Audiência pública

IFSULDEMINAS participa de audiência pública na Assembleia de Minas para solicitar investimentos em cursos voltados à energia fotovoltaica

foto1Junto a outras instituições de ensino profissionalizante de Minas Gerais, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) participou na terça-feira, 02 de maio, de uma audiência pública da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa do Estado (ALMG), em Belo Horizonte, para solicitar recursos destinados à oferta de capacitação técnica de mão de obra para a produção de energia solar fotovoltaica.

Também estiveram presentes representantes do Campus Ribeirão das Neves do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), do Serviço Nacional de Aprendizagem de Minas Gerais (Senai-MG), da Fundação Cefet Minas, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), da CEMIG, da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), da Agência de Cooperação Alemã-GIZ, da subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica/Setec/ MEC.

O diretor de Desenvolvimento Institucional do IFSULDEMINAS, Paulo Roberto Ceccon, acredita que os jovens mineiros precisam se preparar para a expansão do mercado fotovoltaico, responsável por 70% da energia limpa produzida no país. "Com um laboratório, nós teríamos condições de criar cursos técnicos e de especialização. Já temos as pessoas capacitadas, falta o investimento”, explica.

O IFSULDEMINAS está em fase de implantação do projeto IFSolar, responsável pela instalação de placas fotovoltaicas para geração de energia elétrica a partir da radiação solar nos campi e Reitoria. O projeto pioneiro abrange não apenas o Instituto Federal do Sul de Minas, mas outras 15 instituições da Rede Federal. Ao todo, estima-se que 82 unidades farão a instalação dos painéis fotovoltaicos.

Além da iniciativa com o projeto IF Solar, o Campus Poços de Caldas está trabalhando na implantação de um curso técnico em Energia Solar Fotovoltaica. Os professores da área de Engenharia Elétrica da unidade participaram de várias capacitações e treinamentos sobre o tema.

foto6O diretor-geral do IFMG - Campus Ribeirão das Neves, Charles Martins Diniz, comentou que o cenário é favorável para o treinamento sistematizado nos diversos institutos federais de todo o Estado, já que a perspectiva de crescimento na área é grande. “Temos condições e estamos prontos para fazer essa formação. Minas Gerais é o estado com o maior número de conexões fotovoltaicas do Brasil, ultrapassando São Paulo, e até 2024 esses pontos podem chegar a 1,2 milhão, sendo que a maior parte serão pequenas usinas e residências”, afirmou Charles.

Parcerias

Reivindicaram mais investimentos na área o presidente da Fundação Cefet Minas, Paulo Eduardo Maciel Almeida, e o diretor-geral do Instituto Federal do Norte de Minas – Campus Montes Claros, Renato Afonso Cota Silva. “Buscamos parcerias no setor público”, ponderou Renato.

Autor do requerimento para realização da reunião, o deputado Bosco (PTdoB) destacou a importância de Minas Gerais no cenário nacional de geração de energia fotovoltaica e o fato de o mercado estar em franca expansão, propiciando grandes oportunidades de emprego aos jovens.

Dos requerimentos aprovados, ao final da reunião, dois deles foram para visitas, a pedido do deputado Bosco, ao secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e ao ministro da Educação, com o objetivo de apurar ações para formação de mão de obra especializada destinada a atender o mercado de desenvolvimento e produção de energia solar fotovoltaica.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS com informações da Assessoria da Assembleia de Minas

Fotos: Arquivo IFSULDEMINAS e Assembleia de Minas
05/05/2017