Página inicial > Últimas notícias > Notícias do ensino > 1º Dia Escolar do IFSULDEMINAS

1º Dia Escolar do IFSULDEMINAS

Evento tem como tema: Permanência e Êxito dos Estudantes

O Instituto Federal do Sul de Minas realizará no dia 19 de maio, o 1º Dia Escolar do IFSULDEMINAS. A iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino traz como tema a Permanência e Êxito dos Estudantes. O evento é voltado para professores e técnicos administrativos que atuam diretamente com as questões relacionadas ao processo ensino-aprendizagem. Tem por objetivo discutir questões do cotidiano escolar que envolvem as práticas de ensino, pesquisa e extensão, visando a proposição de ações que promovam a permanência e o êxito dos estudantes. A estratégia a ser usada propiciará a participação simultânea de todos os servidores envolvidos diretamente com o assunto. O evento será transmitido “ao vivo”, pelo canal do Youtube TV IFSULDEMINAS. A sede para a transmissão será o Campus Pouso Alegre. Nos demais campi, os participantes estarão reunidos em um local a ser definido pela gestão da unidade.

Como participar?

As informações sobre a participação serão esclarecidas pelas Diretorias de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) e Departamentos de Desenvolvimento Educacional (DDE) de cada campus.

Contatos:

1º momento:

8h às 8h30 - Inscrição

8h40 às 9h - Composição da mesa solene e abertura oficial

9h às 10h - Palestra proferida pelo Prof. Dr. Rogério Teles (IFMA) - “ A Prática dos Profissionais de Educação como Estratégia para a Promoção de Permanência e Êxito dos Estudantes da Educação Profissional e Tecnológica”

10h às 12h - Debate

Estratégias para o debate:

• Haverá uma equipe no campus para receber as perguntas dos participantes.

• Os participantes deverão encaminhar suas questões à equipe do campus que fará a organização dos assuntos e temas.

• A equipe compartilhará as perguntas em documento do google drive, para a equipe central.

• A equipe central fará o encaminhamento ao palestrante.

O primeiro bloco de perguntas deverá ser encaminhado, meia hora após o início da palestra. Poderão ser encaminhados blocos de perguntas durante a segunda meia hora.

2º momento

Discussão sobre o Plano Estratégico de Permanência e Êxito nos campi

Das 14h00 às 17h00 - Reflexão e discussão sobre o Plano Estratégico de Permanência e Êxito dos Estudantes do IFSULDEMINAS (PEPE)

Estratégia

O campus organizará grupos para análise, discussão e propostas de ações por níveis e formas de oferta de ensino.

Atividades a serem desenvolvidas pelos grupos:

• Análise dos índices de evasão e retenção dos estudantes dos Ciclos de matrículas 2015/2016 (dados serão extraídos pelo Coordenador de Sistemas /PROEN e encaminhados aos campi);

• Análise das propostas de estratégias de ações do PEPE – Resolução CONSUP 026/16;

• Elaboração de nova proposta de estratégias de ações.

As atividades desenvolvidas no 1º Dia Escolar atendem a Resolução CONSUP 026/2016, que trata do Plano Estratégico de Permanência e Êxito dos alunos do IFSULDEMINAS. Os documentos elaborados nesse dia serão enviados pelos DDE/DEPE à Pró-Reitoria de Ensino. O plano ajustará projetos e ações institucionais existentes na instituição, contemplando as ações propostas pelos campi para esta nova fase, consolidando, assim, políticas administrativas e pedagógicas que visam ampliar as possibilidades de permanência e êxito dos estudantes no processo educativo. Pretende-se reafirmar o compromisso com os educandos por meio de estratégias e metas firmadas de forma democrática no âmbito de cada curso da instituição, fortalecendo a execução da missão institucional e contribuindo para o atendimento dos estudantes, com foco na sua permanência e êxito acadêmico.

programacaodiaescolar

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Reitoria e Pró-Reitoria de Ensino