Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Notícias do ensino > Encontro de Bibliotecári@s
Início do conteúdo da página

Encontro de Bibliotecári@s

IFSULDEMINAS promove o IV Encontro de Biblitecári@s 

foto1O IV Encontro de Bibliotecári@s do IFSULDEMINAS foi realizado nesta segunda-feira, 24 de abril, no Espaço Sociocultural do Campus Machado. O evento contou com a presença do reitor, Marcelo Breganolli; do diretor-geral do Campus, Carlos Henrique Rodrigues Reinato; do pró-reitor de Ensino, Carlos Alberto Machado Carvalho; do pró-reitor de Extensão, Cléber Ávilla Barbosa e da diretora de Desenvolvimento de Ensino: Márcia Rodrigues Machado. Foram arrecadados 50 litros de leite para doação ao Lar São Vicente de Paula, instituição que atende 43 idosos em Machado.

foto2

No Encontro, foram ministradas duas palestras. A professora Adriana Maria de Souza falou sobre: “Coaching na atuação do profissional da informação”. Ela abordou as melhorias e inovações em termos de desenvolvimento profissional, pautada na urgência e necessidade de mudar rotinas e processos de trabalho existentes, para além do que se tem feito nos ambientes de informação dentro das organizações. Segundo a palestrante, “o coaching é uma proposta de mudança dentro das instituições como um todo. Ele tem como propósito levar uma nova forma de atuação e de conscientização para as questões de trabalho, com uma visão sistêmica das pessoas enquanto trabalhadoras”.

A segunda palestra foi proferida pela professora Suely de Brito Clemente Soares, que falou sobre Cultura Digital e temas correlatos. “Especialmente há uma década, estamos assistindo a um momento informacional ímpar no nosso planeta. Sempre temos alguma notícia de uma nova tecnologia e no que isto afeta o nosso dia a dia profissional? Todos que vieram para o encontro estão dispostos a entender melhor este momento que estamos vivendo.E, é de extrema importância, já que o profissional bibliotecário trabalha diretamente com as fontes de informação gerindo-as, seja nos institutos de pesquisa, nas bibliotecas, nos centros de documentação ou na mídia. Todo esse avanço tecnológico depende dessas fontes para que o desenvolvimento ocorra”.

foto3Para o reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Breganolli, as bibliotecas fazem parte de uma dimensão muito importante no âmbito da instituição, devido às avaliações, como as últimas realizadas pelo INEP. “Passamos por um momento difícil, quando temos um corte orçamentário muito grande e são momentos de reflexão como esse, que nos motivam a buscar novas alternativas e a usar a criatividade para superar as adversidades”.

O anfitrião do evento, Carlos Henrique Rodrigues Reinato, diretor-geral do Campus Machado, ressaltou a importância das bibliotecas na instituição. “Temos conquistado grandes resultados nas avaliações dos nossos cursos. Nossas bibliotecas são um ponto forte na instituição. Neste dia, temos a chance de discutir e criar novas ideias para que métodos sejam executados, a fim de buscar sempre uma maior qualidade no nosso ensino”. 

Andressa Magalhães, bibliotecária do campus Machado, acredita que encontros como este proporcionam renovação constante da profissão. “Os palestrantes trazem temas inovadores. Nossa maior dificuldade é que as pessoas enxerguem o papel das bibliotecárias e das bibliotecas. Pois, estamos nos renovando e tentando acompanhar os avanços tecnológicos”. Já Vanessa Martins Dias, graduanda em biblioteconomia, diz ser importante ter um maior contato com o universo da área, para entender as novas atividades que estão sendo dadas para a biblioteca. “Hoje, a biblioteca não é mais um depósito de livros, como antes se achava. Ela é um centro de gestão da informação e de atividades culturais. E o nosso dever é disseminar as informações, seja por livros ou pela internet”.

Texto: Ascom/Campus Machado Revisão: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria

Fotos: Ascom/Campus Machado

Data: 25/04/2017

 

Fim do conteúdo da página