Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Notícias da PROAD > Capacitação contábil
Início do conteúdo da página

Capacitação contábil

IFSULDEMINAS promove capacitação para servidores do setor contábil dos campi e Reitoria

foto1Vinte servidores do setor contábil dos campi e Reitoria do IFSULDEMINAS participam nesta semana, entre os dias 15 e 17 de agosto, do curso sobre Retenção de Tributos pelos Órgãos e Entidades da Administração Pública, que acontece no Campus Machado, na sala de informática do CEAD. A atividade foi uma iniciativa da Pró-reitoria de Administração e da Diretoria de Gestão de Pessoas, por meio da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal e conta com 24h/aula.

Eliana Aparecida Hungaro, instrutora do curso, atua há 12 anos na Receita Federal como chefe do Serviço de Programação e Logística da Delegacia da receita. Na abertura da capacitação, ela foi recebida pelo pró-reitor de Administração (PROAD), Honório José de Morais Neto, que representou o reitor do Instituto, Marcelo Breganoli. Também esteve presente a coordenadora de desenvolvimento de pessoal, Regiane Cristina Magalhães, representando a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP). O pró-reitor destacou a importância da capacitação, agradeceu a direção do campus por ceder o local, desejou sucesso e um ótimo curso a todos. Regiane Magalhães agradeceu a servidora Eliana Hungaro por ter aceitado o convite e ressaltou a importância das ações in company, devido a contenção de recursos financeiros.

A palestrante explicou que ao longo dos trabalhos serão abordados tributos de imposto de renda, INSS, ISS, entre outros, de forma prática. “Vamos ampliar o horizonte dos participantes quanto às leis e as polêmicas existentes. A legislação é vasta e os detalhes e procedimentos são muitos. Isso exige uma responsabilidade muito grande dos servidores, pois prestam contas diretamente ao TCU e a Controladoria Geral da União, por lidarem com dinheiro público”. 

foto2

Para Alan Alexandro dos Reis, da coordenação de Administração e Finanças do Campus Poços de Caldas, “trabalhamos com notas fiscais de fornecedores e prestadores de serviço e temos que estar atentos quanto a retenção de impostos para o Governo Federal. Com um bom trabalho, fica tranquilo para qualquer forma de auditoria”. 

Já segundo a servidora Wanessa Tavares Campos Corsini, do Campus Machado, “é importante ter a noção exata do valor de imposto a ser retido dos nossos fornecedores para evitar problemas. A dificuldade é estar sempre atualizados. Se falharmos, por exemplo, podemos cobrar impostos atrasados, que vão gerar multas e processos que serão pagos, muitas vezes, pelo próprio servidor”, explica.

 

 

  

 

Texto e fotos: Ascom IFSULDEMINAS - Campus Machado
Revisão: Ascom/ IFSULDEMINAS - Reitoria
15/08/2016

Fim do conteúdo da página