Página inicial > Últimas notícias > Notícias da PROAD > Encontro da Administração

Encontro da Administração

1º Encontro da Administração do IFSULDEMINAS reúne cerca de 200 participantes

Evento discutiu o controle e planejamento para a efetividade da administração pública

Nesta terça-feira, 4 de outubro, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio da Pró-Reitoria de Administração em parceria com o Campus Machado, promoveu o I Encontro da Administração do IFSULDEMINAS, que reuniu cerca de 200 pessoas no auditório do Centro de Excelência do Café, em Machado. O controle e planejamento para a efetividade da administração pública foi o tema do evento voltado a todos os servidores da área.

Durante a manhã, foram ministradas oficinas específicas para aos diversos setores da administração. “Controle e avaliação da execução orçamentária e financeira” foi o tema da oficina sobre Orçamento e Financeiro. O setor de Licitações e Contratos discutiu “Compras compartilhadas e terceirização”. Nas áreas de Patrimônio e Almoxarifado e Transporte, foram abordados os temas “Planejamento das compras compartilhadas de materiais e gestão patrimonial” e “Redução de custos com a gestão de frotas”. Já área Contábil tratou da “Elaboração de notas explicativas dos demonstrativos contábeis”.

No período da tarde, os participantes assistiram a palestra “A Terceirização no serviço público, a Execução e Fiscalização de Contratos e a Responsabilização na Justiça do Trabalho”. O assunto foi apresentado pela procuradora federal, Vania Mendes Ramos da Silva. Além dos servidores do IFSULDEMINAS, estiveram presentes estudantes e servidores da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) e da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

O reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bragagnoli, participou da abertura e falou sobre a importância da capacitação in company, que acontece quando várias pessoas se reúnem em torno de um tema. Para o reitor, trata-se de um momento de reflexão, no qual é possível buscar soluções, métodos de aquisição de equipamentos e compras conjuntas, processos de licitações compartilhados, como o Regine Difereciado de Compras (RDC) que possibilitou ao IFSULDEMINAS conduzir a maior aquisição de usinas fotovoltaicas do país. "É no momento de crise, que buscamos alternativas para usar de modo eficiente o dinheiro do contribuinte”.

De acordo com o pró-reitor de Administração do IFSULDEMINAS, Honório José de Morais Neto, desde a sua criação, em 2008, o Instituto viveu uma fase de grande expansão na tentativa de atender a demanda educacional represada. Ele enfatizou que o 1º Encontro da Administração do IFSULDEMINAS aconteceu, exatamente, em um momento de contingenciamento de recursos, contudo permitiu o estreitamento das relações entre os servidores, que muitas vezes ficam esquecidas. "Percebemos que nossos desafios são idênticos, que as soluções podem e devem ser criadas em conjunto. Além disso, tivemos a oportunidade de traçar metas para solucionar e aprimorar as lacunas dos nossos processos. Agradeço a todos os participantes pelo comprometimento que tornou o nosso dia um sucesso". Honório ainda lembrou um provérbio africano “Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo".

Segundo o diretor-geral do Campus Machado, Carlos Henrique Rodrigues Reinato, o evento permitiu integrar as unidades, trocando experiências e conhecimentos sobre a área administrativa. “Há muitas experiências em outros campi que podem ser aproveitadas e comungadas com os demais. Isso melhora a eficiência no serviço público”.

A palavra dos participantes

Reginaldo de Oliveira, servidor do Campus Avançado de Três Corações, comentou que o primeiro ponto a ser destacado é o fato de que todos falavam a mesma língua, comunicando-se com o objetivo de padronizar os processos. O segundo ponto destacado por ele, foi a troca de experiências sobre as atividades de cada um, trazendo assim, problemas e soluções através da troca de experiências com os colegas.

Para o coordenador-geral de Administração do Campus Machado, Otávio Soares Paparidis, o principal legado é a integração das equipes dos campi e Reitoria. “Apesar das atividades serem praticamente iguais em todos os setores afins dos campi, algumas vezes não há comunicação e integração. Sendo assim, será muito válido estabelecer e manter contato para melhorá-las"

Elizângela Maria Costa Pimentel, coordenadora-geral de Contabilidade do IFSULDEMINAS, comentou que a oficina foi muito produtiva para o seu setor. O momento permitiu discutor sobre a reavaliação dos bens móveis e depreciação dos bens de exercícios anteriores a 2010, conforme exigências das Normas Brasileiras de Contabilidade NBC T 19.6. Um dos desafios apontados na oficina foi que, atualmente, o sistema SUAP não está apto a receber todos os lançamentos necessários para a reavaliação. "Foram reunidos os requisitos que o sistema deve possuir e levaremos aos responsáveis pelo SUAP para averiguar as possibilidades de adequação. Além da oficina ter sido muito produtiva, no período da tarde, a palestra abordou um tema muito esclarecedor para as nossas rotinas diárias."

Texto: Ascom/Reitoria com informações da Assessoria do Campus Machado
Fotos: IFSULDEMINAS