educação profissional e tecnológica na área de Energias Renováveis e Eficiência Energética.

Através da constituição de um Comitê Temático de Formação Profissional em Energias Renováveis e Eficiência Energética, sob coordenação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) foram definidos currículos para a formação de profissionais nestas áreas de atuação. Para a área de Energia Solar Fotovoltaicos o GT Solar definiu

Os docentes capacitados poderão atuar como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos em suas unidades de origem para a expansão da oferta de cursos. A Reitoria do IFSULDEMINAS apoia a ação com o objetivo de promover projetos de sustentabilidade, tais como o IF Solar que visa a implantação de placas fotovoltaicas para geração de energia solar em diversas unidades do IFSULDEMINAS. Bruno e Ezequiel contribuíram com o estudo de viabilidade e implantação do projeto.

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS com informações da Ascom do IFES

Fotos: Arquivo IFSULDEMINAS e IFES